CFAjax

Vale a pena conhecer e experimentar: CFAjax.


CFMX 7 Sandbox Security para ambientes compartilhados

Está disponível para download a revisão (para a versão ColdFusion MX 7) do meu tutorial de configuração de sandbox security visando maior proteção para ambientes compartilhados.

Segurança do ColdFusion MX 7 em ambiente compartilhado – disponível em Flash Paper e Adobe PDF.

A idéia é ir incorporando dicas (como esta aqui, entre muitas outras) para tornar o documento uma espécie de “how-to” de ColdFusion MX em ambientes compartilhados. Espero que seja útil, façam bom uso!


Spam via Terra

O servidor de e-mail do Terra recentemente entrou block list http://www.spamhaus.org/xbl/, o que significa que muitos dos e-mails enviados por este provedor, incluindo aí usuários e até mesmo empresas, eram confundidos com o mais puro spam. O Terra entrou em contato com os responsáveis pelo serviço e o servidor já foi removido da lista.

Não é nem necessária explicar como isso é ruim, não é? Aliás, se não me engano, outros provedores já foram momentaneamente bloqueados por listas desse tipo. E na tentavida de conter essa quantidade exacerbada e incontrolável de spam, cada vez mais e mais e-mails legítimos são confundidos com spam. E com cada vez mais serviços bloqueando e-mails, há cada vez mais serviços que verificam se o e-mail é válido.

Um deles, que conheci através do Alex Hubner, é o SPF – Sender Policy Framework, uma extensão do SMTP, que encara todo e-mail como spam, a não ser que prova o contrário, o inverso do ditado “inocente até que prove o contrário”.


Tecnologia ColdFusion completa 10 anos de existência

O ColdFusion Server completa 10 anos de existência no próximo dia 13 de Julho. A melhor maneira de se comemorar esta marca histórica (numa área de tanta volatilidade) é trabalhar. É o que farei, tal como venho fazendo há 6 anos. Poucas tecnologias web são a personificação do que julgo ser mais importante em nossa área: concretizar idéias, projetos e aplicativos. Com o ColdFusion temos uma excelente oportunidade de tirar do papel coisas que, sem ele, seriam bastante dificeis e levariam um bom tempo, inviabilizando-as. Como diria Elvis: little less conversation, a little more action. RAD para que te quero. 😉

A Macromedia está preparando uma série de eventos (incluindo online) para comemorar esta marca. Confira aqui.


Security Changes in ColdFusion MX 7

Excelente apresentação (via Breeze Live) de Sarge Sargent sobre mudanças em aspectos importantes para a segurança do ColdFusion MX 7. Sarge também repassa alguns conceitos importantes já existentes em versões anteriores à 7.

http://macromedia.breezecentral.com/p29094700/


Flex Styles

A Macromedia Consulting disponibilizou um “style explorer” para o Flex. Uma ferramenta bastante útil!

Flex Style Explorer

A propósito: algum leitor deste blog desenvolve aplicações em Flex? Seria interessante para comentar sobre o assunto e saber as experiências.


CPFValidate v1.2

Fiz uma pequena alteração na função CPFValidate. O problema, que foi alertado por Marcio Amorin, acontecia quando ambos os dígitos verificadores eram zero (-00) e ocorria um problema na divisão.

A nova versão corrige esse problema e está disponível aqui.


Governo e software livre

Já que o circo pegou fogo e este parece ser o assunto da semana por aqui, gostaria de dar um pouco mais de destaque à questão da adoção de software livre pelo governo brasileiro. Esta adoção tem sido feita de forma exageradamente (IMHO) forçada, na base do decreto. Isso não é recomendado, não é saudável e não é inteligente. E também não é aceito por qualquer pessoa de bom senso, seja defensora do SL ou não.

Quatro páginas de texto que dizem bastante sobre o que penso a respeito. Infelizmente preciso usar o texto de outra pessoa para me expressar neste caso específico. Como é notório numa “comunidade” (entre aspas em respeito aos que efetivamente fazem a comunidade) repleta de trolls e extremistas, a coisa virou pessoal e palco para xingamentos, achismos de cunho meramente pessoal e petardos absolutamente abstratos, sem sentido e sem propósito claro, levando à discussão para um rumo que não faz mais sentido.

Trata-se de uma extração de 4 páginas seguidas do excelente livro SOFTWARE LIVRE- POTENCIALIDADES E MODELOS DE NEGOCIO de Cezar Taurion (gerente de novos negócios na IBM), ed. Brasport.

. Em formato PDF (788Kb)
. Em formato HTML+imagens (400kb)
. Em formato PostScript (1Mb)

Uma análise clara do que um governo (qualquer que seja) pode fazer para emplacar o modelo de software livre (adequado em muitos casos, mas não em todos os casos) na esfera governamental ou nacional. Aliás, vale não só para o governo, mas para qualquer empresa e indivíduo que quiser deixar de lado o radicalismo e passar a trabalhar efetivamente em prol de algo.


Autores

Caros leitores,

Têm sido freqüente em comentários um autor sendo confundido com outro, e isso não é a primeira vez.

Independe de um autor concordar com a opinião de outro, mas é para deixar as coisas às claras.

Por favor, notem que este humilde blog não é de apenas um único autor, ok? São quatro colaboradores que escrevem neste blog, e o autor está negritado ao final de cada post.

Obrigado! 🙂


Questionamento

É notório e impressionante a quantidade de comentários no último post do Alex questionando o modo como vem sendo conduzida a filosofia e implantação de software livre no governo. Não é um número absoluto tão grande, mas nenhum outro post teve tantos comentários aqui no CFGigolô.

Comentando rapidamente sobre o assunto, sem dúvida impor o uso de software livre em instituições governamentais (como já abordado neste blog), é um absurdo. Imposição normalmente é algo muito ruim, independente se em termos tecnológicos ou não. Não questiona-se a qualidade do software livre, o que não faz o menor sentido, mas sim o modelo de adoção. Perfeitamente cabível (o questionamento).

Aliás, oposto a impor, questionar é algo interessante.

Leia o resto deste post »