Mais sobre o Flex 2.0

O recente anúncio do Flex 2 – e seu modelo de licenciamento – e do Flash Player 8.5, poucos dias após o lançamento do Flash Player 8, tem causado burburinhos.

Como já anunciado na Macromedia e aqui mesmo no CFGigolô, a linha do Flex 2 está dividida em cinco elementos: Flex Framework 2, Flex Builder 2, Flex 2 Enterprise Services, Flex 2 Charting Services, e o Flash Player 8.5.

A primeira vista, a Macromedia criou novos produtos, mas o Framework, Enterprise Services e Charting Services hoje são vendidos em apenas um pacote, o Flex 1.5 Presentation Server, que na verdade, sempre conteve duas coisas: um framework para criação de rich internet applications e um conjunto de serviços para prover integração com serviços de backend. Com esse novo modelo, esses pacotes serão vendidos separadamente, separando o framework para o cliente e os serviços de servidor, e acredito que isso realmente contribuirá para a popularização da plataforma e da linguagem.

Flex 2 Framework

O Flex 2 Framework é o que hoje utilizamos para programaticamente criarmos as aplicações em Flex através de sua linguagem declarativa. É o conjunto de componentes, containers, efeitos e afins, possivelmente até mesmo com suporte à Flash Remoting e WebServices.

Flex Builder 2

O Flex Builder 2 nada tem a ver com o Flex Builder 1.5. É um produto completamente novo, baseado no Eclipse, e não mais sob a mesma plataforma do Dreamweaver. Acredito que foi uma ótima jogada da Macromedia, pois o Eclipse, além de já ter se mostrado como uma IDE consistente, fornece uma API para plug-ins que permite que a IDE tenha todos os recursos que você precise para o seu desenvolvimento, e recursos importantes, como integração com CVS e o Ant.

O Flex Builder 2 tem preço estimado de menos de USD$ 1000,00, e o Flex 2 Framework estará embutido dentro dele, de modo que seja possível compilar os arquivos .mxml diretamente através dele.

Como uma IDE de qualidade, terá recursos importantes como color coding, hinting, debugging (breakpoints, watcher, …) e até mesmo um modo design view, como o que existe hoje no Builder 1.5.

A Macromedia dará outro passo importante ao liberar um alpha público, no dia 17 de outubro do Flex Builder 2.

Flex 2 Enterprise Services

O Flex 2 Enterprise Services é hoje a parte de servidor do Flex 1.5, para integração com sistema legados. Dentro o pouco que se sabe desse componente é que trará um modo de automated testing, suporte para transmissão de dados em tempo real, push de dados, sincronização para occasionally connected clients, além de melhorias no protocolo AMF e integração com objetos Java. Será licenciado por CPU.

Flex 2 Charting Services

É um conjunto de componentes para visualização de dados através de gráficos, como o existente no Flex 1.5 Eu não acredito que a Macromedia tenha removido completamente os componentes de gráficos no Flex 2 Framework e deixado os gráficos apenas no Charting Services. Este terá uma API mais aberta e documentada para trabalharmos nos gráficos e customiza-los ainda mais. O Flex 1.5 fornece uma API para estes gráficos, mas não é suficientemente documentada, e talvez não tenha tantos recursos quanto o Flex 2 Charting Services, que será licenciado por desenvolvedor, possivelmente acoplado ao Flex Builder 2.

Flash Player 8.5

Um outro componente muito importante da linha do Flex 2 é o Flash Player 8.5, que será necessário para rodar aplicativos criados sob a plataforma do Flex 2.

O FP 8.5 introduz o ActionScript 3.0, totalmente compatível com o padrão ECMA, e uma nova virtual machine (AVM2, Actionscript Virtual Machine 2), que além de ser de 5 a 10 vezes mais rápida, também consome menos memória. Essa nova virtual machine foi escrita do zero e seu trabalho foi iniciado há mais de 2 anos, concomitantemente com o Flash Player 8.

O Flash Player 8.5 conterá as duas virtual machines: a nova, para AS 3.0, e a anterior (do FP 8.0) para AS 2.0 e AS 1.0, por questões de compatibilidade.

Mais novidades em breve…

Um outro ponto importante é sobre o novo modelo de licença da linha Flex 2 frente a quem já adquiriu o Flex 1.5. Segundo o FAQ no próprio site da Macromedia, as empresas que adquiriram o Flex 1.5 com manutenção receberão o Flex 2 Enterprise Services, bem como uma quantidade de licenças do Flex Builder 2, possivelmente ambos de acordo com a quantidade de licenças adquiridas anteriormente.

As novidades são muitas, e o alpha público, assim como a MAX 2005, responderão muitas mais perguntas e revelarão mais novidades sobre a linha de produtos.