Meus 15 minutos de fama

Grata surpresa ao encontrar a edição 41 (Novembro) da revista WWW.com.br (sinceramente eu nunca tinha folheado) nas bancas. Uma reportagem sobre o 5o Encontro de Desenvolvedores da Locaweb. Vou comprar uma para a minha mãe, ela vai ficar toda orgulhosa pois tem duas fotos minhas e várias citações legais sobre o ColdFusion!

Interessante notar que no quesito “maloqueiro” fiquei em primeiro lugar, com cabelo black-power e um boné da Macromedia. Em segundo veio o cara da Microsoft, que esse sim, um malaca dos bons, jogador de capoeira e surfista. Gente finíssima! A revista tem também um artigo sobre o Flash MX 2004 e já está nas bancas aqui em São Paulo, vale a pena conferir.

malaca.jpg

Boa reportagem e com bom destaque ao ColdFusion Server. Espero que renda bons frutos para todos nós.


Quando Cold Fusion virou ColdFusion

Fico impressionado com a quantidade de pessoas e sites que se referem ao ColdFusion usando Cold Fusion (com um espaço) ainda hoje. Vejo sites oferecendo hospedagem “Cold Fusion MX”, vejo mensagens em listas de discussão onde as pessoas dizem “Uso o Cold Fusion 5” e por aí vai. Até os próprios funcionários da Macromedia parecem se confundir as vezes. Quer um exemplo? Veja o blog do Cristian Cantrell. Na barra lateral esquerda vê-se um link para o blog do Sean Corfield da seguinte maneira: “Sean Corfield – Cold Fusion MX”.

Isto está errado e sinceramente me incomoda pois é um grande inconveniente para o produto. Imagine a confusão que isso gera nas buscas de artigos, links e até mesmo vagas de emprego. Como diferenciar artigos de “Cold Fusion” da Física com os de “ColdFusion” do nosso querido servidor de aplicações?

A verdade é que até a versão 3.x do produto usava-se como nome Cold Fusion Server (separado). Porém na época do lançamento da versão 4.x, a Allaire resolveu mudar o nome para seguir uma tendência dos seus outros produtos, como o HomeSite 4, lançado na mesma época. Desde então o ColdFusion é ColdFusion sem espaço! E isso foi há 5 anos atrás!!

Por isso, se você usa ColdFusion Server, faça um favor a toda a comunidade e ao próprio software: refira-se a ele pelo nome certo: ColdFusion Server! ;o)


Viagens de conectividade e tecnologia

Sou um leitor assíduo de livros que falam sobre a influência da alta tecnologia e da rede em nossas vidas, especialmente em mudanças de comportamento e relações humanas em geral. Adoro imaginar e sonhar com aplicações para a grande rede que irão modificar nossas vidas muito mais profundamente do que simplesmente transformar a nossa maneira de se comunicar, tal como já está acontecendo. Penso em aplicações “exageradas” como postes conectados e que, quando tivessem suas lâmpadas queimadas, enviassem tal informação à central, tornando simples a sua localização. Algumas outras mais práticas e logo (espero) viáveis tais como ativar o ar-condicionado de casa via PDA ou celular 30 minutos antes de chegar, quando ainda estou preso no trânsito. Ou inda um registro de água e luz que informa automaticamente o consumo à operadora do serviço e também o meu controle de despesas pessoal, sem que eu precise estar em casa para quando o medidor passar ou ter que procurar contas antigas numa gaveta para montar um balancete pessoal.

Algumas dessas “viagens” estão em livros, outras não, mas todas elas são em sua maioria muitíssimo interessantes e perfeitamente possíveis de se imaginar e aceitar quando imaginamos uma proliferação de interconectividade entre as coisas e entre pessoas. Títulos em português sobre o assunto são difíceis de encontrar, mas existem duas exceções que valem a pena: e-Topia e Galaxia da Internet que acabo de devorar. O primeiro é especialmente interessante pois nos dá uma visão das mudanças do ponto de vista de um arquiteto. Para quem gosta de ouvir histórias e vislumbres de infra-estrutura de conectividade, tecnológica, de arranjos nos locais de trabalho, residências e locais de vivência comum vai adorar a leitura. Para aqueles mais voltados ao lado humano (não que o primeiro não o seja), o Galaxia da Internet faz uma análise bastante interessante do que está por vir em termos de relações e interação entre nós seres humanos. Ambos fazem previsões e estas, como sabemos, são furadas muitas vezes. Entretanto é sempre um exercício valioso (considerando que você saiba filtrar informações) ver e conhecer o pensamento de estudiosos sobre o que está acontecendo e o que está por vir.


Pequenas mudanças no CFGIGOLO

Efetuamos algumas mudanças pequenas no CFGIGOLO visando padronizar as coisas. O blog não está mais sob uma pasta do domínio www.hubner.org.br uma vez que o blog é mantido por mim e pelo Fabio Terracini. Se você não usava o domínio www.cfgigolo.com para acessar deverá fazê-lo agora pois é sob a raiz deste que o blog se encontra. Idem para o feed RSS e outros links relativos ao CFGIGOLO.


Ben Forta em São Paulo

Um verdadeiro exemplo de simpatia e bom humor, Ben Forta, depois de viajar por mais de 12 horas durante a noite, proferiu duas palestras sobre ColdFusion e Java e Flash ontem, na Anhembi Morumbi aqui em São Paulo.

Quando Ben esteve pela primeira vez no Brasil (há algum tempo) não tive a oportunidade de conversar com ele pessoalmente. A impressão que ficou foi a de um profissional bastante competente e um bom comunicador da tecnologia, apesar do seu inglês ser razoavelmente difícil de entender algumas vezes (sotaque inglês bem carregado), mas só isso, nada mais. Ontem foi diferente. Numa época diferente, numa versão de CF diferente, um Ben Forta transpirando RIA e bastante animado com as inúmeras possibilidades que os brinquedinhos maravilhosos da Macromedia nos oferecem, mostrou-se uma pessoa muito engraçada e cheia de bom humor. Um humor dos bons, recheado com o sarcasmo inglês e uma pitada do esculacho norte-americano.

bf.jpg
Ben Forta e eu, São Paulo 27-10-2003

As palestras começavam as 17h00 porém as 15h00 Ben já estava no auditório, junto do Schuch, ambos procurando por um gateway wireless ou mesmo um ponto de rede… Eu não estava nem aí para a Internet, deixei o notebook em casa e estava extremamente feliz de estar alí, de poder trocar idéias com o Ben, encher o saco com algumas tradicionais piadinhas e bajulá-lo na medida do possível. Ben Forta é bastante conhecido e famoso, porém é um exemplo notável de simplicidade, humildade e bom humor. Conversa e se relaciona com todos com a mesma atenção e dedicação, seja o executivo de tecnologia de uma grande indústria de aviação mundial, seja um iniciante em HTML e programação web. Grata surpresa para quem imaginava que por trás daquela barbona e aquela cara de geek existia um cara fechado e que vivia na estratosfera. Ben é exatamente o contrário disso.

Ele fez um medley das apresentações sobre ColdFusion e J2EE e depois do coffee-break nos mostrou o Flash MX 2004 Professional numa apresentação exclusiva, que irá disponibilizar em forma de artigo/tutorial no Devnet semana que vêm. Não tivemos tradução simultânea e por isso fiquei encarregado de fazer inserções no meio das apresentações, explicando os pontos mais importantes, especialmente exemplos e outros comentários que não estavam presentes nos slides, bem como traduzir perguntas e respostas da platéia. Não sei como me saí como intérprete, mas espero que as minhas interrupções e inserções tenham sido válidas.

bf2.jpg

Ben Forta na apresentação CFMX e J2EE

Foi uma ótima oportunidade para conhecer muitas pessoas que só conhecia virtualmente. Faltou tempo para sentar e bater um papo longo com muitas delas. Na correria só dá para conversar o essencial, mesmo assim no meio da muvuca. Gostaria mesmo de poder sentar e, tomando uma cerverja (ou uma coca-light para quem me conhece), conversar longamente sobre tudo o que anda acontecendo na web, especialmente sobre as mudança e potencialidades existentes dentro do empolgante conceito RIA, personificado na pessoa extremamente motivada e bem humorada do Ben Forta.

Valeu muito a pena. Obrigado a todos que estiveram presentes, obrigado à Macromedia Brasil (Schuch, Fabi e Montserrat), à Anhembi Morumbi (Alan e Eduardo), aos parceiros do CFUG-SP, ao programa de grupo de usuários da Macromedia (Ed e Amy), CFUG-Rio (Frutig) e especialmente ao Ben.


Surto de hotfixes

Este mês foi, sem sombra de dúvida, o período em que mais tivemos hotfixes na história recente do ColdFusion Server (desde a sua versão 4). Não podemos reclamar. Pelo visto os engenheiros de Boston, antigo escritório da Allaire (onde o JRun e CFMX são criados e mantidos) estão tendo trabalho e continuam com seus empregos, ao contrário dos rumores sobre a “quinterização” da equipe para a Índia.

Para finalizar (quem sabe?) o mês, a Macromedia acaba de soltar mais um hotfix. Quem faz uso de COM em suas aplicações terá interesse especial sobre ele. Não deixe de conferir:

CFMX 6.1 Hot fix for using COM objects


Grande mídia procura apoio de webblogs

Os editores de grandes revistas e jornais online começam a utilizar os webblogs para fortalecer e diversificar seus noticiários. É o caso da Wired.com, bíblia da internet norte-americana, que anunciou recentemente uma parceria com Nick Dento, fundador dos blogs Gismodo e Gwaker.

Continue a leitura desta interessante notícia aqui.


Certification Central

Um interessante exemplo de aplicação para o Central foi desenvolvida pelo pessoal da Deamon. Trata-se de um fetcher de profissionais certificados pela Macromedia em quase todos os seus produtos, incluindo o ColdFusion Server. Se você já tem o Central instalado, dê uma olhada, instale a aplicação e procure os seus colegas brasileiros na lista!

Cert Central

[via deamonite]


Sorteio de uma licença de StudioMX 2004

Se você for à próxima reunião do CFUG-SP, que contará com a presença do evangelista sênior Ben Forta, poderá sair com uma licença do Macromedia Studio MX 2004 na faixa!

Num oferecimento da Macromedia América Latina, esta licença será sorteada entre os presentes e cadastrados para o evento no site do CFUG-SP. Adicionalmente o CFUG-SP vai sortear uma licença do Macromedia DRK 4 e do Macromedia DRK 3 entre os associados presentes.

Ainda não confirmou a sua presença? Não perca tempo!

http://www.cfugsp.com.br


Royale sai do armário (e entra em beta)

O novo produto da Macromedia, o Royale que promete muitas coisas (divagações não faltam), saiu da sua versão Alpha, fechada a alguns desenvolvedores e agora passa à fase beta, aberta à interessados, que devem preencher uma application form para participar do beta.

http://www.macromedia.com/go/royalebeta