Web 2.0 agora é cachorro morto…

Começo a perceber um movimento engraçado na blogsfera e em listas de discussão: gente que postou, discutiu e propagandeou a Web 2.0, o Second Life (ou qualquer outra coisa do gênero) como sendo o ó do borogodó, algo supimpa, como uma “revolução acontecendo”, blá, blá, blá, anda meio perdida nos últimos meses. O número de críticos aumentou e incluiu pessoas de peso no mercado, da área. Quando gente assim (e não meros blogueiros desconhecidos, como o que vos escreve) começa a perceber (e falar) que de fato todo esse auê ao redor do tema é mera perda de tempo, o povo começa a ouvir (e a imitar, afinal são bons nisso).

Agora, alguns estão dizendo por aí que falar mal da Web 2.0 ou do Second Life é como chutar cachorro morto. E falam como se a obviedade de que não estávamos vendo nenhuma revolução acontecer fosse algo que todos já sabiam… Ué? Quando esses figuras sairam da toca (há pouco tempo, diga-se), leram textinhos viajandões sobre as maravilhas da Web 2.0 e passaram a repeti-la como papagaios e meio que querendo mostrar o quão “plugados nas tendências” estavam, ninguém podia chamá-los de maria-vai-com-as-outras né? Pois bem… Agora as críticas ao conceito de Web 2.0, de SL, etc pararecem ter se tornado enfadonhas, óbvias. Agora são “óbvias” e “batidas”, como se as previsões de revolução e mudanças (a la mãe Dinah) feitas num passado bem recente nunca tivessem existido. Alguns chegaram a remover posts de blogs, talvez querendo dizer: “eu nunca disse que a Web 2.0 era uma coisa de outro mundo”… Aparentemente agora alguns estão começando a concordar (em parte ou na totalidade) com os críticos do conceito. Finalmente a tal da Web 2.0 é um cachorro morto para os maria-vai-com-as-outras…Vai entender.


17 Comments on “Web 2.0 agora é cachorro morto…”

  1. Imigrante disse:

    …E eu que pensei estar demasiadamente “afetado” naquela noite que li uma estória de Web 2.0… Cheguei a diminuir minhas doses diárias… Bah, então realmente estão querendo reinventar a roda!

    Rock ‘n’ roll will never die!
    http://imigrante.blogspot.com

  2. Rafael disse:

    o povo começa a ouvir (e a [B]i[/B]mitar, afinal são bons nisso).

  3. Calebe Aires disse:

    Alex!

    Publico muito sobre “essa” web 2.0. Não sou um técnico em informática (tecnologia), sou um usuário “comum” da web que publica o que vejo e gosto nestes sites 2.0, para mim, houve, de certo modo, uma revolução-mudança na web!

    – para mim há uma diferença em como os usuários encaram a web de hoje e a de alguns anos atrás! estou tão errado assim!?

    abraços!?

  4. clayton tenorio disse:

    Para todos nós este comportamento participativo na internet qdo aconteceu realmente foi uma evolução … mas atualmente vêem isso como uma tendência na usabilidade da internet que foi algo natural, conseqüinte.

    Assim como as novas tendências serão surpreendentes pra nós mas se analisarmos naturalmente a evolução destas “novas tendências” vamos ver que são resultados de uma evolução baseada nas necessidades e usabilidades do meio.

    Obs: agora só pra dar um toque fútil heheh não é “ó do borogodó”… é UÓ do borogodó!

  5. Eurico disse:

    No fim o que importa é incentivar/manipular o leitor a participar do site, só que agora todo site que faz isso é web 2.0

    nada demais, apenas uma tendência…

  6. Bruno disse:

    Na minha visão a WEB 2.0 é mais um monte de botões coloridos, a única coisa que realmente mudou é que a web saturou, de pessoas ora repetindo informações ora inventando números.

  7. Bruno disse:

    Na minha visão a WEB 2.0 é mais um monte de botões coloridos, a única coisa que realmente mudou é que a web saturou, de pessoas ora repetindo informações ora inventando números.

  8. O problema não é que a Web 2.0 seja ruim. Muito pelo contrário, seus conceitos são muito bons, desde que aplicados dentro de um contexto útil. Colocar breguetes ajax em um site não o torna “2.0”. E o fato de um site seguir realmente os conceitos da Web 2.0 não faz com que seja um bom site; muito pelo contrário, pode avacalhar a coisa toda. Por outro lado, um site que saiba aproveitar esses conceitos e o faça sem prejuízo ao usuários pode ser um excelente site.

    No fim, 2.0, 1.0 ou 3.1456, tudo depende de se o site é util e agrada a seus usuários ou não.

  9. Monografia AC disse:

    Mais uma vez estamos observando o medo do novo e da democratização afetar as opiniões.

  10. Claudia disse:

    Gostei muito do comentário de Web 2.0, esse mostra link também é muito interessante de uma olhada!
    http://www.cortex-intelligence.com

  11. Rafa disse:

    Não to fazendo nada assim… acho que os sites da web2.0 são mais interativos mas não são tão necessário…

    as pessoas estão fazendo parecer que ou voce tem seu site com conceitos da web2.0 ou estará fora do mercado.

    eu não concordo.

  12. Jefff disse:

    Fala Alex,

    ….. “pela calmaria pensei que O Gigolô tinha deixado a ‘zona’ pra Cafetina eheh.”

    Acho que “eles” acabaram concordando indiretamente com a teoria do Einstein de que “A imaginação é mais importante que o conhecimento”.

    Essas versões e mais versões do que quer que seja, estão para provar que a médio longo prazo que nada mais é do que é produzido imaginação em cima do conhecimento e não uma novidade absoluta. E vou além e digo que dificilmente veremos em vida uma revolução permanente como a revolução industrial. Mas, há quem ganhe muito com a novidade e com o esterótipo da revolução que nesse século também pode ser sinônimo de “bolha”.

    Jeff

  13. danilo disse:

    Eu velei o meu Cachorro na “Lord Cão” eles são nota 10, o meu Cachorro agora só falta falar http://www.lordcao.com.br

  14. Darnell Holden disse:

    qlha7dug9l3eqsss

  15. Everton disse:

    Web 2.0 é algo meio complicado de se entender (pelo menos na minha opinião) porque muitas coisas da Web 2.0 ja estavam sendo feitas muito antes da “invenção” da tal web 2.0, e só porque deram um nome pra isso muito acham que é algo que já existe (que na minha opinião já havia) e outros dizem que é algo “revolucionário”, que nunca existiu, que vai mudar a web, que é algo totalmente inovador e os carambas….vai entender…..a web está em constante mudança, e só porque resolveram dar um nome pra uma dessas mudanças logo ela se tornou algo novo?

  16. Everton disse:

    Realmente….quando começaram a estudar a tal da Web 2.0 era “algo de outro mundo” mas logo viraum que naum há nada demais acontecendo…a web 2.0 vem sido adicionada aos sites a muito tempo e sem que ninguem rotula-se tal site como “Web 2.0”

    Relamente….alguns caras ‘da mídia’ são muito maria-vai-com-as-outras…=S