Frase do dia

“But I’m with you, Sun and MS have completely missed the boat about programming. Verbosity & productivity matter. It’s too bad ruby and python are 100x slower than java/C# (anyone who says otherwise is either selling something or smoking something).”

Veja o post que originou esse comentário acima aqui

Um tanto óbvio que linguagens interpretadas sejam “menos velozes” que as híbridas ou compiladas. Mas será que a velocidade realmente importam? Ou em um mundo onde os requerimentos mudam a cada segundo, e as mudanças precisam ser implementadas cada vez mais rapidamente, a manutenibilidade é um fator mais importante?

É por isso que a frase desse cidadão me chamou atenção. Se eu tenho um pequeno projeto, por que iria desenvolver em Java se com Ruby eu o faço em muito menos tempo? Será que a velocidade, pela quantidade de acessos será um fator crítico? Ainda mais com o barateamento do hardware. O que vai custar mais, o tempo extra para desenvolver em Java um processador mais veloz?

Mesmo com todos os wizards e facilitadores, a Microsoft (por exemplo) ainda está atrás em termos de produtividade das linguagens. Não dá para comprar por exemplo, o tempo (e seus agregados como facilidade, produtividade, etc) de desenvolver um sistema em ASP contra o ColdFusion. Convenhamos.. a sintáxe do ColdFusion dá muita produtividade.


One Comment on “Frase do dia”

  1. claudio disse:

    Comecei programando em cobol nos idos de 1985 e
    apos migrar por clipper, access, Delphin e
    outros.. estou precisando me atualizar ….