Ieeiioô! Lasqueira!

Uma semana de blog… Será que vai dar para ficar colocando coisas nesse troço?
Será que alguém lê o que tem aqui??…


CFDJ Interactive 2002 Readers’ Choice Awards

Começou a tradicional votação do CF Developers Journal para os destaques do “mundo” ColdFusion em diversas áreas. Destaque para “melhor site de ColdFusion”, “melhor aplicação ColdFusion”, “melhor livro”, “educação e treinamento”, “plataforma de desenvolvimento”, etc, etc.

Se você deseja participar e votar basta acessar: ColdFusion Developers Journal Interactive 2002 Readers’ Choice Awards Voting Ballot

Não deixem de votar no CFBuster na categoria “Education & Training”. O Brain (criador do CFBuster – um software de simulado para as provas da MM) é um cara muito legal (humm… PORRA! sem viadagens!). O CFBuster é realmente bem maneiro para quem está querendo tirar a certificação coldfusion da macromedia. Colaborei com a última versão desse software (5 míseras questões – ele todo tem cerca de 600…).

No final da votação tem um brinde legal. Vá lá e confira você mesmo!


Easy CFM, FusionCube e outras cositas más

Pablo Varando (aquele do CFM-Resources) lançou essa semana um novo site de resources para ColdFusion. Trata-se do EasyCFM – http://www.easycfm.com. O site ainda está bem vazio, sem grandes novidades. Parece mesmo um apanhando de coisas de outros sites dele. Dê uma conferida, destaque para um código bem simples que permite criar um arquivo do Word via ColdFusion.

Agora um site que realmente merece ser visitado: FusionCube. Com um visual extremamente bem cuidado e um site bem feito tem alguns tutoriais realmente inéditos (destaque para o Tunning ColdFusion Administrator e outros). São poucos, mas bons, isso é o que importa.

Tô atrasado com um monte de coisas por aqui. Até a próxima!


Macromedia ColdFusion MX Developer Beta Exam

Ontem fiz a prova beta para a certificação Macromedia para o novo CFMX. Não sei ao certo, mas parece que a Macromedia vai adotar outro parceiro para aplicação das provas. Hoje quem faz isso é a VUE. Parece que quem vai entrar na jogada agora é a Donath.com. Estou viajando? Pode ser que ambos ofereçam a prova de certificação do CFMX também.

A prova foi meio chata, com 51 questões de multipla escolha (o teste oficial tem 63), intercalando perguntas do novo server com perguntas já existentes nas provas atuais, de sintaxe CFML e outros assuntos relacionados (banco de dados, HTML, etc, etc). O tempo de realização é mais do que suficiente (1h15). Fiz em 25 minutos. No geral achei a prova pentelha principalmente por conta das perguntas sobre o CFMX que, assim como em outras provas, vão muito da sua experiência (ou decoreba) no uso constante destas. Como só usei o CFMX para brincadeira, rodei bonito e “passei” raspando com 40 off 51,97%. Ou seja, uns 65-70% de acertos…

Obviamente o teste não é válido como certificação mas valeu a pena para dar uma mão para confecção da versão final (ajudá-los em problemas com o novo teste). Ao final da prova você não sabe o quê nem onde errou, eles apenas te mostram o score (como no teste real). Umas das questões que critiquei (eu percebi duas questões ambíguas) é uma pegadinha desnecessária ao meu ver:

<FORM ACTION=”action.cfm”>
<INPUT TYPE=”text” NAME=”campo”>
<INPUT TYPE=”submit”>
</FORM>

Qual vai ser o escopo da variável “campo” na página action.cfm do código acima?

Pense e você verá que não vai ser “form.campo” e sim “url.campo”… Acho meio sacanagem e pegadinha desnecessária, podiam se ater a coisas mais relevantes.

Achei um pouco mais difícil que as provas reais da certificação CF 4.5 e a 5.0 (atual) mas também nada impossível. A mudança na prova de certificação não foi tão radical quanto a mudança do produto, com certeza.


Hack Proofing ColdFusion

“The only way to Stop a Hacker is to Think Like One…”

Esse é o título de um livro de CF que acabei. Comprei mês passado a versão e-Book desta publicação da Syngress por 25 doletas… Mandei imprimir e só chegou há duas semanas.

O livro é interessante porém deixa bastante a desejar em algumas questõe: a redação é um pouco vaga, as vezes perdida e sem foco. O autor, ao mesmo tempo em que fala de problemas com uma tag específica (<CFFILE>, por exemplo), dá umas viajadas em questões muito além daquela no escopo do capítulo.

É um livro interresante sim, porém foge muito do que ele se propõe no título. Diria que de ColdFusion mesmo só tem uns 40%. O resto fala de IIS, SQL e outras medidas de segurança que devem ser tomadas em conjunto com o CFServer. É interessante para quem conhece pouco sobre como criar aplicações e códigos seguros em CFML, ou mesmo como aumentar a segurança geral do seu servidor CF ou não, mas para quem já conhece um pouco é uma leitura cansativa e as vezes repetitiva.

O último capítulo trata do CFMX (meu principal motivo por comprar o livro), mas infelizmente (me senti meio enganado) o livro só explica como se configurar uma security sandbox… nada de novo isso já está na documentação do CFMX.

Dois pontos graves: o livro não menciona os dos principais problemas de segurança (na minha opinião) em se tratando de CFML: o uso das tags CFHTTP e CPOP para upload de arquivos indevidos no servidor, rodando-se com Basic ou Advanced Security.

Para quem estiver a fim de ler e aprender, sem dúvida vale a pena.

Hack Proofing ColdFusion, Syngress (versão e-Book, PDF em inglês).

Classificação: meia-boca à bom…
Preço: 25 doletas (quanto dá em R$??)

Aos que estiverem maus das pernas ($) me escrevam, talvez possa emprestar a minha versão (são 7 Mgs). Tudo dentro da Lei para os que por acaso acharem que isso é pirataria. :o)


CompanyWeb contrata programador CF Maiores

CompanyWeb contrata programador CF

Maiores informações – http://www.companyweb.com.br


Livro do CFMX com 900 páginas e ainda de GRAÇA?!

Hoje dando uma lida no blog do Charlie (o link ao lado) tenho que admitir com ele que poucas pessoas dão valor à documentação que a Macromedia nos dá de graça… Para quem comprou o CFMX, teve ter recebido junto um monte de livrinhos azuis. Aliás um parênteses aqui: achei que a qualidade da impressão e encadernação ficou bem aquém da feita pela Allaire ou mesmo pela Macromedia com produtos anteriores à linha MX, incluindo o CF5… O papel é meio estilo papel de jornal, bem fraquinho. O poster de tags é FEIO PACAS!!! tem cara de anos 70, com umas cores meio mortas (azul calcinha), bem diferente do “visu” novo do CFMX, que é bem maneiro… Anyway, esses livretos são uma excelente referência para o novo CFMX e está disponível na web em formato HTML e também em PDF (não tenho certeza se de forma completa como vêm no produto original). Prometo que vou colocar para download isso aqui qualquer hora, por enquanto ao invés de gastar 100 doletas em livros na Amazon, você pode bater o olho rapidamente no seguinte endereço:

http://livedocs.macromedia.com/cfmxdocs/


Meus favoritos

Hoje dei uma arrumada na bagunça dos meus “Favorites” no IE e… hei! eu até que tenho uma porção de sites legais de ColdFusion nele. Se você quiser pegue o nó “ColdFusion” do meu favoritos clicando aqui. Se você tiver algum outro site que valha a pena e que não esteja no meio destes me dê um toque!!


Código pré-compilado no CFMX

O preço do Java… Pois é, cada template CFML precisa antes ser compilado para depois ser processado. Se você não tiver um servidor bem razoável com certeza vai querer arrancar os cabelos com a demora e o uso de CPU a quase 100%. Pois isso pode, em parte, ser minimizado.

Dê uma olhada nessa interessante idéia de “Pré compilador para o CFMX”. Quem sabe as próximas versões do DWMX não vêm com esse recurso embutido e faça o trabalho toda vez que você salvar um arquivo .cfml.

Ahhh… me esqueci. O novo Dreamweaver é UMA MERDA!!… Ô saudades do ColdFusion Studio… Vou ficar com o meu por um bom tempo ainda.


Como travar um Win2k em três passos:

1) Abra o command prompt;
2) Pingue qualquer site;
3) Fique pressionando, alternativamente, F7 e ENTER umas 10 vezes.

BOOMM!