Então você também é um notívago?

Se você, como eu e muitos outros amantes de tecnologia e computadores (deve ser um traço genético), também tem características realmente notívagas, talvez seja hora de mudar para a Suécia: Suecos criam horários especiais para notívagos.

Aproveite e leia também este interessante e esclarecedor post da Patricia (Sinestesia): Notívagos e Sono Bifásico. O meu ritmo de sono e vigília normal (e que infelizmente não posso seguir) é composto por dois ciclos de sono, um de manhã, das 06h00 as 10h00, e outro a noite, das 18h00 as 23h00, sendo que eu sou mais produtivo no intervalo da noite (das 23h00 as 06h00). Mas quem disse que nós podemos viver da maneira que nos é mais natural? Quisera eu ser como um dos meus gatos: dormir 2/3 do dia.


Cuidado, Trabalho!

Último livro de Thomaz Wood Jr., professor da FGV que escreve deliciosamente bem sobre administração de empresas e outros assuntos correlatos.

CUIDADO, TRABALHO!


5 anos

O CFGIGOLÔ completa 5 anos hoje. Obrigado a todos os que lêem o dito cujo há tanto tempo!


Parceria estratégica

18-08-07_1333.jpg
Av. Santo Amaro, perto do Clube Banespa, 18/08, 13h30.

Sim, vizinhos de parede… e (quem sabe?) nos negócios. Conveniência é isso! (clique para ampliar)


Web 2.0 agora é cachorro morto…

Começo a perceber um movimento engraçado na blogsfera e em listas de discussão: gente que postou, discutiu e propagandeou a Web 2.0, o Second Life (ou qualquer outra coisa do gênero) como sendo o ó do borogodó, algo supimpa, como uma “revolução acontecendo”, blá, blá, blá, anda meio perdida nos últimos meses. O número de críticos aumentou e incluiu pessoas de peso no mercado, da área. Quando gente assim (e não meros blogueiros desconhecidos, como o que vos escreve) começa a perceber (e falar) que de fato todo esse auê ao redor do tema é mera perda de tempo, o povo começa a ouvir (e a imitar, afinal são bons nisso).

Agora, alguns estão dizendo por aí que falar mal da Web 2.0 ou do Second Life é como chutar cachorro morto. E falam como se a obviedade de que não estávamos vendo nenhuma revolução acontecer fosse algo que todos já sabiam… Ué? Quando esses figuras sairam da toca (há pouco tempo, diga-se), leram textinhos viajandões sobre as maravilhas da Web 2.0 e passaram a repeti-la como papagaios e meio que querendo mostrar o quão “plugados nas tendências” estavam, ninguém podia chamá-los de maria-vai-com-as-outras né? Pois bem… Agora as críticas ao conceito de Web 2.0, de SL, etc pararecem ter se tornado enfadonhas, óbvias. Agora são “óbvias” e “batidas”, como se as previsões de revolução e mudanças (a la mãe Dinah) feitas num passado bem recente nunca tivessem existido. Alguns chegaram a remover posts de blogs, talvez querendo dizer: “eu nunca disse que a Web 2.0 era uma coisa de outro mundo”… Aparentemente agora alguns estão começando a concordar (em parte ou na totalidade) com os críticos do conceito. Finalmente a tal da Web 2.0 é um cachorro morto para os maria-vai-com-as-outras…Vai entender.


Uma ditadura de idiotas

Artigo interessante da Prospect Magazine e traduzido para o português pelo UOL: Uma ditadura de idiotas


Web 2.0 não é inovação, diz Pierre Lévy

Entrevista disponível aqui para assinantes do UOL ou Folha de São Paulo. Quem desejar posso enviar uma versão em PDF.

Teórico da revolução digital rejeita a idéia de que houve mudança nos conceitos da internet e pesquisa linguagem para expandi-la

Hmm… será que finalmente o auê está passando?


Av. Paulista

14-08-07_1801.jpg14-08-07_1806.jpg
Avenida Paulista (incrivelmente vazia para o horário), terça, 14/08, 18h05.


Luli Radfahrer e a Web 2.0

Não acredito em web 2.0. É sempre bom saber que não estou sozinho e que gente com mais experiência pensa de maneira similar. Tudo é uma mera evolução, jamais uma revolução ou qualquer outro nome guruzento que a mídia (e os “especialistas”) teimam em dar.


Resenha: Thought Leadership by Design

Thought Leadership é um jargão do mundo dos negócio que refere-se a alguém – ou algo – que é a “liderança em pensamento” e capaz de compilar e expressar opiniões relevantes sobre um tema. O livro Thought Leadership by Design faz isso “by design”, já que a sua concepção é, de fato, uma compilação de opiniões contrastantes sobre determinados assuntos, favorecendo a reflexão por quem está lendo.

E o mote desse livro é design. Não de web design. Não de interface design. De Design. Design de qualquer coisa. Sem receitas de bolo, sem menções a softwares.

De Arte à Web o livro oferece instingantes pensamentos que o autor Nate Burgos coletou sobre assuntos relacionados a design. Podem ser simplesmente usadas para responder àqueles que consideram design puramente uma questão estética, ou melhor ainda, para dar continuidade a liderança em pensamento e estimular a reflexão sobre o design e sua importância.

O livro é vendido na livraria online Lulu.com, que mereceria uma resenha a parte. Se há algo que a massa de usuários da dita Web 2.0 possibilita é o contato que esse site proporciona: que qualquer um monte e venda seu livro através do site. Eles entregam no Brasil sem problemas – pode comprar sem medo.

O design impacta nos negócios. Isso é fato. Mas mesmo com essa onda sobre enorme sobre o termo, ainda é preciso explicar e provar no mundo real como isso acontece. Esse livro fornece inspiração e motivação para tal.