O CFGIGOLÔ agradece a sua leitura, tenha uma boa noite, senhôr…

Um dos meus blogs não técnicos preferidos é o blog do Cris Dias, que aliás é um “CFer” de responsa. Leio-o diariamente e me divirto bastante com os posts ácidos e engraçados, no melhor estilo “Eu mereço” e “Coisas que me tiram do sério“. Devo dizer que este foi um final de semana daqueles típicos para ser blogado numa destas seções do blog do Cris. O vilão? NET Vírtua.

O serviço é muito bom, quando funciona… A conexão até que é honesta e se mantém rápida em todos os momentos, gosto do fato do Vírtua ser DSL (mesma velocidade upload e download). O problema, como já disse, é quando o serviço cai. Ahhh… quando cai. É para sentar e chorar. Eu não tenho certeza, mas acredito que a infraestrutura de cabos da NET é tosquíssima, só serve para enviar sinal de TV mesmo. Me lembro de ter ouvido falar que a Globo comprou maquinário de segunda mão, literalmente restos do que foi usado na década de 80 nos EUA. Até aí também nenhum problema, desde que você não seja enganado por atendentes desqualificados como eu fui neste final de semana.

Nessa sexta-feira, de tarde, o danado saiu do ar. É engraçado porque depois de um tempo você já sabe (pelas luzes do cable modem) se o pau é sério ou não. Era dos sérios. Durante a semana, os “paus sérios” demoram 24 horas para serem resolvidos, porém dessa vez a coisa me tirou do sério. Disseram que o problema estava no meu prédio e que uma equipe técnica já estava no local realizando os reparos e que a conexão voltaria as 18h00. Bem, a meia-noite nada do serviço voltar e o meu zelador me confirma o óbvio: não veio ninguém. Vou dormir emburrado. Sábado, 12h00: “senhor, constatamos um problema em seu prédio senhor. Uma equipe vai estar podendo estar fazendo (eles são os reis do gerúndio…) a manutenção até as 18h00…. peço para o senhor estar aguardando até este horário.”. Bem, nessa hora concluí o óbvio: esses caras não vão mandar uma equipe de conserto só porque UM prédio está com problema… Dito e feito. No sábado mais uma “previsão de retorno” e “mais uma equipe técnica poderia “estar podendo verificar” o que ocorria no meu prédio…. No domingo, idem e até agora a conexão continua fora do ar… Caramba! Custa dizer: “senhor, não podemos estar dizendo isso, mas a verdade é que não vamos poder estar mandando uma equipe de atendimento para o seu prédio no final de semana… Vomos estar abrindo um chamado técnico para visita. Enquanto isso se eu fosse você estaria descansando, estaria podendo cancelar suas obrigações de final de semana e estaria podendo esperar o retorno do “sistema” só para a segunda-feira de noite…”.

Não gosto nem um pouco da Telefônica (telefoníca), por isso peço sugestões de serviço que vão além do famigerado Speedy e do Vírtua. Moro na conhecida “Vila do Silício” (Vila Olímpia), tenho fibra óptica passando na frente de casa e visada para qualquer POP de microondas, mas mesmo assim “disponível apenas para edifícios comerciais, senhor”…


Autopatcher

Ao que parece, inspirado no “Super pacotão Tabajara-CFGIGOLÔ de hotfixes para CFMX 6.1“… descobri um ótimo (e gratuíto) programa que junta numa aplicação/instalação só todas as correções da Microsoft (ouch… são tantas!) para os Windows XP, 2000 e 2003 pós os respectivos últimos service packs. O software inclui alguns add-ons que vão além da simples correção de furos de segurança, há também os famigerados (e as vezes muito bons) powertoys e outros pequenos aplicativos. Perfeito para aquela reinstalação de sistema e/ou suporte de várias máquinas na empresa:

Autopatcher.com

IMPORTANTE: apenas para Windows em inglês!


TI etc

Não deixem de conferir o ótimo blog de Marco Antonio Gonçalves, membro da diretoria do CFUG-Rio e um dos poucos brasileiros presentes à MAX 2003 em Salt Lake City. Leitura recomendada e já adicionada ao agregador do CFUG-SP.

TI etc, tudo (ou pelo menos alguma coisa) sobre tecnologias Internet, soluções Macromedia e temas correlatos.

Bem vindo ao mundo maravilhoso (e viciante) dos blogs Marco!


Source code do Windows 2000.

“Microsoft is investigating how a file containing some protected source code to Windows 2000 was posted to several underground sites and chat rooms.

A spokesman said late Thursday that incomplete portions of Windows 2000 and Windows NT were illegally posted to the Internet.”

ZDNet

“On Thursday, Microsoft became aware that portions of the Microsoft Windows 2000 and Windows NT 4.0 source code were illegally made available on the Internet. It’s illegal for third parties to post Microsoft source code, and we take such activity very seriously.”

Microsoft


CFFILE e Vicente Marçal

Por falar em artigos, vale conferir na edição deste mês da revista WWW um artigo do Vicente Marçal sobre o uso da tag CFFILE para upload de arquivos. O artigo está muito bem escrito, incluindo exemplos e código fonte, e é destinado ao público iniciante em CFML. O artigo do Vicente serve de estímulo para que vejamos mais reportagens/artigos do tipo em publicações especializadas. O ColdFusion ainda tem uma penetração de mercado muito pequena em comparação a outras tecnologias. Artigos como este vêm mudando isso gradativamente. Parabéns Vicente!


2004 é o ano do Linux

Eu sempre fui um pouco cético com relação ao sucesso do Linux, especialmente em desktops, porém devo dizer que este ceticismo tem ficado abalado nos últimos tempos, principalmente quando profissionais (e empresas) de gabarito defendem o sistema, além de mostrar dados que comprovam que o pingüim veio, de fato, para ficar.

Endossando a lista dos profissionais que aos poucos tem me mostrado por A+B que o Linux é a bola da vez, está Douglas Camargo Leal, CTO da Synex, uma integradora que usa Linux (com ColdFusion) fortemente em suas operações. Não deixe de confirir a coluna “caro usuário”, escrita pelo Douglas na revista “Informática Hoje” do mês passado (disponível em Flash Paper):

http://dcl.sites.uol.com.br/


E velhas histórias se repetem…

Google versus Microsoft, interessante artigo do NYT. Dejavu!

Vai começar a guerra das pesquisas na Web