Fontes para programação
Publicado; 16/06/2006 Arquivado em: Tecnologia 12 ComentáriosA fonte Courier New, derivada da fonte Courier, é a fonte padrão de programação na maioria das IDEs para Windows. Impressionante utilizar uma fonte de mais de 50 anos na origem para programar! Quando vejo artefatos ou processos antigos, pergunto-me como o mundo ainda não melhorou isso. Passar roupa é uma coisa que já passou da época de ser melhorada e facilitada!
Será que a ciência não evoluiu a ponto de desenvolver uma fonte que não canse tanto a vista, que ofereça uma melhor legibilidade e leiturabilidade (entender o que está escrito, não apenas enxergar)?
Pode ser besteira alterar a fonte de programação.. Não conheço nenhum estudo que diga que programadores desenvolveram mais e com menos erros quando mudaram de fonte, mas dia desses tive mais um exemplo contundente: um “aprendiz” de programação confundiu diversas vezes o caractere ( com {, e não conseguia achar o erro em seu código justamente porque a fonte não favorecia isso!
Já faz um bom tempo que a Courier New deixou de ser a minha fonte padrão de programação. Durante um bom tempo eu usei a ProggyFontSZBP. O palavrão SZBP significa slashed zero and bold punctuation, realmente ótima para programação, monospaced (o espaço ocupado por três letras “i” é o mesmo ocupado por três letras “o”, favorecendo alinhamento e :scanning de texto) identificando bem o que é zero (cortando-o) e o que são “ós”, bem como ressaltar as diferenças entre ponto, vírgula, colchetes, chaves e parênteses – características, aliás, mínimas para uma boa fonte de programação. No site ProggyFonts há uma diversidade de fontes similares, todas ótimas para programação.
Recentemente contudo eu vi uma notícia sobre as novas fontes da Microsoft para o Windows Vista, resultados de muita pesquisa e da necessidade de facilitar a leitura em monitores. É bem capaz que essas fontes se tornem “padrão” em documentos e na Internet, assim como a Times New Roman e Verdana, respectivamente. Nele a fonte Consolas aparece justamente como uma nova fonte para ambientes de desenvolvimento.
Hoje a Consolas é minha fonte de programação padrão (até parece propaganda de TV…). Excelente, limpa, de fácil visualização, distinção das pontuações e caracteres passíveis de confusão. Nas screenshots acima o ClearType (suavização das bordas) está ativa; aliás, a Consolas foi feita para ser utilizada com o ClearType.
A fonte Consolas pode ser baixada do site da Microsoft, para usuários do Visual Studio.
Outras sugestões de fontes de programação podem ser vistas aqui
Atualização: Achei uma referência sobre um estudo da Microsoft Research que programadores conseugiram corrigir mais bugs em um sistema utilizando a Consolas com ClearType (CT) do que a Courier New tradicional, sem CT. Mas infelizmente não achei um link no site da Microsoft que comprovasse esse estudo, e seus resultados.
Eu preciso ter o Visual Studio? Não tem como instalar a fonte sem o pacote? Ou então você poderia disponibilizar ela, em formato otf ou ttf
Excelente dica Fabio! Para quem usa a tecnologia ClearType, sugiro um PowerToy bem interessante que permite fazer ajustes finos na intensidade do ajuste de fonte. É para Windows XP e é de graça:
http://www.microsoft.com/typography/ClearTypePowerToy.mspx
[]’s
Alex
Uso tahoma, que apesar de não ser monoespaçada não me deixa na mão com identação, acho frescura essa busca pela fonte perfeita pra programar.
Interessante esse post Fabio.
Eu uso há um bom tempo a fonte Verdana, por eu considerar a mais legível para programação, principalmente para script.
Já para programar em linguagens de marcação (XML por exemplo), eu uso a System, pois acho q ela deixa o código “mais suave”.
Mas não é só a fonte que deixa o programador exausto, tonalidades de cor também fazem diferênça eu acredito. Mais de boa, eu não consigo programar sem o bom e velho fundo branco =)
[]’s
Fábio
vc não teria o ttf para disponibilizá-lo? Não uso o Studio, mais queria a fonte
É um tanto estranho a Microsoft disponibilizar a fonte apenas para quem tem o Visual Studio se o mesmo tem uma versão gratuíta (o VS Express) – o que significa que qualquer um pode obte-la. Essa fonte (e as demais do link) farão parte inclusive do Windows Vista e do Office 2007.
Eu não vou colocar a fonte aqui por motivos óbvios, mas acredito que ela pode ser facilmente obtida com algumas buscas no Google, como http://www.techtoolblog.com/archives/consolas-as-my-new-ide-font-for-visual-studio-2005 e http://forevergeek.com/windows/new_microsoft_fonts.php
Muito bom esse post Fábio. Só uma pergunta, se puder responder: quanto tempo você levou para desacostumar seu cérebro com essa nova fonte? Você se lembra? Só por curiosidade, ok? Eu vou instalar a fonte Proggy Clean Slashed Zero Bold Punctuation(link para a versão truetype http://www.proggyfonts.com/download/download_bridge.php?get=ProggyCleanSZBP.ttf.zip).
Marco.. é uma pergunta curiosa, mas acho que foi “instantâneo”, no melhor estilo “plug and play”…
Se nao me engano essa ProggyFontSZBP é usada em alguma coisa no Linux eu teria de ver mais de perto pra confirmar num lembro se no x-term ou algum outro tipo de terminal…mas eu tenho certeza que ja usei essa fonte e realmente eh muito melhor do que a Courier.
Abraços
gostaria de se possível o nome da fonte usa na linguagem DOS
Concordo: a verdana é excelente para programação.
Existe uma ciência que estud o desenvolvimento de fontes com objetivos específicos, é a Tipografia.
A fonte Verdana foi criada com uma legibilidade excelente para ser lida com qualidade na tela do computador. Pode se dizer que é a fonte que permite a leitura mais rápida e natual.
É um tanto impressionante ver ainda hoje sites (de notícias!) que usam a Times New Roman para escrever textos longos. Tudo bem, é a fonte padrão utilizada em Jornais… mas a verdana é muito melhor pra ler.
Para Programar utilizo a Raize. Muito boa e monospaced 😉