Kit Java na faixa

Douglas Camargo Leal, que dá uma super-força no tralho do AUG-SP, vai dar um “Kit Java” com coleções completas de revistas, livros (quatro!!) e ainda uma camiseta do Flex!

Interessado? Veja mais informação no próprio blog do Douglas!


HTTP request costs

Leitura obrigatória para quem desenvolve para a web ou gerencia web servers. Explicações de como acontecem as requisições http em um website e dicas de otimizar a performance dessas requisições.

Exemplo simples: é mais rápido puxar uma imagem grande do que várias imagens pequenas, fazendo assim menos requisições HTTP, que teoricamente ficariam em fila. Veja a imagem do menu do site da DClick, por exemplo, que é a imagem inteira. Com CSS, ela é “cortada’ e utilizada conforme necessário.

Artigo: Optimizing Page Load Time

via John Dowdell


IBM OmniFind Yahoo! edition

A IBM já fazia o OmniFind há algum tempo, porém lançou-o em versão gratuíta em parceria com o Yahoo! O OmniFind é um software “enterprise” de indexação e busca de documentos (locais ou remotos), incluindo “documentos web” (leia-se: websites) bastante poderoso. Estou baixando para testar. Se você tiver curiosidade, sugiro fazer o mesmo: http://omnifind.ibm.yahoo.net


Almoço com Luciano Ayres

Acabo de voltar de um animado almoço com Douglas Camargo, Terracini e Luciano Ayres, que está em São Paulo esta semana. Entre uma garfada e outra, Luciano nos contou um pouco sobre o desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis usando Flash-Lite. Mas a conversa não ficou por aí. Falamos de Adobe, de Microsoft e de tecnologia como um todo. Valeu bastante a pena. Espero poder repetir a dose com outros profissionais tão gabaritados como o Luciano.

almoco_luciano_ayres.jpg

Da esquerda para a direita: Fabio Terracini (fundo), Alex Hubner (vermelho), Douglas Camargo (fundo) e Luciano Ayres. Destaque especial para o garçom que tirou umas cinco fotos antes desta (todas cortando a cabeça ou o corpo de alguém).


Scorpio no Labs

Tal como suspeitei, o Scorpio, codinome para a próxima versão do ColdFusion, já aparece no Adobe Labs. O download ainda não está disponível, mas estará assim que o primeiro beta sair (atualmente está em alpha2), provavelmente no início do ano que vêm. Por enquanto dá para ler algumas coisas interessantes e baixar alguns wallpapers feiosos (imho). Confira:

http://labs.adobe.com/wiki/index.php/Scorpio

Adicionalmente existe um álbum de screenshots de algumas telas de instalação e CFadministrator (incluindo o server monitor) do Scorpio (alpha2) disponível aqui.

[via Rob Gonda]


Virtua queima roteadores e placas de rede

Obviamente a NET nega, mas o Virtua queima placas de rede, roteadores e qualquer equipamento ligado a ele com uma freqüência impressionante. Já fui vítima da rede Virtua por mais de uma vez. A última foi semana passada, aqui em casa. Durante uma daquelas chuvas torrenciais (acho que foi a de segunda-feira), o meu roteador queimou. Eu tinha um Hotbrick 401 soho, excelente, que infelizmente foi para o espaço (você consegue sentir o cheiro de queimado pelas aletas de ventilação), por culpa da rede Virtua, que é bem perigosa.

UPDATE 01/05/2007: semana retrasada queimou o roteador aqui do escritório, pela quarta vez em 3 anos. Lá se foi um Hotbrick LB2 que custou dois mil reais. Eu realmente já não sei o que fazer. Ele estava ligado com um protetor de rede RJ-45, mas não fez a menor diferença.

Em comum a todas as ocasiões o que queima é a porta WAN, que está diretamente ligada ao cabe-modem. Todas as demais portas LAN e o próprio roteador (sistema de administração web, etc) continua funcionando sem problemas. Em computadores ligados ao Virtura, a placa de rede que está ligada ao cable-modem é a que sempre queima, as outras ficam intactas. Você deve estar se perguntando: mas e o cable-modem, não deveria queimar? Não. Estranhamente (em todas as vezes) ele não queimou – isso deve ter uma explicação técnica – explicação essa aliás que é a desculpa de alguns atendentes da NET quando questionados sobre a queima da placa/roteador: “se o cable-modem não queimou, como pode ter queimado a placa de rede?” Eu não faço a menor idéia do porquê. A única coisa que eu sei, por experiência própria é que é muita coincidência que sempre a porta WAN (ou a placa diretamente ligada ao cable) seja fritada. Eu vivi isso 4 5 vezes! Não é coincidência ou azar, é fato.

E antes que pensem e digam: pode ser um problema elétrico na sua residência e no seu escritório. Não é. Explico: estou morando numa casa que foi totalmente reformada, incluindo a parte elétrica. O serviço de elétrica foi feito por um profissional gabaritado e eu dei especial atenção ao sistema de aterramento, absolutamente aderente às normas ABNT (incluindo medições de resistência e afins) – cheguei até usar TerraGel, um produto bem específico (e caro) que torna a terra ao redor das hastes (são três, em triângulo) eletricamente “adequada” para o terra – em resumo: fiz questão de dar máxima importância a isso. Além disso, todos os equipamentos de rede estão ligados em nobreaks. Nenhum outro equipamento queimou, inclusive outros roteadores ligados à rede Speedy (Telefonica), que também temos no escritório, e que nunca queimou. A única coisa que quima é a porta WAN roteador, que está ligado diretamente ao cable-modem do Vírtua. É de se estranhar não? Como eu já disse, o roteador funciona, porém a porta WAN está morta, queimada (sequer acende as luzes indicativas de link e de atividade). Isso acontece no caso do roteador. Se você ligar o cable-modem diretamente no PC ou servidor, vai ser a placa de rede certamente queimará, o que de fato já aconteceu no escritório uma vez quando colocamos um roteador baseado em PC.

Meu Hotbrick se foi e para substituí-lo (minha esposa trabalha de casa e estava quase maluca sem Internet) eu comprei um roteador mequetrefe, bem basicão (um Dlink DI-604), desses que vende no Carrefour. Sei que isso vai acontecer de novo e eu não quero perder dinheiro num roteador caro como o Hotbrick. Entretanto, como medida paliativa, coloquei um protetor para linha de dados MPH-RJ45 da MTM (veja aqui), mas tenho dúvidas de que ele funciona e pode salvar o roteador de ser fritado pelo Virtua (UPDATE 01/05/2007: não funcionou mesmo). Não custa tentar, ainda mais com o período de chuvas (e o aquecimento global tornando-o imprevisível) se aproximando.

Agora o fato vivido (com reflexos financeiros) e que eu não posso negar (baseado em experiências próprias) é: o Vírtua da NET queima placas de rede e roteadores. Fique esperto.


Coldfusion: uma nova visão

Excelente artigo e ponto de vista de Hal Helms que será publicado no informativo trimestral do Fusion Authority. Não deixem de ler (com calma):

A New Vision for ColdFusion