Fontes para programação

A fonte Courier New, derivada da fonte Courier, é a fonte padrão de programação na maioria das IDEs para Windows. Impressionante utilizar uma fonte de mais de 50 anos na origem para programar! Quando vejo artefatos ou processos antigos, pergunto-me como o mundo ainda não melhorou isso. Passar roupa é uma coisa que já passou da época de ser melhorada e facilitada!

fonte_courier.png

Será que a ciência não evoluiu a ponto de desenvolver uma fonte que não canse tanto a vista, que ofereça uma melhor legibilidade e leiturabilidade (entender o que está escrito, não apenas enxergar)?

Pode ser besteira alterar a fonte de programação.. Não conheço nenhum estudo que diga que programadores desenvolveram mais e com menos erros quando mudaram de fonte, mas dia desses tive mais um exemplo contundente: um “aprendiz” de programação confundiu diversas vezes o caractere ( com {, e não conseguia achar o erro em seu código justamente porque a fonte não favorecia isso!

Já faz um bom tempo que a Courier New deixou de ser a minha fonte padrão de programação. Durante um bom tempo eu usei a ProggyFontSZBP. O palavrão SZBP significa slashed zero and bold punctuation, realmente ótima para programação, monospaced (o espaço ocupado por três letras “i” é o mesmo ocupado por três letras “o”, favorecendo alinhamento e :scanning de texto) identificando bem o que é zero (cortando-o) e o que são “ós”, bem como ressaltar as diferenças entre ponto, vírgula, colchetes, chaves e parênteses – características, aliás, mínimas para uma boa fonte de programação. No site ProggyFonts há uma diversidade de fontes similares, todas ótimas para programação.

fonte_proggy.png

Recentemente contudo eu vi uma notícia sobre as novas fontes da Microsoft para o Windows Vista, resultados de muita pesquisa e da necessidade de facilitar a leitura em monitores. É bem capaz que essas fontes se tornem “padrão” em documentos e na Internet, assim como a Times New Roman e Verdana, respectivamente. Nele a fonte Consolas aparece justamente como uma nova fonte para ambientes de desenvolvimento.

fonte_consolas.png

Hoje a Consolas é minha fonte de programação padrão (até parece propaganda de TV…). Excelente, limpa, de fácil visualização, distinção das pontuações e caracteres passíveis de confusão. Nas screenshots acima o ClearType (suavização das bordas) está ativa; aliás, a Consolas foi feita para ser utilizada com o ClearType.

A fonte Consolas pode ser baixada do site da Microsoft, para usuários do Visual Studio.

Outras sugestões de fontes de programação podem ser vistas aqui

Atualização: Achei uma referência sobre um estudo da Microsoft Research que programadores conseugiram corrigir mais bugs em um sistema utilizando a Consolas com ClearType (CT) do que a Courier New tradicional, sem CT. Mas infelizmente não achei um link no site da Microsoft que comprovasse esse estudo, e seus resultados.


12 Comments on “Fontes para programação”

  1. Eu preciso ter o Visual Studio? Não tem como instalar a fonte sem o pacote? Ou então você poderia disponibilizar ela, em formato otf ou ttf

  2. Alex Hubner disse:

    Excelente dica Fabio! Para quem usa a tecnologia ClearType, sugiro um PowerToy bem interessante que permite fazer ajustes finos na intensidade do ajuste de fonte. É para Windows XP e é de graça:

    http://www.microsoft.com/typography/ClearTypePowerToy.mspx

    []’s
    Alex

  3. Alexei Ramone disse:

    Uso tahoma, que apesar de não ser monoespaçada não me deixa na mão com identação, acho frescura essa busca pela fonte perfeita pra programar.

  4. Jan disse:

    Interessante esse post Fabio.

    Eu uso há um bom tempo a fonte Verdana, por eu considerar a mais legível para programação, principalmente para script.

    Já para programar em linguagens de marcação (XML por exemplo), eu uso a System, pois acho q ela deixa o código “mais suave”.

    Mas não é só a fonte que deixa o programador exausto, tonalidades de cor também fazem diferênça eu acredito. Mais de boa, eu não consigo programar sem o bom e velho fundo branco =)

    []’s

  5. Leonardo disse:

    Fábio
    vc não teria o ttf para disponibilizá-lo? Não uso o Studio, mais queria a fonte

  6. É um tanto estranho a Microsoft disponibilizar a fonte apenas para quem tem o Visual Studio se o mesmo tem uma versão gratuíta (o VS Express) – o que significa que qualquer um pode obte-la. Essa fonte (e as demais do link) farão parte inclusive do Windows Vista e do Office 2007.

    Eu não vou colocar a fonte aqui por motivos óbvios, mas acredito que ela pode ser facilmente obtida com algumas buscas no Google, como http://www.techtoolblog.com/archives/consolas-as-my-new-ide-font-for-visual-studio-2005 e http://forevergeek.com/windows/new_microsoft_fonts.php

  7. Marco Antonio disse:

    Muito bom esse post Fábio. Só uma pergunta, se puder responder: quanto tempo você levou para desacostumar seu cérebro com essa nova fonte? Você se lembra? Só por curiosidade, ok? Eu vou instalar a fonte Proggy Clean Slashed Zero Bold Punctuation(link para a versão truetype http://www.proggyfonts.com/download/download_bridge.php?get=ProggyCleanSZBP.ttf.zip).

  8. Marco.. é uma pergunta curiosa, mas acho que foi “instantâneo”, no melhor estilo “plug and play”…

  9. Lucas Alves disse:

    Se nao me engano essa ProggyFontSZBP é usada em alguma coisa no Linux eu teria de ver mais de perto pra confirmar num lembro se no x-term ou algum outro tipo de terminal…mas eu tenho certeza que ja usei essa fonte e realmente eh muito melhor do que a Courier.

    Abraços

  10. destro77 disse:

    gostaria de se possível o nome da fonte usa na linguagem DOS

  11. Neto disse:

    Concordo: a verdana é excelente para programação.

  12. Marcos Arruda disse:

    Existe uma ciência que estud o desenvolvimento de fontes com objetivos específicos, é a Tipografia.
    A fonte Verdana foi criada com uma legibilidade excelente para ser lida com qualidade na tela do computador. Pode se dizer que é a fonte que permite a leitura mais rápida e natual.

    É um tanto impressionante ver ainda hoje sites (de notícias!) que usam a Times New Roman para escrever textos longos. Tudo bem, é a fonte padrão utilizada em Jornais… mas a verdana é muito melhor pra ler.

    Para Programar utilizo a Raize. Muito boa e monospaced 😉