Sobre o novo MovableType

Muito bla, blá andou rolando na blogsfera nos últimos dias sobre a mudança de licenciamento do MovableType (o enginee deste blog). No melhor estilo mineiro de ser (eu nasci aqui em sp), não quis fazer nenhum comentário a respeito e li muito a respeito. Ontem encontrei um post que reflete a maioria das minhas idéias. Para economizar linhas e dedo faço questão de linkar as boas colocações do Ronaldo (Superfície Reflexiva) a respeito:

Mudanças no MovableType são boas

BTW: eu participei do beta da versão 3.0, só isso já me tornou elegível a um desconto de 50% no valor da nova licença, adicionalmente já tinha doado 20 doletas (via PayPal) ao programa, o que somados fez valer a pena comprar a Personal Edition por 15 pilas.


Hospedagem ColdFusion DelixHosting

Mais uma empresa nacional está oferecendo hospedagem compartilhada em ColdFusion MX 6.1. Trata-se da Delix Hosting (veja release). Não testei o serviço, mas segundo o que garante Guilherme Augusto, gerente de contas da Delix, o servidor faz uso de sandboxes e tunnings diversos de acordo com o que frequentemente posto aqui no CFGIGOLO e em outros locais. Adicionalmente o Guilherme está sempre ligado às listas de discussão e tudo o que é relacionado a administração do servidor CF.

A boa notícia: A Delix oferece insenção na taxa mensal extra (R$ 30,00) a todos assinantes da lista ColdFusion Brasil


FLEX na próxima reunião do CFUG-SP dia 23/06

Na próxima reunião teremos a chance de conhecer de perto o Macromedia Flex.

O convidado para palestra sobre o Flex é nada mais nada menos que Marcantonio Silva, Diretor de Desenvolvimento de Produtos da Navita, a empresa líder em desenvolvimento de aplicações RIA no Brasil. Marcan com seu trabalho e profundo conhecimento em produtos Allaire/Macromedia dispensa maiores introduções.

Será imperdível, por isso não deixe de confirmar sua presença:

http://www.cfugsp.com.br


Blog é a ferramenta corporativa do futuro, diz Bill Gates

Folha de SP de 21/05/04:

“Bill Gates, presidente da Microsoft e homem mais rico do mundo, freqüentemente sobe ao palco durante os eventos em que participa para falar um pouco sobre os rumos da tecnologia usada nos programas de computador.

Nesta quinta-feira, porém, ele mudou um pouco o tema e disse que os blogs –espécie de diários virtuais– podem ser usados como a próxima ferramenta de comunicação no mundo dos negócios.”

Para ler a notícia completa, clique aqui.


Mais blackstone

Marco Antonio do CFUG-Rio faz observações importantes sobre o que se pescou no MacroChat de ontem, com Ben Forta e outros do time de ColdFusion da MM.

Aplicação ColdFusion rodando sem código fonte

Adicionalmente vale conhecer a nova tag CFDOCUMENT que irá (como sempre) dificultar (…) muito a geração de conteúdo em PDF (e outros formatos, ainda não definidos) pelo CF. Um exemplo seria gerar um PDF com base no screenshot de um site ficaria assim:

<cfhttp url="http://www.forta.com/" resolveurl="yes">
<cfdocument type="pdf">
<cfoutput>#cfhttp.filecontent#</cfoutput>
</cfdocument>

E o browser irá mostrar a caixa de diálogo de open/save para um arquivo PDF gerado e contendo um screenshot do site do Forta. Realmente muito complicado… :o)

Por falar em Ben Forta ele anunciou ontem que vêm ao Brasil em breve, ainda não há data definida, mas disse com todas as palavras: “o Brasil muito provavelmente será incluido no tour internacional que farei, fiquem ligados”. É esperar para ver!


Best Practices do J2EE

Recente artigo no developerWorks com as melhores práticas do J2EE, dentre eles o uso do MVC, planejamento de segurança e JSP para apresentação.

Há também o artigo J2EE Application Performance Optimization no JavaWorld.

[via Além do Java]


Brincando com o Google e ColdFusion

O Marcan (Navita) me deu uma dica bastante interessante para se descobrir sites que rodam em ColdFusion no mundo inteiro, especialmente sob domínios de empresas importantes e grandes. Basta usar o google e sua sintaxe!

Alguns exemplos que busquei em menos de 2 minutos:

“.cfm” site:citibank.com
“.cfm” site:uol.com.br
“.cfm” site:terra.com.br
“.cfm” site:ebay.com
“.cfm” site:altavista.com
“.cfm” site:nasa.gov
“.cfm” site:sco.com

(e a lista vai longe…)


MacroChat com Ben Forta sobre o blackstone (o novo ColdFusion)

Notícia de última hora e ainda não divulgada no site do Community Week. Ben Forta, Tim Buntel e Dave Gruber irão fazer um MacroChat hoje sobre o novo ColdFusion, codinome Blackstone. Se você quer conhecer as novas features do nosso querido CF e fazer perguntas sobre o produto, não deixe de comparecer a esta apresentação via Breeze Live. Anote aí e nem pense em perder:

20/05/2004 - 16h00 - horário de Brasília
Ben Forta, Tim Buntel, Dave Gruber talk CF Shop
Bring your CF questions to this Macrochat
http://macromedia.breezecentral.com/r36158305/

Como a apresentação foi fechada de última hora, ainda não está disponível no schedule de MacroChats no site da MM. Por isso use a URL no quadro acima e acesse como “Guest” (ponha seu nome completo e país – ex: “Alex Hubner, Brazil”) ou o form para usuários registrados no Breeze.

Amanhã (sexta, dia 21) teremos uma outra apresentação com o Simon Horwith, Team Macromedia para ColdFusion. Anote aí os dados e (também) não perca!

21/05/2004 - 10h00 - horário de Brasília
Team Macromedia member Simon Horwith
Advanced Development Techniques in CFML. In this presentation, advanced CFML techniques will be discussed. Topics include CFSCRIPT, XML, and advanced techniques with ColdFusion Components and Custom Tags.
http://macromedia.breezecentral.com/r23279712/


Reunião do CFUG-SP hoje (quer dizer, ontem)

Acabo de chegar da reunião do CFUG-SP que rolou hoje, incluindo um broadcast direto dos EUA com as últimas novidades da nave mãe (Macromedia). A reunião foi ótima e muito produtiva. Amanhã irei postar fotos comentadas e mais detalhes da reunião. Mais uma vez foi uma excelente oportunidade para rever velhos amigos, trocar figurinhas e conhecer figuras que não conhecia pessoalmente ou tinha tido pouco contato. É o caso do Marlos Carmo, que veio de Belo Horizonte para assistir a apresentação, Gabriel Laet e seu sócio Fabiano Cruz, dois figuraças (vocês certamente vão reconhecê-los nas fotografias) e muitos outros. Até que tenha tempo (vou dormir pois já são duas da matina) você pode ver algumas fotos que disponibilizei num web-album bem tosco (vêm num desses softwares de máquina digital).

http://www.cfugsp.com.br/fotos/20040519/


Mais um gigolô!

Prezados(as) leitores(as), o CFGIGOLÔ tem um novo colaborador: Douglas Camargo Leal, que se junta a mim e ao Terracini na árdua tarefa de manter este blog. Douglas é um dos profissionais mais bem qualificados que eu conheço em se tratando de ferramentas e soluções Macromedia e TI como um todo. Não vou ficar falando do currículo dele (nem teria espaço), mas quem o conhece sabe que o cara é fera.

Além disso o Douglas é um cara extremamente ligado em tecnologia, daqueles que você bate papo e não vê o tempo voar pois a conversa flue com empolgação e densidade típica dos bons geeks. É destes inúmeros e longos papos que tive a idéia de convidá-o a fazer posts por aqui. Terracini e eu nos sentimos extremamente lisongeados por ele ter aceitado. Sem dúvida alguma vale a pena ler seus posts (que espero ver, apesar da agenda apertada do Douglas). Seja bem vindo Douglas!