Spam via Terra

O servidor de e-mail do Terra recentemente entrou block list http://www.spamhaus.org/xbl/, o que significa que muitos dos e-mails enviados por este provedor, incluindo aí usuários e até mesmo empresas, eram confundidos com o mais puro spam. O Terra entrou em contato com os responsáveis pelo serviço e o servidor já foi removido da lista.

Não é nem necessária explicar como isso é ruim, não é? Aliás, se não me engano, outros provedores já foram momentaneamente bloqueados por listas desse tipo. E na tentavida de conter essa quantidade exacerbada e incontrolável de spam, cada vez mais e mais e-mails legítimos são confundidos com spam. E com cada vez mais serviços bloqueando e-mails, há cada vez mais serviços que verificam se o e-mail é válido.

Um deles, que conheci através do Alex Hubner, é o SPF – Sender Policy Framework, uma extensão do SMTP, que encara todo e-mail como spam, a não ser que prova o contrário, o inverso do ditado “inocente até que prove o contrário”.


One Comment on “Spam via Terra”

  1. Alex Hubner disse:

    Muitos já estão adotando o SPF, porém o número é ainda incipiente, o que obriga provedores do mundo inteiro adotarem uma estratégia híbrida, com vários mecanismos anti-spam combinados. O SPF não é a resposta completa para o problema do spam, mas é, imho, uma das melhores abordagens existentes. Para enviar spam, o spammer teria que ter controle sobre um domínio próprio (significa que ele deveria registrar o domínio só para fazer o spam) e isso limita bastante sua atuação, uma vez que eles não terão a capacidade (e dinheiro para tal), para registrar tantos domínios quanto necessitam para chegar aos níveis de hoje (onde eu, você e qualquer um é um potencial spammer – pois eles usam e-mails de domínios que não são deles).

    Sobre a estratégia SPF: http://spf.pobox.com/
    Sobre o Terra: http://www.terra.com.br/postmaster/