Flex Coding Guidelines e Cairngorm

Wojciech Jakub Ptak, um desenvolvedor Flex da Noruega com um nome um tanto complicado de se escrever, aproveitou o Adobe Flex Coding Guidelines que escrevi na DClick (que também conta versão em português) e estendeu o documento, acrescentando alguns tópicos interessantes.

Achei fantástica a iniciativa de complementar o documento! Se ele concorda com o que está ali, não há necessidade de criar algo completamente novo simplesmente para chamar de seu. Esse é um modelo, aliás, pelo qual outros documentos e artigos poderiam evoluir naturalmente.

Bem, ainda não li o documento que ele disponibilizou por inteiro, mas ele é basicamente o que está disponível no site da DClick com três tópicos novos: Adobe Cairngorm, E4X Guidelines e Regular Expressions.

Particularmente, embora eu acho interessante ter um “Cairngorm Coding Guidelines”, eu não acho que este deva estar dentro de um “Flex Coding Guidelines”. Fazendo assim, presume-se que o Cairngorm deve ser utilizado sempre que se utilizar o Flex, e isso não é todo verdade. Aliás, nenhum framework é tão perfeito e abrangente que resolve todos os problemas. Frameworks resolvem problemas específicos, então só os use se você tiver os problemas que ele visa resolver. Ou ainda, como diz o Beck, não se deve achar que um framwork sozinho é a solução, e sim que ele é apenas um ponto de partida.

Nessa linha, há um antigo post do Steven Webster que continua válido: Why I think you shouldn’t use Cairngorm. Pensei que já havia publicado esse link auqi no CFGigolô, mas não o achei. De qualquer modo, a leitura é bem interessante, principalmente para os iniciantes em desenvolvimento.

Por favor, não me levem ao extremo: eu acho o Cairngorm fantástico e recomendo a todos os desenvolvedores que dêem uma olhada nele pois ele já se provou muito eficiente e tive ótimas experiências com ele.


ColdFusion Free e OpenSource (com BlueDragon)

Ok, já não é novidade, mas ainda sim uma notícia importante demais para deixar passar em branco. Pela primeira vez uma versão de peso (e respeitada) de um interpretador CFML será opensource e gratuíto. A New-Atlanta anunciou uma versão gratuíta e aberta do BlueDragon, o melhor servidor CFML depois do ColdFusion da Adobe.

Leia um overview de todo o buz gerado pela notícia e também algumas considerações oficiais pós anúncio.

Infelizmente estou sem tempo para registrar o que penso a respeito dessa importante notícia, por isso apenas deixo registrado que este é um passo fundamental para o aumento no número de usuários da linguagem, especialmente no Brasil, onde não é costume pagar por uma linguagem server-side como o ColdFusion.


Contratação por potencial

“Normally, I’m pretty happy to hire inexperienced but bright people and let them learn on the job. Even for fairly important jobs, like, say, President of the United States.”

– Joel Spolsky

A propósito: o cara sabe escrever anúncios de empregos como ninguém!

Eu particularmente também sou bem adepto das contratações por potencial e competências, e não necessariamente pelo conhecimento técnico que a pessoa possui. Isso dá pano para manga para escrever um post sobre o assunto!


Ben Forta no Brasil: lançamento do AIR e Flex 3

Ben Forta estará de volta ao país no final deste mês, para o lançamento oficial do AIR e do Flex 3. Forta fará apresentações em São Paulo, Rio e Brasília. A vinda dele ao nosso país é sempre um evento importante e que devemos prestigiar. Vai ser gostoso participar de tudo como expectador e mero participante, sem preocupações ou trabalheira. Só quem se envolve com a preparação desses eventos sabe o trabalhão que dá (além de tocar as atividades do dia-a-dia).

Por isso mesmo deixo registrado meus parabéns ao pessoal dos AUGS atuais, aos parceiros e à Adobe Brasil, pelo comprometimento e a busca do envolvimento da comunidade nestes eventos (ainda há muito a se fazer, mas é papo para outra hora). Não é toda hora que o guru resolve descer aqui! 😉

Mais informações e links para inscrições (o evento é gratuíto!) você encontra aqui, no blog do Tofinha. Já tô lá!