Outlook 2007, primeiras decepções

Por conta de seguintes processos pelo fato de obrigar as pessoas terem o IE instalado em máquinas Windows, o Outlook 2007 – que anteriormente usava o enginee do IE para confeccionar mensagens em HTML – agora só oferece suporte ao enginee HTML do Word 2007, que é muito ruim (e lento). Não há como desabilitar isso, de forma que estou sendo forçado a voltar para o formato plain-text (o que no fundo até que é uma coisa boa).

Post relacionado: Outlook 2007’s HTML rendering stuff-up


Office 2007, tá na mão

Office 2007

Agora é só esperar pelos bugs! 😉

Brincadeiras à parte (eu jamais gastaria dinheiro com um software ruim quando existem outras alternativas) o concorrente direto (e gratuito) do MSOffice, o OpenOffice ainda tem que comer muito arroz e feijão para chegar lá. Que me desculpem os puristas e os defensores da filosofia open source. Eu ainda prefiro abdicar de toda esta “liberdade” em nome de uma maior produtividade e qualidade no trabalho. Infelizmente não existe outra suíte de escritório igual nem tão completa (comparável, vá lá) ao Office, especialmente a 2007. É minha opinião, mas parece ser ponto pacífico, por mais que digam o contrário.


Windows Vista – Lançamento em São Paulo (Extra Itaim)

Por falar em pirataria, hoje é o lançamento do Windows Vista e do Office 2007. Como sou nerd e fãnzoca do tio gates, resolvi fazer “compras” no Extra do Itaim, onde estava rolando o lançamento oficial (às 00:00 de hoje) do Vista. Houveram algumas promoções tais como comprar o Vista Home Premium e levar o Office 2007 (limitado às 10 primeiras pessoas), teclados e mouses (primeiras 200 pessoas) e brindes (camisetas, frisbies, mousepads) que logo acabaram. Quando eu cheguei lá (por volta das 00:40) estavam dando o último teclado. Eu tenho lá minhas dúvidas de que foram vendidas 200 cópias do Vista ou que eles distribuiram 200 teclados/mouses em menos de 30 minutos… Mas ainda sim, vá lá. Eu não estava lá por conta de um teclado mesmo.

30-01-07_0048.jpg

E olha, só de sacanagem eu fui com a minha camiseta anti-Microsoft, mas ninguém notou… 🙁 Eu acabei comprando o Vista e o Office 2007 para mim e para minha esposa (que não é nerd, mas é heavy-user do Office).

Acho que eu ainda tenho muita coisa legada no meu XP, por isso talvez só migre daqui um tempo (quando estiver menos atolado e puder ver as questões de compatibilidade, software-por-software, com calma). Mas o notebook da Deborah será uma ótima cobaia até lá… Ser casado com quem não manja muito tem dessas vantagens. 😉

UPDATE: uma hora dessas as piadinhas preconceituosas certamente já estão prontas: “e aí, vai vender o carro para pagar a compra?…… hmmm… não chega a este ponto, mas deixa para lá… (um precinho mais camarada, especialmente para nós hermanos latinos, bem que poderia rolar).


Promocenter

Governo brasileiro critica ranking da pirataria. É claro… afinal de contas, por aqui as leis são cumpridas com rigor (a começar pelos nossos políticos) e o governo realmente é eficiente no combate ao crime organizado (pirataria sendo um deles). Esse ranking é uma absurdo, mentiroso!

Talvez seja por isso que ao passear em plena Avenida Paulista (só é a avenida mais famosa do país), possamos comprar os mais recentes lançamentos da indústria a preços promocionais. Tudo por “10 reau”, com direito a “garantia” e troca em caso de defeito. Não se limita aos softwares, tem de tudo um pouco.


Vendo Ford Ka 2001 + ar impecável

Blog pessoal tem dessas coisas… 🙂 É verdade, estou vendendo meu Ka (conhecido como barata, baratox, baratão, etc) e que já deu carona pra muito desenvolvedor e fera de Internet.

Peça rara (mosca branca como diriam os mais velhos) e com boa procedência! Veja o anúncio completo aqui.


CFEclipse, primeiras impressões

Ok, não demorou muito para perceber algumas das vantagens do CFEclipse sobre o Dreamweaver (a IDE que usei nos últimos dois anos, depois de ter usado CFStudio e HomeSite+): melhor controle na disposição de janelas e views. Achei mais flexível e inteligente que o Dreamweaver.

Gostei também do sistema de referência/ajuda (chamado Dictionary), mais direto e simples que o do DW, que tem muita coisa, desde ASP até CSS. O Dictionary do CFEclipse só tem CFML, que é o que basta para mim.

Ainda estou me acostumando. Aqui em casa o desktop está assim. Área do editor (código) ocupando a tela do notebook (larga – 1280px) e todas as janelas (views) auxiliares (Navigator, Component Explorer, Methods View, etc) no monitor auxiliar. É assim que eu gosto de trabalhar: espalhado. 😉

Duas recomendações rápidas: (1) se você usa mais dois ou mais monitores no Windows, conheça o UltraMon, (2) se você dá importância a legibilidade do código na tela, veja este post do Terracini sobre fontes de programação. Aqui eu estou usando a fonte Consolas da MS. É excelente.


CFEclipse 1.3 disponível

Já está disponível a nova versão do CFEclipse, a 1.3. Confesso que farei força para migrar do Dreamweaver para ele nos próximos meses. Na medida do possível posto minhas impressões.

CFEclipse 1.3


Inscrições para Scorpio beta

As inscrições para participar do beta do Scorpio (codinome da nova versão do ColdFusion) já estão abertas.

https://prerelease.adobe.com/callout/apply.html?callid={E9F64ADB-DADA-485E-BFFE-60E0D783EBEF}

E eu que achei que a Adobe ia colocar direto no Labs… Alguns hábitos são dificeis de se mudar. 🙁


Suspensão das atividades do AUG-SP

Fabio Terracini, Douglas Camargo e eu resolvemos fechar o AUG-SP este ano. A razão é a simples impossibilidade de conciliar nossas agendas profissionais e pessoais com a organização e manutenção do grupo (que dá muito trabalho, acreditem). Ao invés de mantermos um grupo inativo, o que nao seria bom para a comunidade e a imagem desta – além de dar margem à críticas – achamos melhor fecharmos e deixar o espaço aberto para quem tiver disposição, tempo e principalmente competência para tocar um novo grupo.

O fechamento já foi comunicado à Adobe Brasil e ao programa de usergroups por intermédio do Ed Sullivan. O site será mantido no ar por mais algum tempo, porém com um aviso de inatividade do grupo. Esperamos poder voltar à ativa em algum momento, mas infelizmente 2007 promete muito trabalho para cada um de nós (o que é muito bom!).

Agradecemos à todos pelo esforço e dedicação ao grupo, em especial à Adobe Brasil e ao Programa de UserGroups da Adobe EUA.

As fotos e o resumo das atividades de 2006 podem ser vistas aqui.


O mundo assombrado pelos demônios

Livro antigo, mas que até hoje não tinha lido. Terminei ontem. Carl Sagan foi um ser humano sensacional e deixou saudades (quem não quis ser cientista quando pequeno ao assistir a série Cosmos?). Mas Carl não deixou só saudades, deixou muito conhecimento e dedicação à ciência, este monstro sempre tão assustador para nós réles mortais. É o terceiro livro dele que leio, e acho que foi o melhor de todos. Se você quiser tomar um banho de ceticismo e de bom senso, recomendo a leitura.

Sempre me vejo flertando com a ciência (talvez seja saudades da geologia – sim eu estudei isso, sou filho de um geólogo e casado com uma geóloga – coisas da vida…) e os livros de Carl são bons atalhos para reacender esta pequena chama de cientista louco que todos nós temos. O texto não é pesado ou complexo como dizem. Os capítulos são curtos e não possuem uma ligação direta entre eles (apesar de serem discursivos sobre os mesmos temas – ou correlação destes). São como pequenos artigos reunidos num livro. Dá para ler sem o problema de perder o fio da meada se passar alguns dias sem poder pegar no dito cujo de novo.

Uma boa resenha do livro pode ser vista aqui. Recomendo a versão “pocket”, mais fácil de carregar e ler.