Adobe ColdFusion gratuíto para uso acadêmico

Este blog segue em ritmo de hibernação, mas seus autores não estão no mesmo estado (pelo contrário). De qualquer maneira, fica para registro esta importante notícia (dentre tantas outras que temos visto nos últimos tempos):

o Adobe ColdFusion será gratuíto para uso acadêmico (escolas e alunos). Veja o pré-anúncio no blog do Forta.


JBoss terá suporte à CFML/ColdFusion

O CFML-Enginee Railo será oferecido dentro do modelo de licenciamento e hospedado no JBoss.org. Adicionalmente desenvolvedores do JBoss e da comunidade vão implementar métodos de acesso à infraestrutura do JBoss (ex: JBoss cache) via tags CFML.

Este sem dúvida é um anúncio que talvez tenha um impacto muito maior em termos de novos usuários da tecnologia/linguagem que o da New-Atlanta.

Aliás, não me espanta ver que o Ben Forta fez uma defesa (falha e um pouco falaciosa em vários aspectos se me perguntarem…) sobre a política de preços do ColdFusion por parte da Adobe. É fácil falar e argumentar quando se tem o domínio do mercado e a preferência da comunidade. Com dois concorrentes de peso (no sentido de número de adoções e usuários), quem sabe o cenário não comece a mudar, e a Adobe passe a repensar sua “”estratégia”” de preços para o CF Server. Hoje eles ainda estão bem acomados e não se sentem atingidos por produtos tão “inferiores” (segundo palavras deles mesmos). Deixem BlueDragon e Railo/JBoss crescerem. Veremos quanto tempo durará o discurso.

Mais informações aqui: http://www.jboss.org/railo/ e na blogsfera.


Lançamento do livro Internet: O Encontro de 2 Mundos

Um dos artigos que escrevi sobre experiência do usuário está no livro Internet: O Encontro de 2 Mundos, um livro sobre tecnologia e internet que assume o risco de fugir do aspecto meramente técnico e apresenta insights e crônicas inteligentes sobre a internet e seu mercado. Fiquei muito contente com o resultado final!

O coquetel de lançamento será nessa quarta-feira, dia 4/Junho a partir das 19:00 na Fnac da Av. Paulista. Diversos autores estarão por lá (eu inclusive!) e será uma excelente oportunidade de trocar figurinhas sobre tecnologia, internet e de quebra fazer um networking! O evento será aberto ao público.

O livro já está disponível para compra em alguns locais, como TIShop e Saraiva. Confira mais sobre o projeto e os autores das crônicas no site do livro.