Jrun updater 6 lançado

Um pouco atrasado, mas mesmo assim vale a pena mencionar que o Updater 6 para JRun 4 já saiu. Quem usa ColdFusion sob uma versão full do JRun, deve instalar o updater.

Maiores informações: Macromedia JRun 4 Updater 6. Também não custa lembrar: leia o release notes antes de instalar!


Entrevista com os CEOs da Adobe e Macromedia

Leia a entrevista no site da Forbes.

via DMXzone


Eclipse Web Tools Plataform para Flex

Enquanto o Zorn não vem, os desenvolvedores em Flex têm utilizado primariamente o Flex Builder ou o Eclipse com o plug-in Oxygen.

Eu já não gosto muito do Flex Builder – pelos mesmos motivos do Dreamweaver – e não também utilizo o recurso de construção visual (Design View). Desse modo, o Eclipse, IDE que eu já utilizava para desenvolver em CF – têm se saído muito bem com o Oxygen.

Darron Schall postou recentemente em seu blog suas experiências (e uma instalação passo-a-passo) com o Eclipse Web Tools Plataform para o desenvolvimento em Flex (afinal, basta utilizar o XSD do Flex) e têm sido muito boas! Além da vantagem óbvia de ser gratuíto (o Oxygen não é), é integrado diretamente com o Eclipse.


www.googlefight.com e como o Google funciona

A cada dia aparecem novos sites interessantes. Hoje um amigo me enviou um link do site http://www.googlefight.com. Basicamente você entra dois termos e “manda pra briga”. Algumas pesquisas são bem interessantes. Como essa comparando Java e .NET ou algo menos importante pra nossa área como Bush x Bin Laden. Você pode até pensar que isso tudo é perda de tempo no entanto acredito que entrando termos corretos pudesse até mensurar a popularidade de alguns sistemas ou softwares. O que pode influenciar numa decisão final para escolha de um produto.

Como sou muito curioso e gosto de saber como as coisas funcionam. Fiz uma pesquisa no próprio Google para saber mais do que eles possuem por trás das cortinas. Dois links interessantes eu filtrei:
Um paper da Universidade de Stanford – The Anatomy of a Large-Scale Hypertextual Web Search Engine (elaborado pelos fundadores do Google) e outro com uma explicação mais detalhada sobre pagerank – Google’s PageRank Explained No webworkshop.net, um site especializado em SEO.


Pra que MVC?

Sho Kuwamoto, responsável pelo Zorn, fez dois posts interessantes, que estão originando discussões mais interessantes ainda.

O primeiro deles é sobre o não utilizar MVC em aplicativos em Flex. Steven Webster postou comentários em seu blog (1 e 2), mas a mais parte está no post original do Sho.

O segundo é sobre State Management.

Leituras obrigatórias para desenvolvedores (e aspirantes) em Flex.


Adobe Blogs

Adobe Blogs

Não é tão legal quanto o da Macromedia, mas já é um começo…

(via Six Apart)


Aplicativo Flex no Linux

Ao acessar uma aplicação em Flex no Firefox no Linux, a aplicação aparece parcialmente, com uma parte da aplicação cinza, inacessível. É um bug que já era conhecido pela comunidade, mas hoje a Macromedia disponbilizou um TechNote oficial sobre o assunto, confirmando que é um bug do Firefox, não do Flash Player.

A solução, até a correção definitiva na engine do Firefox, é definir valores absolutos de tamanho na aplicação Flex (não em porcentagens).


Web service operation “MethodName” with parameters {…} could not be found

Hoje, ajudei um amigo a debugar um problema muito esquesito usando web services com o ColdFusion MX 6.1.

Não importava como chamavamos o web services e o tipo de dados que retornavamos. A página que invocava o serviço sempre retornava uma mensagem de erro do tipo:

Web service operation “MethodName” with parameters {…} could not be found

O componente que ele havia programado retornava uma query que era filtrada a partir de alguns argumentos passados para o web service do tipo http://www.meuservidor.com.br/ws/meucomponente.cfc?wsdl (sendo o ws um mapeamento feito no ColdFusion).

A primeira coisa que resolvemos fazer foi simplicar o componente para retornar apenas uma string. E então ele continuou recebendo o mesmo erro.

Depois de muitas tentativas, resolvi chamar o web service de um outro servidor CF. E então, como um passe de mágica, o web service retornou exatamente o que queriamos.

A única conclusão que posso chegar é que existe algum problema de gerenciamento de cache para web services. No caso do meu amigo, ele não podia reiniciar o serviço do ColdFusion. Então a única forma de “limpar o cache” desse web services foi fazendo uma requisão a partir de uma outra maquina rodando o ColdFusion.

Obviamente, antes de tentar resolver o problema por esse método de tentativa/erro pesquisamos muito no Google e nada de respostas concretas e claras…

Enfim, algumas vezes temos que agir quase que por instinto para resolver os problemas que nos ocorrem. Se algum dia alguem tiver uma explicação técnica/racional/lógica para isso favor comentar!

Cordiais Saudações


CFEclipse 1.2

Nesse final de semana foi lançada a versão 1.2 do CFEclipse, um plug-in para facilitar o desenvolvimento em ColdFusion no Eclipse, uma já consagrada IDE de desenvolvimento.

Tão consagrada, aliás, que a Macromedia está apoiando o projeto em duas frentes: visando colaborar com o CFEclipse e com seu projeto Zorn, uma IDE para Flex.

Muitas pessoas reclamaram que ao contrário do Dreamweaver, o editor de códigos ActionScript do Flash 8 sofreu poucas mudanças e melhorias significativas. Um dos motivos que levou a Macromedia a investir menos tempo no editor de código do Flash 8 é que a mioria dos programadores estão utilizando outra IDE para escrever seus códigos.


Microsoft só da pau

Post engraçado de um velho amigo de escola:

http://lsdr.net/arquivos/2005/07/10/microsoft-so-da-pau

Luiz, você tá bem mais gordo bicho! O cabelinho então… não comento.