Dreamweaver?

Pois é, pode parecer estranho eu ter feito uma pelestra (mesmo sendo um dueto) falando do Dreamweaver e do ColdFusion, eu que sempre fui um fiel usuário do ColdFusion Studio/HomeSite, juntamente com o outro escritor desse humilde blog.

O Dreamweaver é bom.

Eu particularmente não uso nem 1% de seus recursos, mas suas ferramentas auxiliam de monte desenvolvedores que estão acostumados e preferem utilizar suas ferramentas. Eu gosto de digitar o código, mesmo que seja um código CSS, como demonstrado no evento, eu me sinto mais confortável digitando todos aqueles atributos e valores do que indo pelo menu visual. O que importa é o desenvolvedor ter suas ferramentas adequadas e trabalhar bem com elas.

Algumas coisas que ainda não gosto no Dreamweaver é a maneira como são mostrados os arquivos. No ColdFusion Studio, era separado em 3 menus drop-down o drive, o diretório e os arquivos; no DW fica tudo num menuzão que tende a se expandir para os lados (o Hubner já havia comentado isso por aqui).

Uma outra coisa legal que tinha no CF Studio e no HomeSite é poder dar collapse/expand num determinado pedaço de código, juntando dezenas de linhas em uma linha só, como que ocultando todo aquele pedaço que não é necessário para você no momento. Isso é muito bacana, e pode haver uma maneira automática de isso ser aplicado (como no SCiTE), por exemplo em funções ou em grandes blocos de cfif. Imagine um componente CFC com várias funções dentro, como é chato navegar pelo arquivo em busca das funções. Aliás, falando nisso, uma maneira mais simples de editar o schema de color-coding. Eu queria fazer um negócio simples, que é deixar toda tag cffunction negritada – tal como ocorre com JavaScript: function gigoloso() {…} – para facilitar a visualização do arquivo.

Outra coisa que eles podiam implementar/melhorar é a bagunça que o Dreamweaver faz no nosso código, juntamente com um melhor “Apply source-code formating” (embora ele seja customizável); melhorias no Code Inspector, que hoje eu uso como um split-view, mantendo duas telas do meu código fonte. E claro, não poderia deixar de falar: performance.

É ruim ter que abrir um aplicativo tão pesado para fazer pequenas alterações. Demora mais tempo para abrir o programa do que para fazer a alteração propriamente dita. Eles realmente tem que melhorar isso. Inclusive numa pesquisa sobre o Brady, o editor dos arquivos do Flex, havia uma pergunta sobre quanto do tempo usamos o Brady para alterar os arquivos, pedindo uma explicação caso a resposta não fosse 100% do tempo; minha explicação foi justamente essa. O programa é excelente e ajuda muito! Mas é super pesadom, mesmo em máquinas potentes.

Mas enfim, em que outro produto você pode criar as coisas tão facilmente como no Dreamweaver? Dar crop em imagens, ajustar o brilho? Criação automática de CSS, a facilidade dos Server Behaviors? Etc..

Mesmo para programadores mais tradicionais como eu e o Hubner, o DW pode oferecer vantagens, como a listagem de componentes, webservices e datasources cadastradas no servidor, o code hinting, principalmente para as novas tags/funções do CFMX, que, embora a Macromedia tenha disponibilizado uma atualização para o CFStudio/HomeSite, as novas tags não são mostradas corretamente (pelo menos aqui comigo) nesses softwares. O LiveData View também ajuda de monte.

É isso aí.


Google indexando SWFs

O Google está indexando o conteúdo de arquivos SWF, do Flash. Veja este exemplo.

Grande progresso! Cool!


Afterweb Seminar

O evento promovido pela AfterWeb | AfterPrint foi hoje e foi um sucesso! As duas seções, tanto da manhã quanto da tarde estavam lotadas! A parte da tarde foi dedicada a produtos Adobe (e também foi show de bola!).

Logo no ínicio, eu e Eduardo Sambugaro, diretor da Afterweb, fizemos uma apresentação sobre o Dreamweaver MX 2004 e o ColdFusion MX onde mostramos o interessante e a facilidade de se trabalhar com arquivos de estilo (CSS), a facilidade proposta pelos Server bahaviors, a integração com o Microsoft Excel, consulta ao banco de dados e página de login utilizando os recursos visuais do DW. Ainda nessa primeira palestra expliquei o que é o ColdFusion, para uma platéia composta 95% por designers e mostrei a facilidade de ser enviar e-mail, os poderosos recursos de geração de gráficos e leitura de um formato pra lá de importante: XML.

Duas das perguntas feitas à mim após a palestra foram sobre a capacidade de e-mails que o ColdFusion é capaz de enviar – que é de um milhão de e-mails em uma hora – e sobre provedores de hospedagem no Brasil. Bem, para os leitores desse blog eu não preciso falar e o Alex Hubner até já deve ter se cansado, mas eu só posso recomendar a Locaweb.

Seria interessante ver outros provedores de hospedagem se interessarem em fornecer um serviço de maior qualidade. Procure informações, se interesse, entre em contato conosco ou com o CFUG de sua região.

Outras palestram foram de Director MX 2004 pelo Gian Zelada, da Mamute Mídia, RoboDemo e RoboHelo pelo Marcos Scheidegger (Macromedia Brasil) onde ele até criou um tutorial de como modificar a cor de fundo em uma apresentação do PowerPoint utilizando o RoboDemo.

Logo após o Eduardo Sambugaro – afônico que só ele – voltou para fazer umas brincadeiras com o Flash Vídeo, e a parte da manhã encerrou com uma palestra dele junto com o Milton Lapido, diretor da Afterweb Desenvolvimento, explicando porque o conceito RIA é bom pacas e mostrando um estudo de caso da primeira aplicação e-commerce 100% Flash do Brasil, feito por nós na Afterweb.

Agradeço a todos que compareceram. O evento foi um sucesso!


85 dias de uptime

“Graças” a nova política de patches da Microsoft: soltar updates em “pacotes” maiores, soltando esporadicamente apenas as atualizações consideradas críticas, um dos nossos servidores Windows (2k) atingiu hoje, 85 dias (quase 3 meses) de uptime, ou seja, sem uma rebootada sequer. É um tanto qanto estranho e uma marca “invejável” para uma máquina windows, tanto que me dignei a postar aqui…

Usuários de Linux devem estar se borrando de tanto rir… Pois é, a dura realidade é que a Microsoft simplesmente não deixa que os seus sistemas windows (considerando que você instala os patches de segurança) fiquem sem uma rebootada por tanto tempo. Todo e qualquer update requer a renicialização o servidor… Depois destes 85 dias nossa máquina começou a se comportar de maneira estranha. Ao dar um crt+alt+del para abrir o task manager, o gráfico de uso da CPU não aparece, a janela fica transparente… Idem para outros aplicativos tais como o defrag, que mostra os gráficos com umas cores malucas e pedaços transparentes de janelas… Coisa esquisita mesmo! Parece que o Windows e suas “janelas” está desgastado, cansado… Mas a dupla CF+OS continua firme e forte, em queda de performance. Nestes 85 dias tive que reinicializar o serviço do CFMX apenas 3 vezes depois de modificações que fiz.

Estou começando a desconfiar que estes patches que requerem uma renicialização do sistema não passam de historinha para boi dormir com o objetivo de fazê-lo rebootar a máquina de tempos em tempos por precaução… 🙂


Hosting providers gringos para ColdFusion

Vale a pela dar uma olhada nesta lista (bastante completa e separada por preços) de opções de hospedagem ColdFusion no exterior:

http://www.coldfusion-hosting-plans.com/


Sun Java Desktop System

Já disse uma vez aqui que não gosto de Linux (ok, ok, xiitas: é GNU/Linux) em desktop, mas devo fazer uma exceção: Sun Java Desktop System, baseado no GNOME, mas com um toque visual próprio da Sun, a interface ficou bem bonita e interessante.

I1_mercury_i.jpg

O conjunto de aplicativos instalados é muito bom e sinceramente, acho que dá para enganar o Windows substituindo desktops de funcionários que fazem o básico: navegar, usar uma suíte de escritório e algumas outras coisas pequenas.

OBS: por falar no SJDS, vale a pena conferir esta apresentação do Looking Glass, um novo conceito de desktops que a Sun está propondo (obrigado o Douglas Camargo da Synex pelo link).


CFMyAdmin 2

Já que estamos falando de MySQLAdmins, em 2002 (hei, este blog tem quase dois anos!) postei uma referência sobre um aplicativo feito em CF para administração/gerenciamento do banco de dados MySQL. Parece que aquele projeto foi para o beleléu e outro tomou seu lugar: CFMyAdmin.

Pelos screenshots parece ser bem interessante (além de gratuíto).

[via Forta]


Escopo CGI no CFMX

Esta semana me deparei com uma interessante constatação: o CFMX retorna muito mais variáveis CGI do que está documentado. Como você deve saber variáveis CGI são dependentes do servidor web (no meu caso o IIS). Talvez por isso a Macromedia tenha escolhido documentar apenas aquelas comuns à todos os servidores web (IIS, Apache, iPlanet, etc) e deixar de lado as variações de cada um. De qualquer maneira vale a pena bisbilhotar o que o seu servidor web oferece. Basta usar a boa e velha tag CFDUMP.

[cfdump var=”#cgi#”]

Veja o exemplo em um dos meus servidores:

http://www.alexhubner.com/cgi.cfm

(veja a documentação oficial da MM).

Lembre-se: tudo o que não é documentado é passível de mudanças sem aviso, por isso não abuse destes recursos, eles podem não ser suportados nas versões futuras.


phpFlashMyAdmin

phpMyAdmin é um aplicativo escrito em PHP que permite controlar databases MySQL, tal qual, porém bem mais modesto que o Enterprise Manager do SQL Server. Este e outros front-ends para o MySQL foram escritos já que até recentemente ele não possuia um front-end oficial

O phpFlashMyAdmin segue a mesma linha do seu original em PHP, mas conta uma interface em Flash bem mais rápida, sem refreshs e com ferramentas visuais, ao módico preço de US$ 5,00 (vou escrever para terem certeza: cinco dólares americanos).

Ideal para a turminha do LAMP (só não venham pedir um desse open-source… hehehe) e para provedores de hospedagem compartilhada, que podem comprar e customizar o aplicativo em Flash, oferecendo um administrador para o banco de dados muito melhor que o normal.

[via Darron Schall]


Viva o Elias Eunuco!

Derly Prado, um dos moderadores da lista ColdFusion Brasil, foi protagonista da primeira decisão judicial a favor de um blog nacional, revertendo uma determinação ridícula de uma delegada carioca, que no dia 2 de fevereiro deste ano expediu, por fax, um ofício aos responsáveis pelo site www.bangu1.com.br para que eles o retirassem do ar. No documento, a delegada atribuía aos responsáveis pelo blog os delitos de apologia ao crime e formação de bando ou quadrilha…

Leia: Blog volta ao ar depois de decisão da justiça (infoGuerra)

Não sei se você tem a mesma impressão, mas eu acho que esse país está cheio de advogados e delegados sem muito o que fazer (como se não tivéssemos problemas demais), que adoram expedir (ou seria expelir?) sentenças e mandatos absolutamente fúteis, sem razão de ser, apenas para (talvez) preencher seu tempo, ou, quem sabe, provocar polêmica e ver seus nomes estampados na mídia. Basta aparecer uma novidade, algo bem bolado, inteligente, com uma bela dose de crítica política, social ou econômica, com destaque na mídia, para uma “otôridade” aparecer na rabeta, querendo encher o saco e polemizar, de preferência fazendo questão de ver seu nome no rolo (quem sabe, mais clientes? mais notoriedade?)… Quanta falta do que fazer. Haja.