1o Censo Nacional de ColdFusion

Como iniciativa do CFUGBR depois de discussões na lista CF-Brasil, foi lançado hoje o 1o Censo Nacional de ColdFusion, que pretende traçar o perfil do programador CF brasileiro.

Sua participação é importantíssima e não leva mais que 2 minutos (são apenas 20 perguntas de escolha – não precisa digitar nada – além de seu e-mail.

1o Censo Nacional de ColdFusion


Primeira reunião do CFUGBR

Muito boa a palestra dada pelo Marco Martins sobre o mercado de trabalho de ColdFusion no Brasil e os objetivos do CFUGBR. Quem não pode comparecer/assistir (como eu), recomendo que assistam a gravação:

http://adobechats.adobe.acrobat.com/p18756518/

Adicionalmente (primeira apresentação), o Tofinha fala sobre a interação de Flex com CF, também recomendada.


ColdFusion no OWASP

Open Web Application Security Project (OWASP) é um projeto sobre segurança de aplicativos web, e há muito informação por lá. Acho que um dos documentos mais conhecidos do projeto é o “Top Ten”, com as vunerabilidades mais comuns nos aplicativos web. Hoje o site é um wiki e há muita informação disponível também sobre o ColdFusion. Vale a pena dar uma navegada por lá e conhecer o acervo.

Se você se interessa pelo assunto, envolva-se com o projeto no Brasil.


Coitada da RedBull…

Você é programador ou leva um estilo de vida em que dormir é sinônimo de perda de tempo? Então você deve ler este post no blog do Silvio Meira: vivendo em tempo integral [?] e a interessantíssima reportagem que ele linka.

Em breve (ou já estariamos vivendo isso?) será possível burlar de forma “saudável” a privação de sono e manter a vígilia com níveis de atividade cerebral e física elevados por longos períodos.

Eu ainda prefiro encostar a cabeça no travesseiro e dormir. Confeso que venho dormindo cada vez menos (tenho frequentes insônias, desde os 25 anos de idade), mas não acho uma boa idéia contrariar milhões de anos de evolução. Existem certas coisas que talvez não possam ser mudadas num intervalo tão pequeno (por mais adaptável que o ser humano seja). Só o tempo dirá. Enquanto isso eu gostaria de experimentar uma destas jornadas de 60 horas non-stop (e sem queda no rendimento). Mas só para experimentar… 😉


Windows no PC para Todos?

“As estatísticas mostram que 73% de quem compra PC para Todos troca Linux pelo Windows em algumas semanas. E quase metade, 47%, por Windows pirata.

(…)

A brecha foi a exclusão do Windows e de software proprietário em geral do programa. Por que, caso se enquadrasse no teto do custo do PC para Todos, o Windows deveria ficar de fora? Eu não vejo razão. Acho que as pessoas, e não o Estado, devem decidir que sistema operacional devem usar. E se elas preferem Windows, por que devem ser excluídas de financiamento de PCs dos bancos oficiais?”

Veja o artigo completa no Blog da Sandra Carvalho


Artigo sobre o Flex na revista MundoJava

mundojava20.jpg

Na revista MundoJava desse bimestre (nov/dez, 20ª ed) foi publicado um artigo sobre Flex 2 que eu e o Rafael (DClick) escrevemos! É o artigo da capa da revista!

O objetivo é mostrar para os programadores Java a tecnologia Flex, como ela funciona e os problemas que ela resolve. É uma ótima exposição para a tecnologia e tenho certeza que dará um bom resultado!


Como escolher um hosting de CF

Artigo curto listando as principais características que você deve observar ao contratar um provedor de hospedagem ColdFusion. Obviamente é uma realidade americana, que não reflete (de longe) a nossa realidade de pouquíssimas escolhas e opções. Ainda sim é interessante de se ler:

How to select a ColdFusion hosting provider


Mensagem falsa na Flex-Brasil

No início dessa semana postaram um anúncio de emprego na lista Flex-Brasil sob o nome da Cynergy Systems, que é uma empresa que entre outras coisas desenvolve aplicativos com o Flex. É uma empresa relativamente bem conhecida no “mundo” dos desenvolvedores Flex.

Eu achei a mensagem um tanto quanto surpreendente, pois a vinda de uma empresa como essa, e ainda mais com cinco contratações em um mercado limitado de profissionais, não apenas agitaria o mercado como também a comunidade.

Mas comecei a perceber algumas coisas estranhas, como o envio da mensagem por uma conta do GMail, enviada em um domingo, sobrenome fora do comum e ainda o modo como estava escrito. Entrei em contato com um conhecido da Cynergy Systems e pedi para ele me confirmar se aquilo era realmente verdade.

É claro que não era.

Avisei a todos da lista e o moderador deletou a mensagem original, mas ainda é possível ver nas mensagens subsequentes. Curiosamente a mensagem não aparece corretamente no MailArchive.

Ou seja… possivelmente foi alguém da própria lista, enviando uma mensagem falsa, tentando fazer uma sacanagem ou obter uma lista de desenvolvedores. Por que será que isso não me espanta?


Sysinternals

Sysinternals era uma pequena empresa que fornecia um conjunto de ferramentas para ajustes finos e que forneciam informações do funcionamento do Windows. Em julho desse ano a Microsoft comprou essa empresa, e o endereço do site mudou. Sugiro dar uma olhada nas ferramentas que eles (agora a Microsoft) oferece. Algumas delas já me ajudaram um bocado.


Pesquisa sobre a documentação do Flex

Por essa eu não esperava.. A Adobe está fazendo uma pesquisa sobre a documentação do Flex e como ela pode melhorar a documentação e os exemplos. Vale a pena usar algus minutos para preencher o questionário.

PS: Depois não venham dizer que a Adobe não escuta, que a documentação isso, etc..