Windows 2000 SP4

Saiu o Service Pack 4 para Windows 2000

http://www.microsoft.com/Windows2000/downloads/servicepacks/sp4/download.asp.

Instalação sem problemas por aqui.


iSeminar

Fabio Terracini e eu falamos rapidamente sobre ColdFusion e CFUG-SP no iSeminar – São Paulo, que rolou hoje no auditório da FAAP. Fazendo uma sincera auto-avaliação da nossa apresentação, creio que teria ficado melhor não fosse o bendito do nervosismo e as escorregadas no discuro… Coisa normal para quem não está habituado aos holofotes. Tanto eu quanto o Fabio não temos costume de falar em público, ainda mais para uma platéia relativamente grande. Mas apesar disso, creio que a platéia pode aproveitar a apresentação (ao menos os slides!! :o), que disponibilizo para download aqui.

ColdFusion Server & CFUG-SP

De uma coisa a platéia não pode reclamar: o evento estava muito bem organizado e num local bastante agradável e adequado tecnicamente falando. Nós, do CFUG-SP, fizemos um “mini-quiz” de CFML e o vencedor levou para casa uma licença do Studio MX, um oferecimento do Macromedia UserGroups Program especialmente para este evento.

A AfterWeb como sempre, nos deu um super apoio, cedendo (mais uma vez) um espaço que custa caro, para que pudéssemos divulgar o trabalho do CFUG-SP. Obrigado Edu e Vicente!! Sou eternamente grato à força e alegria de vocês.


Spectra OpenSource

Notícia fresca pescada no Daemonite:

A Macromedia anunciou que o Spectra, um poderoso, mas já antigo (?) – o ponto de interrogação é para dizer: isso é controverso! – CMS (Content Managment System), será licenciado de forma aberta, com uma licença pública, a Macromedia Spectra Software Licence, que é baseada na Apache Software Foundation license. O Spectra poderá ser baixado e modificado livremente na MM.com. Parece que houve uma verdadeira derrocada para o modelo de licença aberta nos principais players de CMSs, na plataforma ColdFusion inclusive, nos últimos tempos. Será que os dois eventos (o último foi o FarCry, aliás, feito pela Deamon, veja um posto a respeito no Blog do Frutig) não estão relacionados?…

Em tempo: a Macromedia anunciou a “aposentadoria” do Spectra no ano passado, mais ou menos concomitante ao anúncio do CFMX. Depois disso disponibilizou-o como um “comunity source project” e agora como open-source. Ótima notícia para mim! E para você?

Clique no link abaixo (Continue reading…) para ler a mensagem do Tim Buntel, product manager da MM, sobre o assunto, incluindo um mini FAQ sobre esta novidade.

Leia o resto deste post »


Ben Forta “blogado”

O papa do ColdFusion, Ben Forta, finalmente colocou no ar o seu blog sobre ColdFusion. Sem dúvida alguma mais uma leitura recomendada, nas muitas existentes…

Falem bem ou mau, os blogs estão aí, e parece que não é de passagem, como alguns disseram. Já não podemos vê-los como só mais uma “moda”. A coisa está, de certa maneira, transformando a maneira que temos acesso à informação na web. Passei a ler, além de alguns noticiários especializados, os muitos blogs. E dá-lhe despejo de conteúdo… Alguns bons outros “mais ou menos”… Eu particularmente abomino os chamados “blogs pessoais”. Isso é coisa de gente egocêntrica e sem nada mais interessante para falar a não ser de si mesmo. Mas como sempre: o importante é saber filtrar. Por isso mesmo não duvido muito que o Google deve disponibilizar um buscador exclusivo para conteúdo de blogs em breve.

http://www.forta.com/blog

Em tempo: ouvi “rumores” de que um certo Jonas Galvez estaria publicando o seu blog por estes dias… Jonas, vai ficar fazendo segredo por muito tempo?? :o)


Blog sobre internacionalização no CFMX

Paul Hastings, colocou ontem no ar o seu blog sobre Internacionalização no CFMX. O blog tem dois dias de vida e já está cheio de posts. Espero que continue assim, afinal de contas Paul Hastings (que é geólogo) é uma das pessoas que mais conhecem questões envolvendo locales e internacionalização de aplicações web, principalmente ColdFusion. Vale a pena conferir:

Globalizing ColdFusionMX


CFMX Java Verified!

A Macromedia anunciou hoje que o ColdFusion MX Server recebeu o status de “Java Verified” pela Sun Microsystems. Isso significa que o CFMX é agora é reconhecido como uma aplicação Java Enterprise (J2EE) em conformidade com os rígidos padrões esbelecidos pela Sun, principalmente no quesito “Write Once, Run Anywhere”, grande trunfo das aplicações Java. Outros produtos Java de renome e qualidade levam este status, não poderia ser diferente com o CFMX. :o)

Macromedia Coldfusion MX now “Java Verified” for portability across J2EE Application Servers

Veja também:

http://java.sun.com/j2ee/verified/thirdparty.html


Os bastidores da Internet no Brasil

Terminei de ler hoje o livro “Os Bastidores da Internet no Brasil“. Foi um daqueles livros de leitura fulminante, que você pega e só larga quando acaba. Pausa somente para um café, uma ida até a sacada ver o tempo e uma checada nos e-mails. Com um texto jovem e feito por um brasileiro, aborda o período “áureo” que correspondem aos últimos 8-9 anos de Internet brasileira. Fala de histórias que os mais antigos já estão carecas de saber (mas adoram recordar) e do que está por vir na visão das pessoas que ficaram famosas e fizeram parte do ti-ti da web brasileira. Nomes como Mandic, Wettreich, Guanaes, Túlio Costa entre outros dão relatos no livro, que é uma narrativa bem amarrada e gostosa de se ler. Deslizando os olhos sobre as histórias, me vi numa viagem no tempo, recordando fatos, sites e acontecimentos que hoje parecem muito distantes e esquecidos. Você se lembra de qual foi o seu primeiro provedor de acesso à Internet? Qual o primeiro browser que usou? Qual o primeiro e-mail? Estas e muitas outras lembranças vêm à tona, para aqueles, que como eu, começaram (ou já estavam navegando há tempos) usando o Netscape 2.0.2, que vinha em dois disquetes na assinatura do UOL. Guardo como relíquea aqui em casa…

Veja a resenha do livro:

“‘Os Bastidores da Internet no Brasil’ é o primeiro livro publicado no mercado editorial brasileiro a contar a história da Internet sob o ponto de vista comercial – ou seja, não o advento da rede mundial de computadores como tecnologia, mas sim como agente transformadora das relações sociais e econômicas do nosso tempo. Trata-se de um livro de negócios, um registro analítico, detalhado e cronológico da Web brasileira, que revela os bastidores das empresas, das idéias, das negociações, dos acordos e das pessoas responsáveis pela explosão da rede no país.”

R$ 35,00 + R$ 4,00 (entrega) na Livraria Cultura com entrega no mesmo dia para São Paulo.

Leitura mais do que recomendada!


iSeminar São Paulo

A Macromedia e parceiros oficiais, estão promovendo no Brasil diversos seminários. O iseminar é o maior evento de tecnologia em Brasília e se bobear um dos maiores no País. Tive o prazer de palestrar no último (chamado WebSeminar), ocorrido no fim do ano passado e pude conferir a qualidade de todas as palestras e eventos, realmente imperdível. Em sua primeira edição de ambito nacional, nas cidades de Rio de Janeiro, Brasília, Recife, São Paulo e Salvador, são esperadas mais de 2.000 pessoas. Não perca tempo e registre a sua participação pois as vagas já estão se esgotando!

Os participantes do evento poderão conhecer os recursos avançados dos produtos Macromedia, como o Dremweaver MX, Flash MX, FireworksMX, ColdFusion MX, Breeze, voltados para a criação de poderosas aplicações para Internet, que proporcionam aos usuários experiências mais intuitivas e eficazes em múltiplas plataformas e dispositivos. Durante os seminários, os especialistas da Macromedia vão mostrar a funcionalidade dos produtos e a aplicação prática de seus recursos, através de cases de empresas que estão utilizando estas novas tecnologias.

No evento em São Paulo, dia 26/06 (uma quinta-feira), falarei rapidamente sobre os principais motivos de o ColdFusion MX ser a solução mais adequada para desenvolvimento web de resultados rápidos (RAD) e também sobre a missão do grupo de usuários de ColdFusion em São Paulo, o CFUG-SP. Na ocasião, sortearemos uma licença de Studio MX para os desenvolvedores ColdFusion que estiverem presentes e souberem responder uma simples questão envolvendo CFML. Portanto, se você é desenvolvedor ColdFusion, iniciante ou expert, não perca essa! Quem sabe você não volta pra casa com uma licença de Studio MX?

Maiores informações e inscrições no site do evento:

http://www.iseminar.com.br


Rumores, rumores…

Há uns três dias tenho visto aqui e acolá, alguns rumores que dizem respeito à separação das versões atuais do ColdFusion MX. Matt Liotta, uma das pessoas mais controversas da comunidade de desenvolvedores ColdFusion, fez alguns comentários sobre o assunto em seu blog recentemente. Comentários semelhantes também foram feitos no blog ArcIMS. Em linhas gerais o boato se resume ao seguinte: a Macromedia estaria descontinuando as versões Professional e Enterprise do ColdFusion, bem como a do JRun Server e focando seus esforços num único produto: o ColdFusion for J2EE.

Eu pessoalmente não acredito que a MM iria descontinuar um produto que tem grande “apelo popular” como o ColdFusion “stand-alone”, que é, digamos, “auto-suficiente” pois a instalação do produto é feita de cabo-a-rabo, sem dependência de nenhum recurso externo, exceto o servidor web (IIS, Apache, etc). O ColdFusion for J2EE, para aqueles que usam ou puderam brincar com ele, é relativamente mais complicado de se manusear e gerenciar pois está intimamente ligado ao servidor J2EE usado em questão, que nem sempre é o bom, velho e fácil JRun, que turbina os CFMX Servers “stand-alone” de hoje. Dessa maneira um background em Java, principalmente no gerenciamento de servidores J2EE tais como o Websphere e Tomcat, se faz necessário.

Quem sabe com um installer “idiot-proof”? Eu não sei, continuo achando que essa é mais um daqueles boatos que esporadicamente aparecem. Lembram-se daquela história de Microsoft comprar a Macromedia? Pois é… deu com os burros n’água.

Não deixem de conferir os comentários do pessoal da Macromedia no blog do Matt… (alguns são hilários).


RedSky, o novo CFMX

A Macromedia disponibilizou hoje, publicamente, uma apresentação sobre algumas das novas características presentes ColdFusion Server MX “RedSky”. O RedSky será um upgrade do CFMX (mais ou menos como o upgrade do ColdFusion 4.5 para o 4.5.1 – que trouxe, na época, grandes mudanças e melhorias).

Este será um upgrade gratuíto para proprietários de licenças do CFMX. Tive acesso à versão Alpha e Beta e posso dizer que o status de “alpha” ou “beta” é injusto pois o produto se mostrou MUITO estável, sem falar na melhoria incrível na velocidade de compilação dos scrips CFML, encorajando-me, inclusive, a usá-lo em um ambiente de produção sem problemas até agora. Para os que amavam o CF5, o novo compilador chega a ser mais rápido que o código interpretado do CF5, reproduzinho o resutaldo instantaneamente, sem aquele tempinho de primeiro compilamento, perfeito para desenvolvimento.

Tive o prazer de comprovar muitas das melhorias propostas e atingidas com esta nova versão que, sem dúvida alguma, será um grande avanço de um grande produto, mas saibam que as novidades e melhorias não param por aí! A apresentação (usando o MM Breeze) existe um link para que você possa se candidatar para participar do programa beta (creio que o Release Candidate 1 está para sair em breve, e será mais abrangente).

Confira:

http://www.macromedia.com/software/coldfusion/presentation/redsky

Vida longa ao CFML!