Flash Plataform

Já foi noticiado em vários lugares sobre o lançamento da Plataforma (com “P” maiúsculo) Flash, mas gostaria de comentar algumas coisas.

A “Flash Plataform” nada mais é que a oficialização, em termos de marketing, do discurso RIA que a Macromedia vêm adotando há tempos e, IMHO, o sinal mais claro, desde Abril, de que qual será a estratégia da Adobe no mundo enterprise (alvo de inúmeras discussões por incluir justamente o ColdFusion Server).

Não sei se a Adobe vai manter o nome desta plataforma, mas com certeza a “Plataforma Flash” (tenha o nome que ela tiver depois da concretização da aquisição da Macromedia pela Adobe) mostra claramente qual é o caminho que a Adobe vai adotar com os produtos/soluções adquiridos na compra da Macromedia. O mais interessante é ver que, na base de tudo (vide imagem abaixo), eles colocam a possibilidade de backend mais importantes de hoje: J2EE e .NET. E no que se refere à J2EE, parece-me que o ColdFusion será o caminho adotado como camada de produtividade sob o J2EE.

flash_plataform.jpg

Eu só acho que a Adobe não deveria colocar todas os ovos numa sacola só. Focar em RIA é essencial, mas não devemos esquecer que RIA não é a resposta para todas as aplicações web (nem de longe), por isso não acho (e não creio que a Adobe fará isso) uma boa idéia juntar tudo num mega pacote/solução. É sempre interessante poder usar componentes desta arquitetura/plataforma de forma separada. Por exemplo, se quiser usar PHP, poderei usar o FlashComm, ou usar o ColdFusion para camada de negócios (não importando o front-end) sem ter que atrelá-lo à RIAs.

Para os que estavam preocupados com a “concorrência” interna do Flex com os novos recursos da versão 7 do CFMX, parece que existirá lugar para os dois no novo mundo da Adobe. Seriam ambos incorporados ao produto/solução/plataforma/whatever que venho chamando de “Ria Server”? Seria a “Platforma Flash” uma aproximação à esta abordagem, a esta solução?


One Comment on “Flash Plataform”

  1. Douglas Camargo disse:

    Alex, ótimo post!

    Aos leitores interessados, eu recomendo estes dois links:

    http://www.macromedia.com/platform/ (veja o vídeo)

    http://www.macromedia.com/software/flashplayer/maelstrom/ (uma pincelada sobre a próxima versão do Flash)

    Abraços,

    Doug