Reunião do CFUG-SP, dia 26 de Outubro

Tiago Venegas mandou muito bem em sua apresentação sobre Flash Communication Server na reunião do dia 26 de Outubro. A reunião ocorreu nas dependências do Hotel Meliá da Haddock Lobo e contou com patrocínio da Digiweb, que também esteve presente ao evento. Alex Hubner, para variar, fez uma série de interrupções – sempre oportunas, é verdade – o que colaborou para enriquecer ainda mais a reunião.

Douglas Camargo está fazendo um excelente trabalho, e eu (Fabio Terracini) e o Alex estamos auxiliando-o, trabalhando juntos para fazer as reuniões do Macromedia CFUG-SP com um excelente nível de qualidade, com o sucesso que desejamos.

A reunião foi transmitida on-line, via Macromedia Breeze, para outros estados, inclusive para outros grupos. A apresentação foi gravada e pode ser vista aqui:

1ª parte, até o coffee break. Nessa primeira parte, o áudio inicia a partir de 00:02:30.
2ª parte, após o coffee break.

Também gostaríamos de agradecer ao Tiago Venegas, pela sua belíssima apresentação, e a Digiweb, pelo apoio.


Problemas com horário de verão e afins?

Frequentemente enfrentamos problemas com comportamentos malucos do CFMX ao lidar com datas e horas quando o famoso horário de verão está vigente, ou mesmo na proximidade deste, já que o nosso “gobierno” nunca inicia ou finaliza o dito cujo numa data certa, comum, igual e padronizada, para desespero dos administradores de sistema.

Pois eis que ontem me deparei com um post bastante interessante e útil de Pete Freitag sobre um bug que afeta o JVM 1.4.x e que faz com quê o dito cujo leia, em determinadas circunstâncias (depende da sua instalação de windows), o timezone errado do Windows. Por mais que você acerte o relógio, timezone, daylight saving, etc no tray do seu Windows, o JVM poderá lê-lo de outra maneira (numa entrada distinta do registry), ignorando completamente suas desesperadas mudanças.

Não deixe de conferir e se necessário usar o workaround que o Freitag propõe. Lembre-se apenas de que o bug foi corrigido no Java 1.5 (ou 5.0), porém o CFMX 6.1 ainda não é compatível com esta versão de JVM.


Megatrio vs. Macromedia: coincidência?

megatrio_macromedia.gif

corporate_logo_black_invertido.gif                   corporate_logo_black_1_.gif

De vez enquando temos estas bizarrices para postar… Que tal esta estranha coincidência de logotipos entre a Esquadrias Megatrio, onde eu estou cotando as janelas e portas da minha nova casa, e a Macromedia?

Eu tenho quase certeza de que o designer do logotipo deveria usar Freehand ou outro produto qualquer da Macromedia e se inspirou no logo da mesma. Mas pode ter sido coincidência também. Nunca se sabe!


O ColdFusion no mercado, no futuro e outros devaneios

Para quem não acompanha a lista CF-Brasil, recomendo a leitura de uma discussão de alto nível (que infelizmente estou sem tempo para participar) sobre o posicionamento do nosso querido ColdFusion no mercado frente a outras linguagens de programação para web. Se você é muito tímido para assinar a lista, pode dar uma espiada nos arquivos para ler o que o comunidade pensa a respeito para então, quem sabe, criar coragem para participar e contribuir. Já dizia o ditado: unidos, jamais seremos vencidos! 😉


ColdFusion MX + MySQL em UTF-8

Andy Jarrett reporta que conseguiu desenvolver uma apliação CFMX+MySQL totalmente em UTF-8. O MySQL até pouco tempo atrás não suportava UTF-8 (antes da versão 4.0). Vale a pena conferir: UTF-8, ColdFusion and MySQL, incluindo o excelente link sobre encoding em aplicações ColdFusion feito por Matt Robertson.


Última Chamada! Flash Communication Server – 26/10 – 19h00 – SP

A próxima reunião do Grupo de Usuários será sobre Flash Communication Server, o servidor de streaming da Macromedia. Vale a pena participar e conhecer esta poderosa tecnologia! As vagas são limitadas e estão se esgotando, daremos preferência para os primeiros que se inscreverem.

Clique aqui para ver os detalhes e fazer a sua inscrição.

cfug_coordenadores_ao_lado_banner.jpg Contamos com a sua presença!


Problemas de instalação do CFMX em Windows XP e 2003 parte II

UPDATE em 19/07/05: a Macromedia disponibilizou um technote sobre este assunto (específico para MX 7, mas também vale para o 6.1). Veja aqui.

Tenho visto muita gente com problemas para instalar o ColdFusion MX 6.1 e também o Updater 1 em Windows XP e Windows 2003, normalmente em versões em português. Mas eu mesmo tive um problema com o dito cujo em um Windows 2003 em inglês no mês passado, mostrando que não é um problema exclusivo de quem usa outro idioma no sistema operacional.

Os dois problemas mais comuns são (1) os envolvendo a mensagem de erro no processo de unpack do instalador, onde ele diz “Select another location to extract the instalator” e (2) outro que fecha o instalador sem mais nem menos após a escolha do idioma de instalação.

Para problema 2 último já existe um Technote que apresenta uma solução/workaround (solução que o Terracini já havia descoberto há algum tempo). Para o problema 1 ainda não há nenhum technote, mas eu consegui resolver o meu problema com o W2k3 e outras pessoas que participam da CF-Brasil me relataram sucesso usando a mesma abordagem, com alguns extras. Alguns passos podem parecer estúpidos, mas quando não há mais nada a fazer, vale a pena tentar…

Veja o que fazer:

1) Limpe todos os arquivos presentes nas pastas “TEMP” (tanto dentro do seu profile do Windows (exemplo: “Document and SettingsalexLocal SettingsTemp”) quanto em “WINNTtemp”;
2) Seja teimoso e limpe ainda mais quaisquer arquivos temporários usando o “DiskCleanup” do Windows;
3) Modifique a variável de ambiente do Windows TEMP e TMP para uma pasta qualquer que não possua espaços nos nomes de pastas (ex. C:winnttemp) – veja o technote ou então as explicações (em português) do Terracini;
4) Baixe novamente o arquivo de instalação ou updater do site da Macromedia solicitando que ele seja gravado (“save as”) no disco (download padrão) em uma pasta que não contém espaços (ex: C:temp) – (obrigado ao Eugênio Zimmer da Unisul por esta dica), ao invés de clicar em “run” direto do prompt de download do browser;
5) Instale uma versão mais recente do JRE para Windows (dê preferência à 1.4.2, disponível no site da Sun);
6) Reinicie o computador;
7) Em ambos os casos (instalação ou atualização), rode o instalador novamente. Deve funcionar.

Se nada disso der certo, confira os vários technotes disponíveis sobre problemas de instalação do ColdFusion MX no site da Macromedia, faça reza brava, ou tente alguma simpatia (eu não conheço nenhuma)…


Próxima reunião do CFUG-SP

A próxima reunião do CFUG-SP está marcada, e contará com uma apresentação de Flash Communication Server do Tiago Venegas, membro do Team Macromedia. Será realizada na terça-feira, dia 26 de Outubro, das 19:00 as 22:30 e contará com o patrocínio da Digiweb.

A idéia é transmitir essa palestra via Breeze Live para os outros usergroups do Brasil.

A reunião, que ocorrerá na Sala Volpi do Hotel Meliá Confort Paulista (próximo ao metrô Consolação, bem fácil de chegar), contará com os tradicionais comes e bebes, muita fofoca (antes, durante e depois) e sorteio de brindes e livros ao final.

Inscrição (gratuíta) e maiores informações na página do CFUG-SP.


Comunidades

As comunidades digitais – bem como sites com amigos dos amigos dos amigos – estão virando uma febre. O Orkut é um bom exemplo. Há algum tempo atrás, ouvi dizer que a onda era o Multiply.

Eis que hoje vejo que existe o Link, do Estadão. Ele é aberto, isto é, todos podem se cadastrar (sem essa de convites) e podem ver as informações dos participantes e das comunidades. E é em ColdFusion.


pegaData 1.1

Eu não creio que muitos utilizem a custom tag “pegaData“, originalmente postada pelo Alex no início deste ano. De qualquer modo, fiz algumas pequenas atualizações e achei interessante postar a dita cuja atualizada.

– Melhor suporte a várias chamadas à custom tag na mesma página – não mais duplica o código JavaScript;
– Calendário com formatação em CSS, mais leve e fácil de alterar;
– Melhorias visuais;
– Otimizações gerais de código.

Feedbacks, claro, são sempre bem-vindos.

Faça o download aqui ou na página da custom tag.