Nova Daslu: é a cara do Brasil…

Como morador da Vila Olímpia, aqui em SP, estava há algum tempo querendo comentar sobre isso, e agora achei uma deixa: Favela tem que trabalhar 1 mês para comprar 2 jeans na Daslu. A tão comentada loja da Daslu é, imho, um dos melhores exemplos da cara do nosso país.


A nova loja, que fez hoje o seu “début” para a imprensa, é um oásis de frescura e boçalidade originária da “nata” – aquilo que a gente deve jogar fora no leite por ser gordo demais – cosmopolita e endinheirada do país. Como que refletindo a realidade, a nova loja é cercada, pelos 4 cantos, de “bons” exemplos do nosso país. A começar pelos fundos da loja que, separado por um muro descomunal de alto: uma favela daquelas bem fodidas (e com moradores iguais em sua condição de vida), de barracos de madeira construídos sob o lixo. Na direita, separados por uma avenida (feia pra danar) congestionada e esburacada, lotada de caminhões absolutamente desregulados e motoristas imprudentes – é a marginal pinheiros, o “belo” Rio Pinheiros, um abismo de merda e de poluentes orgânicos e não-orgânicos que, nos dias de calor, te faz ter náuseas e dor de cabeça só de sentir o cheiro (o “bafo”) quente da evaporação de sua superfície (negra/cinza) – o ar condicionado da Daslu deve ter filtros especiais para que sua clientela, seleta, não tenha este choque olfativo durante suas compras. Na parte da frente, o esqueleto de um grande prédio do governo estadual (antiga Eletropaulo – gestões PMDB – Quércia) que foi (obviamente) hiper-faturado, planta inadequada para a zona urbana em que está inserido, e por isso foi deixado pelo meio (sinônimo máximo do disperdício do dinheiro público). Sobra, o lado esquerdo, uma avenida (Funchal), cuja reestruturação foi mais uma das obras eleitoreiras (e onde se gastou tubos de dinheiro) da nossa ex-prefeita… Não há maquiagem ou roupinhas de 15 mil reais que possa esconder isso, é gritante demais.

Daslu, incluindo os clientes – alguns deles famosos, gente de “presença”, de “engajamento” e outros tipinhos globais acéfalos: vocês são a cara do Brasil. Do Brasil da falta de sensibilidade, de noção, da falta de realidade e compromisso com o país. “Creche para funcionários” (veja na notícia linkada acima)… QUÁ QUÁ QUÁ!! Que belo exemplo de comprometimento com o país… A filha do governador era vendedora lá, quais são os outros “funcionários” pobres coitados que trabalham por lá? Da equipe limpeza? Bem, sinto dizer, é um serviço terceirizado.

É sexta-feira e mesmo assim fiquei de mal humor. Veja o filme da matéria (link no começo do post), escute a musiquinha na hora em que reproduzem a animação feita pela loja, e se revolte. É inevitável. Depois do filme surgiu-me uma idéia interessante: fazer uma visita à nova loja. Eu entro pelado e a Deborah plantando bananeira. Vai ser surreal na mesma medida que o local pede.


UPDATE: este post foi feito antes de começarem a pipocar as investigações de que a Daslu é um empreendimento envolvido em diversos crimes fiscais. Uma busca por “Crimes Daslu” no Google é reveladora. Como o assunto se extendeu na forma de comentários, gostaria de deixar algumas palavras que talvez possam elucidar o meu ponto de vista sobre a questão:

Certamente a Daslu não é culpada dos problemas de desigualdade do país. A Daslu é culpada (pelo seu marketing) de se tornar um dos mais recentes ícones da péssima distribuição de renda no nosso país. Não se trata de inveja de ter ou não ter dinheiro. Trata-se de bom senso e respeito à realidade do nosso país. Conhecem aquela coisa de comer sardinha e arrotar caviar? Esta é a Daslu IMHO.

Este assunto é muito extenso para ser tratado apenas num post. A única coisa que posso registrar é que é impossível não ficar chocado com a exposição e o esbanjamento absurdo da nova Daslu e de seus clientes, da mesma maneira que me choca ver a miséria extrema espalhada em nossas ruas. São dois opostos que chocam.

Independente do país, cultuar o luxo, o esbanjamento, a soberba, a extravagância e a luxúria são coisas abomináveis na minha opinião. Cultuar o belo é uma coisa, cultuar o exagero e o dispedício é outra completamente diferente. O que existe de “belo” em gastar R$ 50.000,00 (dos quais U$ 48.000,00 são para pagar “valores” agregados como “status” e “exclusividade”) em compras naquela loja e, ao sair, parar num semáforo (ou sobrevoar, no caso dos mais abastados) gente que mal tem dinheiro para comer?

Tem que ser muito imbecil e desapegado à questões humanas básicas. Tem que ser muito egoísta, tem que ser um crente fervoroso do “Deixe que cada um viva como quer e como pode”. Se morassemos em Oslo, vá lá, mas moramos em São Paulo, Brasil. A miséria é nossa vizinha (de muro) e muitos parecem não se importar com ela (assim como a Daslu o faz). Aliás, é provável que digam: cada um vive do jeito que quer, seja no luxo, seja na miséria.

Lembrando: o problema não é a Daslu. O problema é político, histórico. A questão é: os que “defendem” a Daslu não estariam fazendo coro à este triste legado histórico perpetuando o culto ao próprio umbigo? Faça a sua parte, afinal, você é parte de um todo.

Sinceramente não vejo diferença de qualidade entre uma Levi’s 501 de U$ 99,00 e uma Gucci Jeans de U$ 2.000,0, que não seja o status e a exclusividade de uma e de outra. O caimento é idêntico, o material idem, a beleza idem. Pois eu acho muito mais sensato gastar a diferença entre uma e outra em algo muito mais produtivo e interessante como, por exemplo, pagar um salário decente para seus funcionários. Ou então, financiar uma ONG que combate a corrupção, os maus tratos a animais, a devastação de nossas florestas. Financiar um centro de pesquisas, ajudar um instituto renomado, whatever. Existem mil maneiras de se preparar Neston, invente uma (inteligente, de preferência).

É engraçado ver que a maioria dos clientes da Daslu (pelo menos os que gostam de dizer que o são – afinal, ostentar e mostrar é essencial) são “madamas” que vivem cercadas de empregadas domésticas e serviçais de todo tipo, que recebem apenas o salário mínimo (e nosso salário mínimo é mínimo mesmo). De “madamas” que estão cagando e andando para o problema da desigualdade social e que, como que para “comemorar”, enfeitam seus cachorrinhos com jóias e alimentam-nos com caviar. Aliás, a própria Daslu é contrastante dentro dela mesmo. Quanto ganha uma faxineira (terceirizada) lá dentro? Alguém sabe?

Mas esta é uma mera opinião pessoal. Opinião que dificilmente seria mudada com uma conta bancária mais gorda ou mais magra. Não é aí que reside a crítica ou o inconformismo. É uma questão de cabeça, não de bolso. E é na cabeça, nos atos, no legado que se deixa, na busca por um mundo melhor que está a maturidade que deveríamos realmente buscar, não na conta bancária ou no saciar desejos pessoais torpes como vestir ouro enquanto outros não vestem nada.

E eu, de longe, não sou socialista. Lembre-se: qualquer forma de exagero deve ser condenada simplesmente por não ser saudável. Basta pensar um pouco nisso.


42 Comments on “Nova Daslu: é a cara do Brasil…”

  1. ricardobotelho disse:

    Fala alex blz?

    Gostaria que vc desse uma olhada neste link.
    http://underlinux.com.br/noticia4926.html

    falow alex
    Abraços brother

    Snoutx
    ricardo botelho

  2. Alex Hubner disse:

    O link não funciona. O site está fora do ar desde ontem…

  3. Marco Antonio disse:

    Boa Alex. Grande materia. Eh a cara do Brasil. Brasil onde 1 por cento da populacao concentra mais de 50 por cento da renda. Brasil onde o presidente, que alias teve meu voto, por acreditar na -esperanca que vence o medo- fica agora dando uma de idiota, querendo ignorar uma CPI onde mais de 80 por cento do povo quer ver instalada. Brasil onde o caboclo rouba a floresta amazonica e ainda assim – talvez por isso – consegue se eleger governador neh Mato Grosso! Essa historia de Daslu eh de matar!!!! E o pior de tudo eh saber que teremos eleicao ano que vem e que os candidatos sao todos da mesma laia… um pior que o outro…

  4. Emanuel disse:

    Uma das características mais marcantes do nosso pais infelizmente é a desiguladade sócial. Muito bem representada pela postagem do Alex. Quem me conhece sabe que não uso roupas de grife (a menos que tenha ganhado de presente) e nem gosto de ostentar e nem sou narcisista e muito menos vaidoso. No entanto, como defensor da livre iniciativa e a defensor fervoroso da méritocracia (principalmente por ter vindo de familia pobre que conseguiu melhorar de vida trabalhando) não tenho sentimento de raiva ou indignação nenhuma com a dessa empresa ou de qualquer uma que se destaque e cresça no pais. Revolto-me muito mais quando vejo crianças pedindo dinheiro nos cruzamentos das ruas… essa é o maior indicativo de que o Brasil num mudou nada e nem vai mudar! :o(

  5. Ricardo Fróes disse:

    Sempre entro nesse site e acho bacana a gente debater e discutir os fatos que acontecem no dia a dia. Como não poderia deixar de comentar, acho equivocada a colocação sobre a questão da Daslu. Não tenho nada contra o luxo, acho que a empresária foi ousada sim em contruir esse mega empreendimento, já que o mundo está globalizado. O maior problema do Brasil não está nos jeans de 2.000 reais (compra quem tem dinheiro) e sim na corrupção, na falta de caráter e vergonha na cara dos políticos brasileiros. Claro que a população tem uma certa responsabilidade social, mas fico impressionado com o descaso das pessoas hoje em dia para com o próximo. Ok, vivemos uma realidade mundial baseada no individualismo, egoísmo e tantos ismos que surgem a cada dia. Mas acho que é mais um problema político mesmo. Sou cliente da Daslu, gosto de ir lá, me sinto bem e gosto de luxo. Trabalho em dois empregos (sou advogado e colunista), ganho meu dinheiro de modo honesto e gasto com o que me faz bem. Não sinto culpa. Claro que deve ser deprimente ver de perto essa desigualdade social (é triste sim)! Faço parte de algumas campanhas sociais (de repente para tampar a culpa que devo sentir sem saber). Respeito o ser humano (pelo menos tento)! Mas não acho que a Eliana Tranchesi desrespeita o Brasil. Acho ela uma ótima empresária! As pessoas bem ou mal vão gastar, que seja aqui então. O que eu desprezo são valores mesquinhos, julgamentos precipitados, avareza, egoísmo, preconceitos, etc…normalmente quem desdenha quer comprar! Bem, deixei aqui a minha opinião. Não sou o dono da verdade, mas acho que o Brasil precisa e merece um governo justo, embora utópico, porque já me decepcionei muito com os políticos, que só querem se promover, à todo custo!
    Ricardo Fróes
    ricardofroes11@hotmail.com

  6. Ricardo Fróes disse:

    Pessoal, gostaria de dar uma dica bacana a todos que visitam o site. A Revista BRAVO! deste mês que traz a atriz Marília Pêra na capa, trouxe uma série de reportagens muito bacanas; uma em especial me chamou atenção, a de um texto do Gerald Thomas sobre o Brasil lá fora. Simplesmente genial. Nunca fui lá muito fã do Gerald, mas dessa vez ele se superou. Muito bem escrito. Lobão também foi entrevistado e como sempre, falou o que pensa, muito bem pensado. Hoje em dia pensar está complicado, somos bombardeados a toda hora. Vale a dica!
    Abraços,
    Ricardo Fróes

  7. Emilia Alonso disse:

    Cara…. É isso mesmo, o titulo é na verdade perfeito, pois a Daslu mostra a hipocresia descarada do nosso pais….. E quanto ao local na qual a loja esta instalada tambem reflete nossa situação real onde a Daslu representa o minusculo organismo onde centraliza toda a riqueza tendo a sua volta o lixo, a pobreza, e o descaso politico com o povo brasileiro….

    Saudade da epoca da facul cara….
    Bjs

  8. Giuliana disse:

    Acho vergonhosos para nós brasileiros assistirmos a essa mostra de hipocresia e não fazer nada. Pior ainda é ver o nosso governador de estado, que tem tantas coisas ainda para fazer, prestando-se a esse papel. Talvez se ao invés de ficar badalando em coquetéis de abertura de lojas de luxo ele se preocupasse mais com a segurança pública, com o desemprego, com a saúde, o Brasil pudesse um dia vir a ter alguma cara com sorriso.

  9. José Rodrigues disse:

    Sobre a Daslu.

    O problema não é dá 15 mil num vestido John Galliano ou 5 mil em calças jeans Dolce & Gabbana. Os “ricaços” que frequentam a Daslu devem pagar seus impostos (sonegando aqui e ali, infelizmente nada é perfeito)e é aí que mora o problema: o dinheiro dos impostos deveria ser usado para remoção de favelas (como a que fica atrás dos “muros” da Daslu). Deveria ser utilizado também para despoluir o “rio” Pinheiros e tantos outros pelo Brasil. O cidadão comum que paga impostos já deveria ter entrado há muito tempo no Ministério Público com pedido para verificar quanto foi aprovado (dinheiro) para a construção do tal prédio da Eletropaulo (e tantos outros pelo Brasil) e porque a obra parou ou seja, exigir uma prestação de contas pois trata-se de impostos que pagamos todo santo dia.
    O problema não é a Daslu e sim o povo que tá pagando impostos e não exige, cobra, pede retorno (hospitais decentes, educação de 1a, moradia adequada, etc) para seu suor sagrado: o dinheiro que pagamos os impostos.

  10. Karen disse:

    Essa é a primeira vez que visito esse site, e achei muito interessante o comentario do Alex Hubner.
    Mas não concordo em criticar a “Daslu”, pois acho que o problema nao está na construção da loja,(o dono dela pode construi-la onde bem entender),mas sim, no governo que nao está preocupado com a forte imagem de desigualdade que ficou mais evidente com a construção da loja.
    A Daslu está muito longe de ser a cara do Brasil, país esse em que um simples muro separa os dois lados da realidade…De um lado…cercado por todo o luxo, com uma sofisticada arquitetura, empresarios e famosos se deslumbram comprando sua calças de 5 mil reais..suas bolsas de 35 mil…enquanto mais embaixo, uma familia de 7 pessoas sao obrigadas a viverem com um salario(e quando ele existe!) de R$300,00.
    A questao é..onde está o problema?
    Naquele que compra uma bolsa “carissima”, ou nos politicos(seja ele o presidente, deputado,senador)??
    É evidente a falta de vergonha desses politicos…que entra governo, sai governo e a pobreza, a desigualdade só aumenta.

  11. Cristina disse:

    NO CU DA DASLU!

  12. Elisangela disse:

    Oi Alex,

    Eu trabalho aqui no Brooklin, especificamente na Berrini, e estava comentando justamente sobre isso com minhas amigas na hora do almoço, que eu acho um absurdo essa ostentação dos novos ricos e milionarios! sabendo que o país está numa crise terrível, onde tem tantos miseráveis, não tendo nem o que comer e nem o básico que é a água, e esses inúteis gastando dinheiro com mediocridades. Sabe? até questionei pra mim mesma, se o que estava sentindo era inveja? mas não é isso, pq tenho um bebê de apenas 5 meses, e vou no Brás comprar roupas mais baratas pra ele, quero abrir uma cta poupança para o futuro dele, e mesmo assim tenho que ver a possibilidade de sobrar uma grana.
    é realmente revoltante.
    – Gostaria de fazer apenas uma obs., qdo eu disse sobre sobre os miseráveis não ter o basico que é a água para beber, é pq enquanto eu estava gravida no ano passado nos primeiros meses de gravidez, fomos entre amigos, no centro de SP, distribuir agasalhos e comida aos mendigos e a primeira coisa que eles pediam era simplesmente água. Isso é muito triste!!!!!!!
    Elisangela

  13. Adriana disse:

    Tomara que o novo escandâlo feche esse lixo de loja. Mais uma derrota dos que abusam dos animais…=)*

  14. Gina Lolobrígida. disse:

    Holla Alex!

    Creio que seu pensamento está um pouco retrógrado. A DASLU não tem culpa nenhuma se você ou quaisquer outros que estejam lendo estas palavras, não possuirem dinheiro para comprar suas peças.
    Cada qual usa seu dinheiro da forma que acha melhor. Ao invés de vocês estarem preocupados com os preços (altos pra vocês) da maravilhosa DASLU, deveriam ocupar seu tempo procurando fazer algo para alcançar um patamar tão ou mais alto que o da Boutique em questão.
    Milhares de pessoas no planeta possuem condições financeiras melhor que a nossa, mas isto não quer dizer que temos que odiá-las ou querer sua destruição. Sabe porque? Isto seria um sentimento medíocre, vulgarmente conhecido entre os populares como INVEJA. E a inveja é juntamente com o ódio, os piores sentimentos que existem.
    Se eu, ou qualquer pessoa pode usar uma bolsa de 5 mil reais, isto só diz respeito a mim, se você não pode, não é problema meu.
    Preocupe-se com o governo do seu país, e com sua vida, pois ao invés de você estar jogando tempo no lixo criticando uma maravilhosa e impecável Boutique, deveria estar fazendo por onde aumentar sua renda mensal. Falo isto porque vim de um país onde reina a Guerra Civil, e pra mim foi muito mais difícil, mas sempre batalhei e nunca perdi meu tempo criticando ou invejando quem tinha isto ou aquilo. Talvez te falte ainda um pouco de maturidade, mas isto virá com o tempo.
    Batalhe, estude ainda mais, se esforçe e quem sabe um dia você terá condições de ter uma Loja tão maravilhosa quanto a DASLU.
    Não quero aqui ser leviana e ficar apontando culpados para as desigualdades sociais do seu país, mas uma coisa posso garantir: a DASLU não é culpada disto. Quando a DASLU foi criada, já existia, a fome, o desemprego, o analfabetismo, etc, etc e etc…
    Deixe que cada um viva como quer e como pode.

    MATURIDADE JÁ!

    Gina Lolobrígida.

  15. Lorena Stuart disse:

    Senhor Alex e Senhoras e Senhores Queridos, Tudo na vida deve ser verdadeiro e belo, e isto nada tem haver com ostentação.

  16. Alex Hubner disse:

    Gina, certamente a Daslu não é culpada dos problemas. A Daslu é culpada (pelo seu marketing) de se tornar um dos mais recentes ícones da péssima distribuição de renda no nosso país. Não se trata de inveja de ter ou não ter dinheiro. Trata-se de bom senso e respeito à realidade do nosso país. Conhece aquela coisa de comer sardinha e arrotar caviar? Esta é a Daslu IMHO.

    Este assunto é muito extenso para ser tratado apenas num post. A única coisa que posso registrar é que é impossível não ficar chocado com a exposição e o esbanjamento absurdo da nova Daslu e de seus clientes, da mesma maneira que me choca ver a miséria extrema espalhada em nossas ruas. São dois opostos que chocam.

    Independente do país, cultuar o luxo, o esbanjamento, a soberba, a extravagância e a luxúria são coisas abomináveis IMHO. Cultuar o belo é uma coisa, cultuar o exagero e o dispedício é outra completamente diferente. O que existe de “belo” em gastar R$ 50.000,00 (dos quais U$ 48.000,00 são para pagar “valores” agregados como “status” e “exclusividade”) em compras naquela loja e, ao sair, parar num semáforo (ou sobrevoar, no caso dos mais abastados) gente que mal tem dinheiro para comer?

    Tem que ser muito imbecil e desapegado à questões humanas básicas. Tem que ser muito egoísta, tem que ser um crente fervoroso do “Deixe que cada um viva como quer e como pode” que você usou. Se você morasse em Oslo, vá lá, mas você mora em São Paulo minha querida. A miséria é sua vizinha (de muro) e você parece não se importar com ela (assim como a Daslu o faz). Aliás, é provável que diga: cada um vive do jeito que quer, seja no luxo, seja na miséria.

    Lembrando: o problema não é a Daslu. O problema é político, histórico. A questão é: não estaria você fazendo coro à este triste legado histórico perpetuando o culto ao próprio umbigo? Faça a sua parte, afinal, você é parte de um todo.

    Sinceramente não vejo diferença de qualidade entre uma Levi’s 501 de U$ 99,00 e uma Gucci Jeans de U$ 2.000,0, que não seja o status e a exclusividade de uma e de outra. O caimento é idêntico, o material idem, a beleza idem. Pois eu acho muito mais sensato gastar a diferença entre uma e outra em algo muito mais produtivo e interessante como, por exemplo, pagar um salário decente para seus funcionários. Ou então, financiar uma ONG que combate a corrupção, os maus tratos a animais, a devastação de nossas florestas. Financiar um centro de pesquisas, ajudar um instituto renomado, whatever. Existem mil maneiras de se preparar Neston, invente uma (inteligente, de preferência).

    É engraçado ver que a maioria dos clientes da Daslu (pelo menos os que gostam de dizer que o são – afinal, ostentar e mostrar é essencial) são “madamas” que vivem cercadas de empregadas domésticas e serviçais de todo tipo, que recebem apenas o salário mínimo. De “madamas” que estão cagando e andando para o problema da desigualdade social e que, como que para “comemorar”, enfeitam seus cachorrinhos com jóias e alimentam-nos com caviar. Aliás, a própria Daslu é contrastante dentro dela mesmo. Quanto ganha uma faxineira (terceirizada) lá dentro? Alguém sabe?

    Mas esta é uma mera opinião pessoal. Opinião que dificilmente seria mudada com uma conta bancária mais gorda ou mais magra. Não é aí que reside a crítica ou o inconformismo. É uma questão de cabeça, não de bolso. E é na cabeça, nos atos, no legado que se deixa, na busca por um mundo melhor que está a maturidade que deveríamos realmente buscar, não na conta bancária ou no saciar desejos pessoais torpes como vestir ouro enquanto outros não vestem nada.

    E eu, de longe, não sou socialista. Lembre-se: qualquer forma de exagero deve ser condenada simplesmente por não ser saudável. Basta pensar um pouco nisso.

    Mas tudo isso é besteira, afinal, a Daslu sonega impostos, já não merece nem ser discutida – http://www.cfgigolo.com/archives/2005/07/o_preco_da_oste.html e quem é “chique” mesmo não navega na internet e em blogs, manda navegar… hof, hof, hof (risada aristocrática).

  17. Maria Bento disse:

    Gente, eu também as vezes me pego revoltada com tanta desigualdade social,corrupção na politica, violência entre os seres humanos que chega a mosntruosidades, etc…
    Ma existe um Deus olhando tudo isso, e ai de quem não procurar sua própria evolução.
    Existe um universo imenso cheio de maravilhas verdadeiras, que transforma em nada toda essa competição por essas riquezas supérfluas aqui.
    E é isso que eu acredito que devemos procurar

  18. Lucas Ramos Macedo disse:

    Bom,eu como frequentador da daslu,posso afirmar q a mesma eh o endereço maix nobre do paise talvez ate um dos mais nobres do mundo, e eu amo cromprar calsas d lah junto com minha mae,e eu num xei pq tanta revolta,xo por causa d uma lojae qanto a favela nojenta q tem atras,eu quero q os favelados xe fodam.

  19. Lucas Ramos Macedo disse:

    Bom,eu como frequentador da daslu,posso afirmar q a mesma eh o endereço maix nobre do paise talvez ate um dos mais nobres do mundo, e eu amo cromprar calsas d lah junto com minha mae,e eu num xei pq tanta revolta,xo por causa d uma lojae qanto a favela nojenta q tem atras,eu quero q os favelados xe fodam.

  20. maria bonita disse:

    Brega por brega, fico com a iniciativa da Daslu. Pelo menos é uma breguice empregatícia. Já a inveja enrustida contra ricos e famosos só mostra ressentimento de quem gostaria de pertencer ao clube dos happy-few. Quem não se importa com eles – de verdade – emprega a vida fazendo alguma coisa mais produtiva do que gastar língua em falação inócua. Mas que dá ibope malhar rico neste país, dá. Não foi assim que o PT se elegeu – e veja no que deu – ?!!!! MB.

  21. Alex Hubner disse:

    Sonegar impostos é chique pacas! Realmente, coisa de “happy-fews”. Afinal, não é todo mundo que tem a cara de pau dos donos da Daslu.

  22. Cristiano disse:

    Acho simplesmente perda de tempo essas críticas apontadas a uma loja que tem como objetivo atender a clientela mais rica. Quem acha isso absurdo é porque morre de inveja e no fundo no fundo, queria estar lá para comprar e desfrutar do luxo dos produtos oferecidos pela loja. Concordo com a revolta dos mais pobres com a desigualdade social, mas que tal esses mesmos não tratarem de diminuí-la, parando de fazer filho que nem rato, parando de gastar dinheiro em butiquim ou com ingresso todo fim de semana para ver time jogar e parando de perder tempo vendo programas de domingo a noite que debatem sobre o tal jogo, se o tal juiz foi correto ou não em marcar o tal penalti, ou o jogador mereceu ser expulso por aquela falta que, aos olhos de todo mundo, lhes pareceram normal, enfim, e dedicassem esse tempo planejando uma vida melhor do que ficar falando mal dos outros, os ricos. Lembrem-se que Deus criou ricos e pobres e que todo rico, ou quem nasceu em berço de ouro, sempre houve alguém na família que um dia foi pobre, lutou, estudou bastante e conseguiu vencer na vida. Eu também acho desnecessário gastar rios de dinheiro numa peça de roupa, mas quem tem e que quiser gastar, tudo bem… sou de classe média, minha família não é rica, mas se sou fixionado pela riqueza e pelo luxo, devo procurar os meios para me realizar.
    Caso contrário, se ficarmos pensando de outro jeito, então é melhor que a Daslu mude para os bairros nobres, deixando assim os pobres menos frustrados e que os ricos também permaneçam longe.

  23. Johnnie disse:

    “A cara do Brasil”
    (Vicente Barreto e Celso Viáfora)

    “Eu estava esparramado na rede
    Jeca urbanóide de papo pro ar
    Me bateu a pergunta meio à esmo:
    Na verdade, o Brasil o que será?

    O Brasil é o homem que tem sede
    Ou o que vive na seca do sertão?
    Ou será que o Brasil dos dois é o mesmo
    O que vai, é o que vem na contra mão?

    O Brasil é o caboclo sem dinheiro
    Procurando o doutor n’algum lugar
    Ou será o professor Darcy Ribeiro
    Que fugiu do hospital pra se tratar?

    A gente é torto igual a Garrincha e Aleijadinho
    Ninguém precisa consertar
    Se não der certo a gente se virar sozinho
    Decerto então nunca vai dar

    O Brasil é o que tem talher de prata
    Ou aquele que só come com a mão?
    Ou será que o Brasil é o que não come
    O Brasil gordo na contradição?
    O Brasil que bate tambor de lata
    Ou que bate carteira na estação?

    O Brasil é o lixo que consome
    Ou tem nele o maná da criação?
    Brasil Mauro Silva, Dunga e Zinho
    Que é o Brasil zero a zero e campeão
    Ou o Brasil que parou pelo caminho:
    Zico, Sócrates, Júnior e Falcão

    A gente é torto igual a Garrincha e Aleijadinho
    Ninguém precisa consertar
    Se não der certo a gente se virar sozinho
    Decerto então nunca vai dar

    O Brasil é uma foto do Betinho
    Ou um vidro da Favela Naval?
    São os Trens da Alegria de Brasília?
    Ou os trens de Subúrbio da Central?
    Brasil Globo de Roberto Marinho?
    Brasil bairro, Carlinhos Candeal?
    Quem vê, do Vidigal, o mar e as ilhas
    Ou quem das ilhas vê o Vidigal?
    Brasil encharcado, palafita?
    Seco açude sangrado, chapadão?
    Ou será que é uma Avenida Paulista?
    Qual a cara da cara da nação?

    A gente é torto igual a Garrincha e Aleijadinho
    Ninguém precisa consertar
    Se não der certo a gente se virar sozinho
    Decerto então nunca vai dar”

  24. jeff disse:

    “Digo-vos mais uma vez: é mais facil a um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que a um rico entrar para o céu” (Mateus 19, 24).
    Gina, dedique sua vida patética a amealhar fortunas de futilidade elas vão adornar o seu caixão para que os vermes devorem suas entranhas com resplendor. “Façam-se amigos do dinheiro da desonestidade” (lucas 16, 11) a defesa feita a Daslu, nada mais é do que autodefesa daquele que teme pagar com a alma por ser acólito de Mamom (Deus das riquezas)Mt 6.24 “Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar a um e amar o outro, ou há de dedicar-se a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas.”
    imagine se a Gina, possui algum compromisso com sua alma dedicada a riqueza e avareza corre em defesa daqueles que ja em vida sofrem por seus crimes de ganância, afetada, por ver ruir o templo onde pratica sua seita de avareza acólita fiel de Mamom.
    “Todo o homem rico é, ou injusto na sua pessoa, ou herdeiro da injustiça e da injustiça de outros” (Omnis dives aut iniquus est, aut heres iniqui) – São Jerónimo.
    “Uma virgem pode conceber, uma estéril pode dar à luz, um rico pode ser salvo: estes são três milagres nos quais as escrituras sagradas não nos ensinam outra coisa que não seja que Deus é onipotente. Pois é verdade, ao rico do mundo, que a tua salvação não é nada fácil, ela seria impossível se Deus não fosse onipotente.
    pense Gina, e demais acólitos de Mamom, essas palavras atravessaram milênios tentando ensinar o animal homem sobre o verdadeiro tesouro mas vcs são inalcansáveis pelo amor que tem ao dinheiro…são promessas escritas no livro da vida que soam pra vcs como grito de agonia da própria alma vendida · “Ora, aconteceu que o pobre morreu e ele foi levado pelos anjos para o seio de Abraão. O rico morreu também e foi amortalhado no inferno”. – Evangelho de Lucas, 16
    esqueçam o argumento de fanatismo coisa que me considero distante apenas temo a cólera de Deus e suas promessas, não me faço de cego nem surdo.
    “amortalhados no inferno” nada mais justo para quem pôs seu coração no dinheiro assistiu e foi conivente com a miséria e a morte de miseráveis, quer de fome, doença, ignorância, marginalidade, negligência viveu pela ostentação e finge não ver o que está debaixo do nariz… só a paixão pelo luxo individualismo nortea tas pessoas cumplicis entre si … adoradores de Mamom …
    que a maldição se cumpra em vcs amortalhados no inferno.

  25. ricardotorres disse:

    Oi a todos os leitores.
    Sabe eu acho o Bin Laden a pessoa mais infeliz do mundo?
    Porque ele esqueceu de Brasilia.
    Vai Bin Laden deixa o Bush em paz e lembra de nos aqui no Brasil.
    Solta uma duas bombas atomicas em Brasilia.
    ahahahahahahahahhahaha

  26. Alex Hubner disse:

    Eles até que tentaram, mas desistiram. Olha só:

    Documentos mantidos em sigilo pela Polícia Federal do Brasil revelam que a Al Qaeda, de Osama bin Laden, ordenou a execução de um atentado no Brasil. O alvo da ação seria a estátua do Cristo Redentor, um dos símbolos mais conhecidos do Rio de Janeiro.

    Bin Laden destacou dois mujahedins para o seqüestro de um avião que seria lançado contra a “estátua-símbolo dos infiéis cristãos”. Os registros da Polícia Federal dão conta de que os dois terroristas chegaram ao Rio no domingo, 5 de setembro, às 21h47m, num vôo da Air France. A missão começou a sofrer embaraços já no desembarque, quando a bagagem dos muçulmanos foi extraviada,seguindo num vôo para o Paraguai. Após quase seis horas de peregrinação por diversos guichês e dificuldade de comunicação em virtude do inglês ruim, os dois saem do aeroporto, aconselhados por funcionários da Infraero a voltar no dia seguinte, com intérprete. Os dois terroristas apanharam um táxi pirata na saída do aeroporto, sendo que o motorista percebeu que eram estrangeiros e rodou duas horas dando voltas pela cidade, até abandoná-los em lugar ermo da Baixada Fluminense. No trajeto, ele parou o carro e três cúmplices os assaltaram e espancaram. Eles conseguiram ficar com alguns dólares que tinham escondido em cintos próprios para transportar dinheiro e pegaram carona num caminhão que entregava gás. Na segunda-feira, às 7h33m, graças ao Treinamento de guerrilha no Afeganistão, os dois terroristas conseguem chegar a um hotel de Copacabana. Alugaram então um carro e voltaram ao aeroporto, determinados a seqüestrar logo um avião e jogá-lo bem no meio do Cristo Redentor.

    Enfrentam um congestionamento monstro por causa de uma manifestação de estudantes e professores em greve – e ficaram três horas parados na Avenida Brasil, altura de Manguinhos, onde seus relógios são roubados em um arrastão. Às 12h30m, resolvem ir para o centro da cidade e procuram uma casa de câmbio para trocar o pouco que sobrou de dólares. Recebem notas de R$ 100 falsas, dessas que são feitas grosseiramente a partir de notas de R$1. Por fim, às 15h45m chegam ao Tom Jobim para seqüestrar um avião. Os pilotos da VARIG estão em greve por mais salário e menos trabalho. Os controladores de vôo também pararam (querem equiparação com os pilotos). O único avião na pista é da Transbrasil, mas está sem combustível. Aeroviários e passageiros estão acantonados no saguão do aeroporto, tocando pagode e gritando slogans contra o governo. O Batalhão de Choque da PM chega batendo em todos, inclusive nos terroristas. Os árabes são conduzidos à delegacia da Polícia Federal no Aeroporto, acusados de tráfico de drogas, que tiveram plantados papelotes de cocaína nos seus bolsos. Às 18 horas, aproveitando o resgate de presos feito por um esquadrão de bandidos do Comando Vermelho, eles conseguem fugir da delegacia em meio à confusão e ao tiroteio. Às 19h05m, os muçulmanos, ainda ensangüentados, se dirigem ao balcão da VASP para comprar as passagens. Mas o funcionário que lhes vende os bilhetes omite a informação de que os vôos da companhia estão suspensos. Eles, então, discutem entre si: começam a ficar em dúvida se destruir o Rio de Janeiro, no fim das contas, é um ato terrorista ou uma obra de caridade. As 23h30m, sujos, doloridos e mortos de fome, decidem comer alguma coisa no restaurante do Aeroporto. Pedem sanduíches de churrasquinho com queijo de coalho e limonadas. Só na terça-feira, às 4h35m, conseguem se recuperar da intoxicação alimentar de proporções eqüinas, decorrente da ingestão de carne estragada usada nos sanduíches. Foram levados para o Hospital Miguel Couto, depois de terem esperado três horas para que o socorro chegasse e percorresse os hospitais da rede pública até encontrar vaga. No HMC foram atendidos por uma enfermeira feia, grossa, gorda e mal-humorada. Debilitados, só terão alta hospitalar no domingo. Domingo, 18h20h: os homens de Bin Laden saem do hospital e chegam perto do estádio do Maracanã. O Flamengo acabara de perder para o Paraná Clube, por 6×0. A torcida rubro-negra confunde os terroristas com integrantes da galera adversária (que havia ido de Kombi ao Rio) e lhes dá uma surra sem precedentes. O chefe da torcida é um tal de “Pé de Mesa”, que abusa sexualmente deles.

    Às 19h45m, finalmente, são deixados em paz, com dores terríveis pelo corpo, em especial na área proctológica. Ao verem uma barraca de venda de bebida nas proximidades, decidem se embriagar uma vez na vida (mesmo que seja pecado, Alá que se ***a!). Tomam cachaça adulterada com metanol e precisam voltar ao Miguel Couto. Os médicos também diagnosticam gonorréia no setor retofuricular inchado (Pé de Mesa não perdoa!). Segunda-feira, 23h42m: os dois terroristas fogem do Rio escondidos na traseira de um caminhão de eletrodomésticos, assaltado horas depois na Serra das Araras. Desnorteados, famintos, sem poder andar e sentar, eles são levados pela van de uma Ong ligada a direitos humanos para São Paulo. Viajam deitados de lado. Na capital paulista, perambulam o dia todo à cata de comida. Cansados, acabam adormecendo debaixo da marquise de uma loja no Centro. A Polícia Federal ainda não revelou o hospital onde os dois foram internados em estado grave, depois de espancados quase até a morte por um grupo de mata-mendigos. O porta-voz da PF declarou que, depois que os dois saírem da UTI, serão recolhidos no setor de imigrantes ilegais, em Brasília, onde permanecerão até o Ministério da Justiça autorizar a deportação dos dois infelizes, se tiver verba, é claro.

    Os dois consideraram desnecessário terrorismo no Brasil e irão sugerir um convênio para realização, no Rio e São Paulo, de treinamento especializado em caos social para o pessoal da Al Qaeda.

  27. Rafaela disse:

    Nossa a Daslu, é tudo de Bom todas as minhas roupas são de lá, faço o que posso e o que não poço para poder comprar minhas roupas lá CALVIN KLEIN, LOUIS VIUTTON, 1° QUE EU ACHO QUE O NOSSO PAÍS TEM QUE TER QUALIDADES ASSÍM E AS PESSOAS RECLAMAM TANTO DOS ARTISTAS QUE VÃO LÁ PARA COMPRAR, é tudo INVEJA pq não trabalharam o suficiente para poder comprar, e enquanto nas favelas ao invez das pessoas procurarem empregos, elas fazem é roubar, matar, estuprar, por isso, as mulheres cada vez mais tendo mais e mais filhos isso é um absurdo!!!!
    Bjin bjin tchau tchau!!!

  28. Fernando disse:

    Olá, eu concordo com muita coisa que o texto diz.
    No Brasil existe uma diferença absurda de classe social. Enquanto uns ” comem merda” pra sobreviver outros gastam uma fortuna em uma peça de roupa que muitas vezes uma camiseta pode custar um salário de um trabalhador! Revoltante!!
    Eu sou um cara pobre e moro na zona leste de
    São Paulo. Moro em Cohab. Estou desempregado.
    Apesar disso tudo existe o outro lado da moeda.
    A pobreza prevalece neste país, mas existe também o Brasil das pessoas que deram certo. Nosso país não é só miséria. Nós temos que tentar melhorar com nossas próprias pernas, pois se a a gente contimuar reclamando do governo esperando que melhore, isso nunca vai acontecer! Quem é rico tem que comprar mesmo na daslu! Saber por que? Por que todos merecem o melhor!! Não podemos condenar as pessoas que são ricas! Se nós somos pobres a culpa é nossa!!! Temos que ter a competencia de reaizar nossos sonhos ao invés de ficar reclamando e se revoltando. Ninguém tem nada a ver com nosso fracasso financeiro! As pessoas que moram em favelas muitas vezes não fazem nada para melhoras, sempre ficam esperando algum programa do governo! Eu ja vi muito isso! Na cohab que eu moro eu vejo os caras o dia inteito vagabundando na rua sem fazer nada!!! Eu moro no mesmo lugar que eles, mas eu vou a luta, não fico na rua, apesar das dificuldades, tento ter uma vida descente. Não tenho inveja dos ricos, mas quero ser como eles. Já tive algumas oportunidades de comprar na Daslu, gosto e tenho direito de querer coisas boas mesmo sendo pobre.
    Todo mundo merece o melhor, o povo é burro e só sabe reclamar. Vamos estudar e procurar emprego!!!! parem de chorar!!! Somos Adultos! Temos que ser fortes! Todo mundo merece A ” Daslu”
    Quem sabe que no dia que o povo mudar a cabeça, talvez o Brasil tenha a cara da Daslu. Seria um luxo só!!!!!! Lutem sempre!!! Não desista!! Sorte pra todos!

  29. Fernando disse:

    Olá Eu sou Fernando pobre a favor da daslu hehehe. Esqueci meu email é fernandogaroto@ig.com.br Se alguém quiser me mandar um email…

  30. MARIANA CARDIA SOUZA disse:

    NAO TENHO NADA CONTRA A DASLU .E NAO ESPERO NEM UMA INICIATIVA DO GOVERNO E DA SOCIEDADE EM COMBATER DESIGUALDE SOCIAL. VOCE PODE PENSAR QUE SOU PESSIMISTA,MAS NAO SOU , MAS INFELIZMENTE NOS NAO CONVIVEMOS, MAS COM SERES HUMANOS E SIM COM ROBOS.MAQUINAS NAO TEM CORACAO ,SENTIMENTO,AMOR AO PROXIMO.ESSE E O SER HUMANO DO SECULO VINTI UM COM TANTA EVOLUCAO TECNOLOGICA DE MAQUINAS E TANTA MODERNIDADE,AS PESSOAS NAO CONSEQUIRAM EVOLUIR EM AMOR EM BONDADE, MAS SIM EM EGOISMO CRUELDADE,MALDADE.EU AJUDO AS PESSOAS E SEI QUE DEUS TA VENDO E SEI SE UM DIA PRECISAR DE AJUDA DEUS NAO VAI ME NEGAR E COMO DIZ O DITADO TUDO QUE SE PLANTA COLHE.

  31. MARIANA CARDIA SOUZA disse:

    NAO TENHO NADA CONTRA A DASLU .E NAO ESPERO NEM UMA INICIATIVA DO GOVERNO E DA SOCIEDADE EM COMBATER DESIGUALDE SOCIAL. VOCE PODE PENSAR QUE SOU PESSIMISTA,MAS NAO SOU , MAS INFELIZMENTE NOS NAO CONVIVEMOS, MAS COM SERES HUMANOS E SIM COM ROBOS.MAQUINAS NAO TEM CORACAO ,SENTIMENTO,AMOR AO PROXIMO.ESSE E O SER HUMANO DO SECULO VINTI UM COM TANTA EVOLUCAO TECNOLOGICA DE MAQUINAS E TANTA MODERNIDADE,AS PESSOAS NAO CONSEQUIRAM EVOLUIR EM AMOR EM BONDADE, MAS SIM EM EGOISMO CRUELDADE,MALDADE.EU AJUDO AS PESSOAS E SEI QUE DEUS TA VENDO E SEI SE UM DIA PRECISAR DE AJUDA DEUS NAO VAI ME NEGAR E COMO DIZ O DITADO TUDO QUE SE PLANTA COLHE.

  32. NAO TENHO NADA CONTRA A DASLU .E NAO ESPERO NEM UMA INICIATIVA DO GOVERNO E DA SOCIEDADE EM COMBATER DESIGUALDE SOCIAL. VOCE PODE PENSAR QUE SOU PESSIMISTA,MAS NAO SOU , MAS INFELIZMENTE NOS NAO CONVIVEMOS, MAS COM SERES HUMANOS E SIM COM ROBOS.MAQUINAS NAO TEM CORACAO ,SENTIMENTO,AMOR AO PROXIMO.ESSE E O SER HUMANO DO SECULO VINTI UM COM TANTA EVOLUCAO TECNOLOGICA DE MAQUINAS E TANTA MODERNIDADE,AS PESSOAS NAO CONSEQUIRAM EVOLUIR EM AMOR EM BONDADE, MAS SIM EM EGOISMO CRUELDADE,MALDADE.EU AJUDO AS PESSOAS E SEI QUE DEUS TA VENDO E SEI SE UM DIA PRECISAR DE AJUDA DEUS NAO VAI ME NEGAR E COMO DIZ O DITADO TUDO QUE SE PLANTA COLHE.

  33. NAO TENHO NADA CONTRA A DASLU .E NAO ESPERO NEM UMA INICIATIVA DO GOVERNO E DA SOCIEDADE EM COMBATER DESIGUALDE SOCIAL. VOCE PODE PENSAR QUE SOU PESSIMISTA,MAS NAO SOU , MAS INFELIZMENTE NOS NAO CONVIVEMOS, MAS COM SERES HUMANOS E SIM COM ROBOS.MAQUINAS NAO TEM CORACAO ,SENTIMENTO,AMOR AO PROXIMO.ESSE E O SER HUMANO DO SECULO VINTI UM COM TANTA EVOLUCAO TECNOLOGICA DE MAQUINAS E TANTA MODERNIDADE,AS PESSOAS NAO CONSEQUIRAM EVOLUIR EM AMOR EM BONDADE, MAS SIM EM EGOISMO CRUELDADE,MALDADE.EU AJUDO AS PESSOAS E SEI QUE DEUS TA VENDO E SEI SE UM DIA PRECISAR DE AJUDA DEUS NAO VAI ME NEGAR E COMO DIZ O DITADO TUDO QUE SE PLANTA COLHE.

  34. CALILA disse:

    A QUESTÃO É SER CONSCIENTE.E CONSCIÊNCIA NÃO SE COMPRA.NEM MESMO A DASLU VENDE.

  35. Patrícia disse:

    Que ridículos vocês!
    A grande maioria dos ricos que compram na Daslu,
    ganharam o seu dinheiro honestamente, e não devem nada a ninguém!
    Agora só porque vocês não são um deles, começam
    a dizer que o problema do país é a Daslu e as roupas de marca! Tenham dó!
    Então Paris deveria ser um caos, já que é a capital da moda! Muio pelo contrário, a cidade é maravilhosa!
    Vocês querem o quê?
    Que a Daslu seja destruída e que todo o dinheiro
    seja dado para o pobres da favela?
    Pois de nada adiantaria!
    É preciso investir em educação! Aí vão haver mais
    empregos e a população vai ter dinheiro pra comprar na Daslu!
    Vocês não têm idéia do bem que um grande empreendimento como a loja trouxe para o Brasil!
    O capital que está ligado ao mundo da moda é majestoso, e graças à Daslu parte dele veio para o Brasil!
    Vocês querem que os ricos vão comprar roupas no exterior? Porque de um jeito ou de outro eles vão comprar, afinal eles trabalharam para ter do bom e do melhor! E dinheiro serve é pra ser gastado!
    Melhor que seja gasto aqui no Brasil, né?
    Pensem um pouco antes de falar besteira!
    Eu aposto que existe álguem com menos dinheiro que você, que come menos que você, que mora num lugar pior quer você! Que nem tem um computador, e acesso à internet como você! Isso é um absurso!:O
    Quanta desigualdade!
    Doa tudo, vai morar na rua, comendo o lixo alheio e pedindo esmolas! Porque essas pessoas sim! Elas têm o dirito de reclamar! E não vocês seus hipócritas! ¬¬

  36. Luis Carlini disse:

    Mentalidade terceiro mundista.
    Nosso país só irá mudar um dia, quando as pessoas que são contra a empreendimentos como o da DASLU, mudarem essa mentalidade retrógrada. Infelizmente nosso povo só pensa pequeno e é porisso que ainda somos terceiro mundo. Não sou rico, portanto não tenho condições de comprar na DASLU, porém torço para que esse e outros empreendimentos tenham sucesso, pois os que são contra se equecem que eles geram vários empregos, direta e indiretamente, desde a faxineira, copeira, balconista, gerentes etc… E o que dizem das lojas de luxo da Oscar Freire considerada uma das mais sofisticadas do Mundo,que também geram muitos empregos.
    ACORDA BRASIL e deixem dessa demagogia barata.

    Luis

  37. Genario Carvalho disse:

    Concordo plenamente com a opinião do Luis, pois enquanto nosso povo está precisando de emprego esses idiotas, imbecis ,ficam torcendo contra essa Empresária bem sucedida, que está gerando empregos, e amenizando um pouco a pobreza desse país. Não é culpa dela mas sim desses nossos governantes e das pessoas que criticam esses tipos de empreendimentos. Tb não tenho condições de comprar na DASLU, mas torço para que ela tenha sucesso. Vocês que são contra, mudem para o PARAGUAI.

  38. Maricio de Almeida disse:

    DE CERTO ESSE POVINHO, TB É CONTRA EMPREENDIMENTOS COMO MORUMBI SHOOPING, PATIO HIGIENÓPOLIS, SHOOPING IGUATEMI, LOJAS DA OSCAR FREIRE, QUE GERAM MILHARES DE EMPREGO. SUGIRO MUDAREM PARA VENEZUELA, POIS ACHO QUE SÃO ADEPTOS DE HUGO CHAVEZ.

  39. Alex Hubner disse:

    Esclarecimento: os três últimos comentários acima tem como origem o mesmo número de IP (200.169.220.37) e foram feitos por empregados da Petrobras.

    Aparentemente estes (se não forem a mesma pessoa – notem a proximidade nos horários de postagem) foram incapazes de ler todo o post (deve ser porque ele é um pouco extenso) e não entenderam (ou não quiseram entender) os pontos de vista colocados. Contra-argumentam opiniões e pontos de vista que não foram ditos ou defendidos pelo autor do post.

    Sobre o assunto, vale lembrar que o tal empreendimento “gerador de empregos” chamado Daslu está envolvido em diversos crimes, incluindo sonegação e evasão fiscal, contrabando, formação de quadrilha e falso documental, que poderá se transformar em estelionato. De que adianta gerar empregos se você sonega impostos, paga propina para fiscais e fode indiretamente com o país, gerando um prejuízo muito maior que meia dúzia de funcionários terceirizados que se possa subcontratar?

    Aparentemente os funcionários da Petrobras que postaram aqui não parecem sensíveis a esta realidade (de que a Daslu e seus proprietários não são bons exemplos empresariais do país, longe disso). É claro, com o monopólio do petróleo e salário do final do mês garantido pelo governo, para quê iriam se preocupar? O legal é gastar o tempo do trabalho visitando e comentando em blogs!

  40. Marcio A. disse:

    Pessoal, acho perda de tempo ficar discutindo assunto como este. Temos assuntos muito mais interessantes para serem debatidos. A seguir transcrevo um texto de Luiz Nassif, jornalista econômico e político Jornal Est. SP. É longo mais vale apena para refletirmos.

    # TRECHO EDITADO PELO AUTOR DO BLOG. TEXTO FALSAMENTE ATRIBUIDO AO JORNALISTA LUIS NASSIF FOI REMOVIDO – Detalhes disponíveis em: http://z001.ig.com.br/ig/04/39/946471/blig/luisnassif/2006_12.html#post_18728748 #

  41. Luis disse:

    Prezados,

    Nos últimos meses vem circulando um spam atribuído a mim, sob o título “Elite Privilegiada”. Vai contra tudo o que eu penso. Meus leitores habituais sabem disso; os não leitores, não.

    Por isso, solicito a quem puder que divulgue a resposta abaixo aos seus conhecidos. E que sites e publicações em geral, que quiserem, publiquem a resposta como uma maneira de rebater o spam.

    Um abraço,

    Luís Nassif

    Elite Privilegiada
    Por Luís Nassif

    Foi em novembro, enfim,
    Pouco após as eleições
    Que circulou um spam
    Eivado de imperfeições
    No começo, meio e fim.
    Com dose de preconceito,
    De arrogância e mal feito
    Escrito sem muito jeito
    Mas atribuído a mim.

    Como a asa da graúna
    Falava mal do nordeste
    Terra de João Pernambuco
    De Patativa do Agreste
    Do choro que vem dos Turunas
    Do frevo pernambucano
    Do batuque afro-baiano
    De Bomfim, o sergipano,
    Dos sons do sertão e das dunas.

    De quem era o palavreado?
    Pus-me então a imaginar
    Talvez o ectoplasma
    De um rentista secular
    Um dandy afrescalhado
    Que nasceu escravocrata
    Que abusava da mulata
    Que gastou toda a prata
    E terminou estropiado.

    Ou então um senhor de engenho,
    Sem fazenda e compostura
    Guardando dos velhos tempos
    A arrogância e a usura
    E total falta de empenho
    Para assuntos do trabalho,
    Que sempre achou ato falho
    Quem na vida dava o malho
    Atrás da boa procura.

    Lembrei do deslumbramento
    Com que tratavam o Edemar
    Sujeito esperto e tinhoso,
    Um malandro secular.
    De como era um tormento
    Quando dava suas festanças
    Ócio, deslumbre, gastança
    Malandragem e lambança
    De um tempo crepuscular.

    A elite mega-store
    Saia atrás do convite
    Disputando a boca livre
    Arroz de festa de extirpe
    Como um penetra-mór
    Edemar fez muito mais
    Palácio nas marginais
    Rei da elite, ex do cais,
    Soberano do “offshore”

    A elite deu Edemar
    E os esquemas da Daslu
    O povo deu dona Ivone
    Maxixe, choro e lundu
    E o poder de sonhar
    Com uma terra irmã
    Sem essa febre malsã
    Que corrói o amanhã
    Desse elitismo sem par.

    Mas a elite eficiente
    Prescinde da arrogância
    É o empresário e o empregado,
    Que buscam a relevância
    A melhora permanente
    Programas de qualidade,
    Eficiência, lealdade,
    Trabalho e brasilidade
    Olhando sempre em frente.

    Por isso, aqui, nessa hora
    Solicito ajuda vossa
    Para que espalhe o poema
    Esclarecendo a quem possa
    Que esse spam é uma desforra
    Escrito baixo, rasteiro,
    De quem não é brasileiro,
    E passa o ano inteiro,
    Querendo sempre ir à forra.

    Por certo é leitor de “Veja”,
    Um viúvo da Daslu,
    Que arrota camembert
    Depois de comer angu.
    E que o bom Deus o proteja
    Pois sendo tão recalcado
    Só consegue andar de lado
    Falando mal do empregado
    Por mesquinho que isso seja.

  42. Victor disse:

    Pois é país de 3º mundo.
    Pessoas fúteis.
    Realidades absurdas!

    Bem vindo a nossa sociedade humana!