Google Wars

Excelente artigo de Paulo Rebêlo sobre a “febre” GMail. Exprime muito do que penso a respeito do produto (algo que comentei brevemente neste post). Confira:

Google Wars


Padrões na web

Verdadeira masturbação mental sobre padrões na web no quintal da casa de um dos feras no assunto: Jonas Galvez.

Leitura recomendada:

http://jonasgalvez.com/br/blog/2004-06/utopia-ou-realidade


Escolinha hacker

Depois das revistas e dos livros “universidades”, agora temos a “escolinha de hackers“.


Mais blackstone

Acabo de sair de um meeting com o Ben Forta onde ele abriu e soltou mais informações sobre o novo CF, o Blackstone. Tomei algumas notas do que ouvi (e perguntei). Estavam presentes Jonas Galvez (que agora inventou de julgar raciocínios/argumentações como sendo certos ou erradas, de acordo com um certo “manual de raciocínio” (talvez para aqueles que não saibam) disponíveis na Internet…), Marco Gonçalvez (CFUG-Rio) e Marcelo Bezerra (CFUG-DF) certamente vão comentar coisas que eu perdi no meio do caminho. Mas enquanto isso, eis o que eu peguei (as mais interessantes):

1) Antes de o Blackstone ser lançado, o CFMX 6.1 irá receber uma nova atualização/upgrade que irá incluir correções diversas e novos drivers JDBC. Perguntei e ele respondeu: será o DataDirect 3.3 para SQL Server, que suporta (finalmente) autenticação do tipo “windows”. O upgrade será gratuíto ao que tudo indica;

2) Muito provavelmente o Blackstone irá rodar num JRun atualizado, já contemplatando a especificação Sun J2EE 1.4;

3) ColdFusion Report Builder: vêm aí um novo aplicativo, uma espécie de IDE simples para criar reports de maneira rápida e simples. Me lembrou o Microsoft InfoPath só que voltado para relatórios;

4) Ele comentou que não haverão adicionais para o Dreamweaver, tudo será feito com extensions, mas adiantou que está para entrar no forno um projeto de uma nova IDE, para “talvez” suprir a carência dos fãs de HomeSite, CFStudio como eu.

5) Múltiplas Instâncias será algo embutido no ColdFusion Administrator (não será mais necessário usar a interface do Jrun) e deverão haver melhorias grandes na questão de segurança em ambientes compartilhados, para meu deleite…

Outras coisas que anotei:

4) Data Entry enhancements – painéis de formulário, forms em flash, etc;
5) Controles CFGRID e CFFORM em Flash (Flash Forms). Tab Panels (muito legal!);
6) Melhor controle de validação de inputs de usuários, incluindo funções específicas para validação de dados (regular expressions);
7) Será possível empacotar sua aplicação CF em um WAR ou EAR.
8) Uma nova tag, chamada CFTIMER, será criada para auxiliar no desenvolvimento (tal como a CFDUMP) no tocante à performance da aplicação e do servidor;
9) Melhorias na CFAUTHENTICATE e sua integração com o domínios NT e usuários Windows;
10) Melhorias nas funções de XML;
11) Você será capaz de crier sua própria camada de encriptação, fugindo do encript tradicional (e que não será mudado) do CF, que como sabemos, é fraco;
12) Com o lançamento do produto no começo do ano que vêm, será lançado também uma nova prova de certificação, tal como acontece com novas versões do CF;
13) Perguntei sobre se será uma versão .0 ou .5 e ele disse que não faz a menor idéia, porém tudo indica que será uma versão .0 mesmo (7.0).

Bem, é isso. Outras features mostradas já foram comentadas aqui, não deixe de ler.

[update]

Uma lista mais completa e pormenorizada sobre as mesmas (e algumas outras) novidades que listei aqui pode ser lida neste post de darron schall:

http://www.darronschall.com/weblog/archives/000116.cfm


Macacos me mordam: a dupla dinâmica (IE e IIS) ataca novamente!?

Ninguém estava entendendo nada muito bem. Primeiro notaram algo estranho, depois perceberam a ação viral, agora (quase três dias depois) começam a botar ordem na casa e entender o funcionamento do bicho e soltar informações mais detalhadas.

Se você administra servidores Windows 2000 com o IIS 5.0 e não deu uma olhada nos patches de correção disponíveis nos últimos meses (sei de gente que vê isso apenas duas vezes ao ano…) ou se usa qualquer versão do Windows com IE, com um anti-vírus furréca ou então seu Windows desatualizado (hei, aquele globinho azul que aparece no system tray é importante viu?!) devia ficar bastante preocupado:

Tudo sobre Scob e seu ataque a servidores da Internet

Não é brincadeira, muita gente grande está com seus sysadmins sem dormir desde sábado. É bom saber que eu não sou um destes… 🙂

Para usuários domésticos recomendo a leitura: http://www.microsoft.com/brasil/security/download_ject.mspx e http://securityresponse.symantec.com/avcenter/venc/data/download.ject.html se você já está infectado e quer tentar limpar o vírus sem reinstalar a máquina toda (como sugere o artigo traduzido no InfoGuerra), tente este technote e estas dicas aqui.


Novo Flash para celulares

“A Macromedia anunciou nesta segunda-feira (28/06) o lançamento da tecnologia Flash Lite 1.1 para telefones celulares. Segundo a empresa, a versão 1.1 do tocador foi desenvolvida com base no sistema operacional Symbian para aparelhos móveis.”

Clique aqui para ler mais.


Curiosidade: logos do ColdFusion

É engraçado, ao fuçar em pastas específicas de instalações do ColdFusion, descobrir arquivos (principalmente imagens) mortos. Arquivos “mortos” sempre existem em pacotes de software que vão sendo aprimorados com o tempo. É assim com o Windows, com o Office, com o Photoshop e por que não, com o CF? Eles são poucos, é verdade, mas imagine se fossem eliminados (desde que isso possa ser feito sem problemas, como é o caso destes que menciono aqui). Com toda certeza iria reduzir em alguns kbytes os pacotes de instalação final. Estes kbytes a menos (míseros para um simples pacote de 160 megs como é o do CFMX) fariam uma enorme diferença em termos de consumo de banda, ao longo de um ano, num site grande como o da Macromedia. Economia de mão de vaca (como eu)? Coisa de gente perfeccionista? Não sei, mas que dá economia dá…

Veja alguns bizonhos de que estou falando (no CFMX 6.1):

cf_rootwwwrootCFIDEclassesimagescflogo.gif (ou onde quer que esteja a sua instalação de CFIDE).

cflogo.gif

Logo do Cold Fusion (separado mesmo) versão 2.0! Deve estar lá por puro esquecimento ou então por superstição dos programadores do CF, vai saber…

Um parênteses aqui: você já notou como o logo antigo do CF (esse aí em cima), com um forte brilho saindo de trás do punho cerrado, o raio segurado na mão, o estilo e o tema lembra uma seita religiosa? Partido político radical (MR8, antigo PCdoB, etc) e outras coisas ligadas à fanatismo? Eu também… (risos). Deve ser por isso que escrevo num blog desses.

Outro: cfusion_rootwwwrootCFIDEadministratorimageshomeimageneo.jpg

homeimageneo.jpg

Esse deve ter sido esquecimento mesmo pois sequer foi usado. ColdFusion “NEO” era o codinome para o ColdFusion MX (aka 6.0). O que aquele F-18 está fazendo alí? O Neo era uma carroça que demorava anos para compilar seu código! 🙂

A primeira versão de ColdFusion lançada pela Macromedia foi a 5, antes disso o ColdFusion era um produto da Allaire (que hoje é Macromedia). Mas é interessante notar em instalações do CF5 uma quantidade enorme de logotipos e imagens do “Allaire ColdFusion 5.0”, ainda naquele mesmo esquema da mãozinha segurando o raio dos velhos (e bons) tempos da Allaire.


BlueDragon 6.1 final já saiu

Saiu ontem a versão final do “irmão gêmeo” BlueDragon 6.1.

COnfiram: BlueDragon 6.1 Released

[via Sean Corfield]


Coisas da vida

Desde o dia 19 tem um panaca tentando invadir duas máquinas daqui da Amigos da Terra, onde eu trabalho.

Fuçando um pouco, já descobri que esta pessoa não sabe fazer “coisa feia” na Internet… Deixou vários rastros (enquando escrevo-lhes, o sujeito está lá, tentando…) O tracert do IP da máquina leva a um lugar que me faz crer que a tentativa de invasão tenha algo a ver com isso aqui e também essa outra coisa aqui. Será inveja? Raiva? Sei lá, só sei que o cara não tem a menor competência para fazer qualquer mal, visto que já se passou uma semana e nada. Gastou banda e tempo à tôa. Os inúmeros logs (mais de 200MB) de tentativas inválidas de logon em contas como “sa”, “administrator”, “admin”, “hubner”, “alexhubner” e outras é de dar risada, haja incompetência!

Se eu fosse ele voltava ao trabalho… antes que eu comece a me incomodar com o volume de logs gerados (e o trabalho de deletá-los).


UOL e Macromedia

Olha qual Java Application Server o UOL está utilizando…

uol_jrun.gif