Mitos e verdades na internet

É engraçado como os mitos são criados e desmistificados na, e sobre a, internet.

Hoje conversando com um colega mencionei o que eu havia lido em uma lista de discussão sobre a política 70/20/10 do Google. Ele então me explicou que tinha lido sobre essa politica tambem e consistia em a gigante da internet empregar 70% dos seus recursos em o seu nicho de mercado principal, ou seja “busca de páginas” na internet. 20% seriam empregados em serviços relacionados, como o Gmail. E 10% para pesquisas de novos serviços não diretamente relacionados com “search engine”.

E o meu amigo estava correto. Na lista que eu li, e depois pesquisei na internet e parece que a fonte de informação foi o slashdot, onde alguem lá postou que essa politica 70/20/10 era empregada diretamente ao tempo de cada funcionário.

O que parece não ser verdade pelo que se encontra aqui e aqui. Ninguem dúvida da capacidade do google e seus funcionários, principalmente se tiver tempo para ler esses papers. Agora nem tudo que lemos em listas de discussão e fórums da internet é verdade. E como diria Scott Berkun “Simply because they cannot be proven wrong, does not make them right.” (só por que não se pode provar que alguem esteja errado não implica que ele esteja certo).


Flash Media Server 2 Public Beta

Junto com o lançamento do Merrimack, a Macromedia lançou hoe o beta público do Flash Media Server 2, que é a nova geração do Flash Communication Server.

Mais informações no site da Macromedia.


Coldfusion MX 7.0.1 (Merrimack) disponível!

Já está disponível a mais nova atualização do ColdFusion MX 7, o CFMX 7.0.1, codinome Merrimack. Este provavelmente será o último milestone antes da versão 8.0 (Scorpio) sair, o que deve acontecer no final do ano que vêm. Não trata-se apenas de um atualizador, mas sim de uma nova versão do CFMX, já que além de oferecer o updater, a versão full, que você baixa do site da MM e as que serão “shipadas” em caixas, já incorporam este release.

Grandes melhorias gerais (foram atualizados drivers JDBC, componentes como o Apache Axis, FlashForms, ReportBuilder, CFDOCUMENT – que agora oferece output em RTF, etc, etc), adicionado a possibilidade de isolar acessos à CORBA nas sandboxes, e também novos recursos, em destaque a possibilidade de se invocar CFCs em classes Java (antes apenas o contrário era possível) e suporte oficial à MacOS. O upgrade é gratuíto para quem possui a versão 7.0.

Download obrigatório. E, como sempre, não deixem de ler o release-notes para saber o que foi corrigido e o que pode dar problema.

Dica importante: para aqueles que usam o CFMX sob o JRun e que já instalaram o Updater6 do JRun4, vale notar que após a instalação do 7.0.1 você deverá reinstalar o JRun4 Updater 6, pois o Merrimack não inclui componentes deste relase/updater, apenas do updater 5. Isso foi uma decisão tomada no programa beta para não atrapalhar o cronograma.


Generator e como a preguiça ajuda a construir softwares melhores

Preguiça é normalmente vista de maneira pejorativa, como fazer alguma coisa mal feita, da maneira mais fácil para se livrar do problema, ou muitas das vezes, nem fazer. Mas preguiça, e em desenvolvimento de softwares, não é sempre ruim. A preguiça “boa” pode ser benéfica para o desenvolvimento de softwares.

Um exemplo disso é um software gerador de códigos, que no meu caso, foi utilizado para gerar o esqueleto de uma aplicação em Flex e ColdFusion.

Leia o resto deste post »


Livro Flash 8 Professional

livro_fabricio_flash8.jpg

E Fabricio Manzi acelera na reta final e lança seu novo livro, Flash 8 Professional – Criando Além da Animação antes do esperado, como o primeiro livro sobre Flash 8!

O livro cobre animações por ActionScript, integração com dados externos (como XML), efeitos de vídeo, áudio e webcam.

Veja mais informações do livro aqui.


Fino trato

Na home page do Terra hoje cedo:

garotas_de_programa.gif

Garotos também… mas infelizmente muitos deles ainda tem que visitar clientes para fazer programas. Já parou para pensar como a descrição de sua profissão pode se parecer com aquela que é conhecida por ser a mais antiga das profissões?


UGChat Flash 8 – Designers & Developers

O FUG-PE e o FMUG estão organizando um UG Chat sobre Flash 8 no próximo dia 20 de setembro, terça-feira, as 15:00. O evento contará com o escritor Fabrício Manzi e o desenvolvedor Neto Leal.

O endereço do evento será http://mmusergroup.breezecentral.com/flash8desdev/

Maiores detalhes poem ser obtidos nos sites www.fugpe.com.br e www.fmug.com.br


Semelhança

Qualquer semelhança com o mundo real é mera coincidência…


Macromedia – Lançamento oficial do Studio 8 no Brasil

Caros leitores,

No dia 11/10/05 a Macromedia realizará o lançamento oficial do Studio 8 no Brasil. O evento será em São Paulo-SP e contará com a participação das seguintes palestrantes da Macromedia dos Estados Unidos:

– Maureen Keating, gerente de produtos
– Heidi Voltmer, gerente de marketing

Clique aqui para fazer a sua inscrição e garanta já a sua vaga!


Trimando variáveis para sempre

Uma dica óbvia e simples (por isso mesmo bastante elegante) que encontrei hoje no blog de Tjarko Rikkerink . É muito comum utilizarmos a função Trim() para “limparmos” espaços vazios antes e depois das strings toda vez que precisamos manipulá-las com mais precisão ou então para inserí-la num banco de dados com informações provenientes de um formulário. Eis que ao invés de usar Trim() em todos estes lugares (ex: #Trim(form.campo)#) correndo o risco de esquecer em alguns, você pode configurar um “motor” geral para executar isso no seu Application.cfm (por exemplo). Ele faz uso de looping sobre a estrutura/escopo que você desejar (form, attributes, url, etc – lembrando-se de manipular somente escopos que permitem isso) e faz todo o trabalho automaticamente. É menos performático que fazer ponto-a-ponto, mas ainda sim muito prático:


<cfif isDefined("form.fieldnames")>
<cfloop collection="#form#" item="formfield">
<cfset form[formfield] = trim(form[formfield])>
</cfloop>
</cfif>