Admirável mundo novo dos WebServices

Como estará a Web daqui a 10 anos? Com o desenvolvimento das Rich Internet Applications, os cientistas trabalham para desenvolver novas e poderosas ferramentas que poderão transformar o mundo virtual. Leitura recomendada, na Wired de ontem. Citam o Macromedia Central.

O admirável mundo novo dos Web Services


CFUG-SP: reunião passada

Neste sábado passado tivemos mais uma reunião do CFUG-SP. Estiveram presentes algumas pessoas novas e as mesmas figurinhas antigas de sempre, gente que acredita no CFUG-SP e dá uma super força! Das duas apresentações programadas (CFMX tunning e RIA), acabamos realizando apenas a primeira, por um problema de tempo. A questão da otimização do servidor ColdFusion, bem como de código CFML é, sem dúvida, um campo bastante fértil para discussão e debate. Foi justamente isso o que aconteceu ao longo da apresentação, o que acabou extendendo bastante o seu tempo (cerca de 2 horas). Muitas idéias novas foram colocadas e compartilhadas e muito se falou sobre best pratices em ColdFusion. Enfim, a troca de experiências, incluindo hands-on, já que tinhamos computadores da AfterWeb para usar, foi extremamente proveitosa. A apresentação de RIA, que seria proferida pelo Ari Zanuto, foi adiada para a nossa próxima reunião física. Na última hora me esqueci de levar a máquina fotográfica por isso mesmo fica faltando o registo… :/. Na próxima amarro no pescoço…

Confira aqui (35k zipado – Microsoft PowerPoint) os tópicos da minha apresentação sobre ColdFusion MX Tunning.


Navita

Hoje notei que a Navita, empresa brasileira de desenvolvimento de softwares focada no uso de ColdFusion e RIA, colocou seu site no ar. Vale a pena dar uma olhada e conferir mais um ótimo exemplo de interface 100% Rich Internet Application

http://www.navita.com.br


SomaFM

Pausa para os assuntos de ColdFusion. Hoje tive a grata surpresa de saber que a minha rádio online predileta voltou ao ar. Finalmente, após uma série de problemas com a RIAA (sim, aquela que sempre gosto de meter o pau aqui no blog) a SomaFM está no ar de novo.

A SomaFM oferece um broadcast e programação excelentes, para os amantes da música underground/alternativa. Chillout, ambient, fuzzed jazz entre outros estilos deliciosos, perfeitos para as longas horas de programação, podem ser desfrutados, em 128K (mp3) limpos e nítidos de graça. Caso você torne-se viciado na programação (como eu), é justo fazer uma doação para a manutenção da programação e do serviço.


ImageMagick e ColdFusion

Hoje procurando por uma custom tag ou funcionalidade de tratamento de imagens no lado do servidor (ColdFusion) tais como redimensionamento de imagens, mudança de formato (de TIF para JPG) entre outros, me deparei com um excelente produto free, que já conhecia em servidores Linux/Unix mas que não sabia que poderia ser usado em ColdFusion, tanto em Linux/Unix quanto em Windows. Trata-se do ImageMagick e as extensões para ColdFusion chamada MagicTag. O ImageMagick, utilizado via custom tag MagicTag é uma ferramenta poderosa para diversas situações onde precisamos manipular imagens em nível de servidor. Vale bastante a pena conhecer para usar ou guardar para quando precisar.

http://www.imagemagick.org/
http://www.alagad.com/index.cfm/name-mtinfo


.Net versus Rich Internet Applications

Uma interessante discussão está sendo travada entre Sean Corfield (MM) e Jesse Ezell. Mais uma daquelas discussões no estilo “sexo dos anjos”, onde um lado defende o seu baseado em dados técnicos e comparações diversas. Jesse Ezell, um desenvolvedor .NET postou uma série de críticas infundadas e desnecessárias sobre a plataforma Flash (e consequentemente Rich Internet Applications) no seu blog e que foram prontamente rebatidas por Sean. A discussão se alongou e gerou mais frutos (respostas) e comentários em ambos os blogs. Um prato cheio para quem quer ler, de forma resumida e carregada de testosterona, sobre ambas plataformas, seus prós e contras.

Comece por aqui:

http://www.corfield.org/blog/archives/2003_04.html#000307


Erro 404 | CFMX + IIS

Ontem encontrei uma dica muito boa no dan’s blog sobre um problema que eventualmente tenho encontrado com o CFMX rodando junto do IIS. Ao restartar qualquer um dos dois serviços (CFMX ou IIS) por motivos diversos, eventualmente você pode ter problemas com o JRun retornando qualquer template como “not found – 404”. A solução (para não precisar reestartar ambos) é criar uma dependência entre os mesmos.

http://blog.pengoworks.com/blogger/index.cfm?action=blog:90


De volta!

Prezados, depois de um longo período sem posts pretendo voltar à ativa e de cara nova! Agora usando um fabuloso sistema de publishing chamado MovableType.

Muita coisa rolou nesse meio tempo, aos poucos vamos colocando as novidades em dia.

Até o próximo post!