Flex Coding Guidelines e Cairngorm
Publicado; 24/03/2008 Arquivado em: Cairngorm, Flex 1 comentárioWojciech Jakub Ptak, um desenvolvedor Flex da Noruega com um nome um tanto complicado de se escrever, aproveitou o Adobe Flex Coding Guidelines que escrevi na DClick (que também conta versão em português) e estendeu o documento, acrescentando alguns tópicos interessantes.
Achei fantástica a iniciativa de complementar o documento! Se ele concorda com o que está ali, não há necessidade de criar algo completamente novo simplesmente para chamar de seu. Esse é um modelo, aliás, pelo qual outros documentos e artigos poderiam evoluir naturalmente.
Bem, ainda não li o documento que ele disponibilizou por inteiro, mas ele é basicamente o que está disponível no site da DClick com três tópicos novos: Adobe Cairngorm, E4X Guidelines e Regular Expressions.
Particularmente, embora eu acho interessante ter um “Cairngorm Coding Guidelines”, eu não acho que este deva estar dentro de um “Flex Coding Guidelines”. Fazendo assim, presume-se que o Cairngorm deve ser utilizado sempre que se utilizar o Flex, e isso não é todo verdade. Aliás, nenhum framework é tão perfeito e abrangente que resolve todos os problemas. Frameworks resolvem problemas específicos, então só os use se você tiver os problemas que ele visa resolver. Ou ainda, como diz o Beck, não se deve achar que um framwork sozinho é a solução, e sim que ele é apenas um ponto de partida.
Nessa linha, há um antigo post do Steven Webster que continua válido: Why I think you shouldn’t use Cairngorm. Pensei que já havia publicado esse link auqi no CFGigolô, mas não o achei. De qualquer modo, a leitura é bem interessante, principalmente para os iniciantes em desenvolvimento.
Por favor, não me levem ao extremo: eu acho o Cairngorm fantástico e recomendo a todos os desenvolvedores que dêem uma olhada nele pois ele já se provou muito eficiente e tive ótimas experiências com ele.
ColdFusion Free e OpenSource (com BlueDragon)
Publicado; 15/03/2008 Arquivado em: ColdFusion 3 ComentáriosOk, já não é novidade, mas ainda sim uma notícia importante demais para deixar passar em branco. Pela primeira vez uma versão de peso (e respeitada) de um interpretador CFML será opensource e gratuíto. A New-Atlanta anunciou uma versão gratuíta e aberta do BlueDragon, o melhor servidor CFML depois do ColdFusion da Adobe.
Leia um overview de todo o buz gerado pela notícia e também algumas considerações oficiais pós anúncio.
Infelizmente estou sem tempo para registrar o que penso a respeito dessa importante notícia, por isso apenas deixo registrado que este é um passo fundamental para o aumento no número de usuários da linguagem, especialmente no Brasil, onde não é costume pagar por uma linguagem server-side como o ColdFusion.
Contratação por potencial
Publicado; 09/03/2008 Arquivado em: Frase do dia 2 Comentários“Normally, I’m pretty happy to hire inexperienced but bright people and let them learn on the job. Even for fairly important jobs, like, say, President of the United States.”
– Joel Spolsky
A propósito: o cara sabe escrever anúncios de empregos como ninguém!
Eu particularmente também sou bem adepto das contratações por potencial e competências, e não necessariamente pelo conhecimento técnico que a pessoa possui. Isso dá pano para manga para escrever um post sobre o assunto!
Ben Forta no Brasil: lançamento do AIR e Flex 3
Publicado; 04/03/2008 Arquivado em: Adobe 2 ComentáriosBen Forta estará de volta ao país no final deste mês, para o lançamento oficial do AIR e do Flex 3. Forta fará apresentações em São Paulo, Rio e Brasília. A vinda dele ao nosso país é sempre um evento importante e que devemos prestigiar. Vai ser gostoso participar de tudo como expectador e mero participante, sem preocupações ou trabalheira. Só quem se envolve com a preparação desses eventos sabe o trabalhão que dá (além de tocar as atividades do dia-a-dia).
Por isso mesmo deixo registrado meus parabéns ao pessoal dos AUGS atuais, aos parceiros e à Adobe Brasil, pelo comprometimento e a busca do envolvimento da comunidade nestes eventos (ainda há muito a se fazer, mas é papo para outra hora). Não é toda hora que o guru resolve descer aqui! 😉
Mais informações e links para inscrições (o evento é gratuíto!) você encontra aqui, no blog do Tofinha. Já tô lá!