ColdFusion Coding Guidelines

Assim que eu publiquei o Adobe Flex Coding Guidelines no blog da DClick, eu lembrei de um documento que eu fiz há bastante tempo com algumas guidelines e convenções para programação ColdFusion.

O documento é do início de 2005 e está um pouco desatualizado. Hoje eu certamente o escreveria de forma diferente (mais parecido com o do Flex por exemplo) e mudaria alguns conceitos (como os prefixos nos nomes das variáveis).

Eu publiquei na lista CF-Brasil com o intuito da comunidade evoluir este documento (já que eu não estou envolvido diretamente com programação ColdFusion no momento). Interessados em colaborar participem na lista de ColdFusion.

Download: Adobe ColdFusion Coding Guidelines


Ben Forta no Brasil!

Foi difícil controlar a vontade de contar antes, mas agora é oficial. Ben Forta virá para São Paulo no final do mês… (e faltam apenas 20 dias!). O evento será dia 28/02. Forta vai fazer uma apresentação especial sobre a nova versão do ColdFusion (codinome Scorpio) e as possibilidade de integração com o Adobe Flex. O cerne da apresentação será basicamente: ColdFusion como back-end, Flex como front-end.

O evento tem vagas limitadas (apenas 80 lugares) e contará com alguns requintes tais como tradução simultânea (para aqueles que, como eu, acham o inglês do Forta difícil) e cofee-break. Adicionalmente será numa região bem central de São Paulo, num hotel, muito mais acessível do que da última vez (em 2003).

A iniciativa da vinda do Ben Forta é da Adobe Brasil, na pessoa da simpática e competente gerente de marketing Gabriela (a quem agradeço imensamente pelo esforço e profissionalismo), à BRQ, que tem apoiado cada vez mais iniciativas da comunidade e em prol dos fantásticos produtos da Adobe, e também do AUG-SP, na minha simpática (nem tanto) pessoa, Terracini e Douglas Camargo.

A agenda do Ben Forta está bem apertada, e estão programadas algumas visitas a clientes importantes da Adobe (especialmente os que usam CF e Flex) aqui em São Paulo e também em Brasília. Ele também vai palestrar num evento sobre Web 2.0 (1a Conferência Web 2.0) no período da manhã. Depois segue para o nosso encontro (tenho um pequeno feeling de que falar de CF+Flex é muito mais interessante do que falar sobre Web 2.0… mas lembrem-se, essa é opinião meramente pessoal! ;-).

Marque na agenda, não preciso dizer que é imperdível!

DATA: 28/02/2007 (quarta-feira)
HORÁRIO: 14h30 as 17h30
LOCAL: Hotel Mercure (link)
ENDEREÇO: Rua São Carlos do Pinhal, 87 – Bela Vista – São Paulo (link)
INSCRIÇÕES: clique aqui (vagas limitadas!)

Dica: o Hotel é bem próximo a Av. Paulista. Não confunda este Mercure com aquele do Ibirapuera (23 de Maio-Tutóia)! Certifique-se de ver o mapa e as indicações de como chegar. É bem fácil. Muita gente perguntou se haverá transmissão da palestra via Adobe Connect (antigo Breeze). Não, não teremos a transmissão, por isso trate de aparecer! 😉

Você pode ver uma versão do convite em PDF aqui.

Esta será a última atividade do AUG-SP em 2006/2007, uma vez que Terracini, Douglas e eu resolvemos suspender as atividades do grupo por tempo indeterminado, especialmente por incompatibilidades de agendas (chique non?) e conseqüente dedicação ao grupo de forma a imprimir o já conhecido padrão de qualidade e profissionalismo. Será um fechamento das atividades com chave de ouro. Por isso mesmo preparamos algumas surpresas como brindes e sorteios de softwares. 😉

Ajudem a divulgar o evento. Link para informações aqui no CFGIGOLÔ ou no site do AUG-SP. Obrigado!


Web 2.0 em vídeo

Interessante vídeo sobre a Web 2.0. Vale a pena conferir! O vídeo é curto, tem 5 minutos e apresenta como a web evoluiu junto com a participação dos usuários.


Adobe e a divulgação do ColdFusion

Na lista CFBrasil o assunto vai e volta com freqüência. Quais são as ações que a Adobe deveria tomar para tornar o ColdFusion uma tecnologia mais conhecida? São vários os meandros dessa discussão, mas é interessante ver que ela não se restringe ao Brasil. Muito do sentimento “falta alguma coisa” também é visto nos EUA.

ColdFusion: How Misconceptions Continue to Plague It


ColdFusion no Digg.com

A notícia de que o enginee CFML Smith teria seu fonte aberto (o que ainda não aconteceu, foi apenas anunciado, importante dizer) recebeu destaque no Digg.com, sendo um dos artigos de destaque na homepage de tecnologia desde ontem. A notícia em si não é novidade para quem acompanha a blogsfera, a novidade está na reação dos leitores, na forma de comentários. Tem sido uma reação bastante positiva, não apenas ao ao fato de existir mais uma alternativa aberta e gratuíta para o mercado, mas uma reação positiva com relação ao ColdFusion como um todo (independente do fabricante).

É sempre interessante acompanhar como o ColdFusion se sai na arena pública, frequentada por pessoas que programam e desenvolvem em outras linguagens. A recepção quase sempre foi muito ruim, especialmente por parte dos zealots do mundo opensource PHP e vários sabores de Java e também da Microsoft (ASP e .NET) que não vêem (ou viam) o ColdFusion como um player importante. Isso talvez esteja mudando.

Veja os comentários no Digg: Open source ColdFusion Server


Pelos velhos tempos…

Filme do batimá. Fazia muito tempo que não via. Me borrei como das primeiras vezes. Me chame de tosco, de bobo, mas eu fui um daqueles que decorou algumas falas do filme e usava-as no cotidiano, com amigos e familiares. Uuuuuhhhh aaaaaaa….. vô co* a tia do batimá!…. uuuuu agora memo!…


Enviando mensagem 2 de 2…

Eu não participei do beta do Office 2007, apenas comprei-o depois de supostamente ele estar “pronto”, porém fico impressionado pela existência de um bug estúpido no Outlook. Ao enviar uma (ou várias mensagens) de e-mail (mensagens que estão na caixa de saída) usando o botão “enviar e receber”, imediatamente após o início do envio, o Outlook substitui a informação do número de mensagens no rodapé (“enviando X de X mensagens”) por uma que sempre mostra o número de contas de e-mail que participam do processo de enviar e receber. Por exemplpo, se você está enviando apenas UMA mensagem, mas o seu Outlook está configurado com 4 contas de e-mail (particular, do trabalho, etc), a barra de status vai te mostrar rapidamente “Enviando mensagem 1 de 1” e na seqüência vai te mostrar “enviando mensagem 4 de 4” (troque pelo número de contas que você tem configurado no Outlook) e variações malucas de 3 e 4, 2 e 4, 1 e 4 (dependendo do progresso de checagem POP/SMTP de cada conta, e não mensagem como ele diz).

O produto é bom, mas tem umas coisas que me deixam com raiva… É um detalhe besta, estúpido, mas que toda hora me desvia atenção e me faz pensar por breves momentos “pô, porque ficaram tantas mensagens acumuladas até agora?” ou variações: “será que eu respondi mais de uma vez a mesma coisa?”. Haja!


Agregando valor

dilbert2007073307202.gif

Tenho certeza de que você já viu esse filme antes, com lideranças diferentes e as vezes o seu próprio cliente.


Dica: instalando o Photoshop CS2 no Windows Vista

Adotar um sistema operacional antes da hora (e no caso da Microsoft significa adotá-lo antes do primeiro service pack) tem dessas coisas. Não conseguia instalar o Photoshop CS2 no Vista de jeito nenhum, apesar de ele estar listado como “compatível” em listas não oficiais de compatibilidade. Depois de fornecer o serial e escolher a pasta de instalação padrão (C:Program FilesAdobePhotoshop CS2), o instalador retornava a seguinte mensagem: “The folder you have selected is invalid. Please select another folder to install %s”. Ao informar uma outra pasta de instalação, fora da “C:Program Files”, o instalador prosseguia sem problemas. Então matei a charada: é o sistema de proteção do Vista bloqueando a criação e cópia de arquivos pelo instalador na pasta de programas.

Para contornar essa situação bastaria configurar o nível de privilégio do arquivo de setup para rodá-lo como Administrador, o problema é que o arquivo de setup do Photoshop é do tipo Windows Installer (.msi), que não oferece a possibilidade de aumentar o privilégio (pelo menos não que eu saiba).

A saída então foi criar manualmente a pasta “C:Program FilesAdobePhotoshop CS2”, dar privilégios de controle total para o meu usuário e lascar a instalação, que correu sem problemas. Mas ao rodar o programa, sou informado de que não tenho privilégios suficientes. Neste caso basta alterar o programa para rodar como Administrador. Tudo funcionando bem agora.

Reclamavam que o Windows era inseguro, agora que ele é mais seguro, vão reclamar também… 😉


Pirataria no Brasil

Hoje vi uma reportagem no Jornal Nacional sobre a pirataria no Brasil. Luiz Paulo Barreto, secretário-executivo do Ministério da Justiça, afirmou que “R$ 30 bilhões por ano deixam de ser arrecadados em impostos em razão da pirataria”.

Será que se os impostos dos produtos fossem mais baixos (e mais justos) haveria menos pirataria no país e mais produtos originais fossem adquiridos em lojas normais? Assim, teoricamente seria possível até aumentar a receita com impostos. Se o imposto é menor, o produto é mais barato, mais pessoas compram, mais imposto é pago.

Será que esses 30 bilhões arrecadados seriam desviados, dividido entre políticos, utilizado para comprar votos, ou outra barbárie que eu não citei? Para algo produtivo que não seria utilizado, certamente.

E mais, segundo a pesquisa feito pela Federação do Comércio do Rio, 93% dos consumidores adquirem produtos piratas devido ao baixo preço.

Será que isso não é um indicativo de que a população não tem dinheiro suficiente para comprar produtos originais e prefere gastá-lo com produtos de necessidade primária, como saúde e alimentação já que o governo não fornece isso para o cidadão? Será que isso não se torna evidente, já que eles concluiram que a pirataria é a forma de subsistência de muitos cidadãos?

Isso é cíclico! Eu fico espantando com a forma como o Jornal Nacional simplifica de tal modo a apontar a pirataria como uma culpa pela falta de emprego, ao invés de apontá-la como uma conseqüência do andar da economia.

Parafraseando o início da reportagem, o estupro do dinheiro do cidadão, no Brasil, está produzindo um efeito que a maioria do políticos não percebe. Mas que é registrada na economia do país.

Será que o governo não é muito cara-de-pau não? Em relação à política nacional, eu sou brasileiro e me envergonho muito!