O CFGIGOLÔ agradece a sua leitura, tenha uma boa noite, senhôr…

Um dos meus blogs não técnicos preferidos é o blog do Cris Dias, que aliás é um “CFer” de responsa. Leio-o diariamente e me divirto bastante com os posts ácidos e engraçados, no melhor estilo “Eu mereço” e “Coisas que me tiram do sério“. Devo dizer que este foi um final de semana daqueles típicos para ser blogado numa destas seções do blog do Cris. O vilão? NET Vírtua.

O serviço é muito bom, quando funciona… A conexão até que é honesta e se mantém rápida em todos os momentos, gosto do fato do Vírtua ser DSL (mesma velocidade upload e download). O problema, como já disse, é quando o serviço cai. Ahhh… quando cai. É para sentar e chorar. Eu não tenho certeza, mas acredito que a infraestrutura de cabos da NET é tosquíssima, só serve para enviar sinal de TV mesmo. Me lembro de ter ouvido falar que a Globo comprou maquinário de segunda mão, literalmente restos do que foi usado na década de 80 nos EUA. Até aí também nenhum problema, desde que você não seja enganado por atendentes desqualificados como eu fui neste final de semana.

Nessa sexta-feira, de tarde, o danado saiu do ar. É engraçado porque depois de um tempo você já sabe (pelas luzes do cable modem) se o pau é sério ou não. Era dos sérios. Durante a semana, os “paus sérios” demoram 24 horas para serem resolvidos, porém dessa vez a coisa me tirou do sério. Disseram que o problema estava no meu prédio e que uma equipe técnica já estava no local realizando os reparos e que a conexão voltaria as 18h00. Bem, a meia-noite nada do serviço voltar e o meu zelador me confirma o óbvio: não veio ninguém. Vou dormir emburrado. Sábado, 12h00: “senhor, constatamos um problema em seu prédio senhor. Uma equipe vai estar podendo estar fazendo (eles são os reis do gerúndio…) a manutenção até as 18h00…. peço para o senhor estar aguardando até este horário.”. Bem, nessa hora concluí o óbvio: esses caras não vão mandar uma equipe de conserto só porque UM prédio está com problema… Dito e feito. No sábado mais uma “previsão de retorno” e “mais uma equipe técnica poderia “estar podendo verificar” o que ocorria no meu prédio…. No domingo, idem e até agora a conexão continua fora do ar… Caramba! Custa dizer: “senhor, não podemos estar dizendo isso, mas a verdade é que não vamos poder estar mandando uma equipe de atendimento para o seu prédio no final de semana… Vomos estar abrindo um chamado técnico para visita. Enquanto isso se eu fosse você estaria descansando, estaria podendo cancelar suas obrigações de final de semana e estaria podendo esperar o retorno do “sistema” só para a segunda-feira de noite…”.

Não gosto nem um pouco da Telefônica (telefoníca), por isso peço sugestões de serviço que vão além do famigerado Speedy e do Vírtua. Moro na conhecida “Vila do Silício” (Vila Olímpia), tenho fibra óptica passando na frente de casa e visada para qualquer POP de microondas, mas mesmo assim “disponível apenas para edifícios comerciais, senhor”…


7 Comments on “O CFGIGOLÔ agradece a sua leitura, tenha uma boa noite, senhôr…”

  1. Luiz Rocha disse:

    Alex, o Jean tem usado uma chamada Portal7, que funciona via rádio. Ele, às vezes, reclama do serviço, mas do que o Jean não reclama, certo?

    O serviço deles deve cobrir o “Vale do Silício” aí…

    Tenta lá: http://www.portal7.com.br

  2. *Chuinf*, emocionante saber que sou um ídolo da rabugice, ehehe.

    Como assim Virtua é DSL? Não é cable?

    Certa vez ouvi uma história de alguém que ouviu de alguém que ouviu… que um técnico do Virtua disse que a infra deles não aguenta “esse pessoal que usa Internet o tempo todo”. Pelo hardware deles é pra você usar o serviço quase que como acesso discado: contecta, faz o que tem que fazer e disconecta. É claro que ninguém faz isso…

    PS: enquanto digitava este comentário meu ManiVelox caiu. grrrr… Cara, eu usei cable-internet 3 anos entre EUA e Canadá e NUNCA precisei ligar pro suporte. Se a conexão caiu alguma vez eu não notei.

  3. Luiz Rocha disse:

    Como assim Virtua é DSL? Não é cable?

    Acho que cable é DSL.

  4. Jan Cássio disse:

    Fala Alex, olha eu um dia desses fui buscar uma solução em conexão aqui pra minha casa mesmo mais não encontrei por 2 motivos. Primeiro por que eu moro em residência e segundo por que moro no vale da periferia mesmo ai já viu né, eu me lembro de um tal de Direct Net (directnet.com.br) que disseram para mim que era barato e funcional (via rádio mas vai saber) só que o serviço só cobre apartamentos. Acho que serve para voce. Já o virtua eu não uso nem a pau, um amigo meu que trabalhou de técnico lá disse que não vale a pena pois o serviço é fraco e o equipamento é manufaturado. No fim das contas eu como consumidor frustado não tenho como apelar para coisa melhor “ainda”. Mas como dizem na periferia ” o bagulho é doido e o processo é lento!”. Fazer o q né?

  5. Jonas Galvez disse:

    E eu aqui no fim do mundo, e meu Speedy nunca caiu.

  6. Jean disse:

    Cara, o foda do Speedy a limitação de transferência. Imagina só se eu tivesse isso… No mês passado eu transferi 48 GB!!! HEHEHE
    O Ajato parece ser bem melhor, e diz a lenda que algumas pessoas conseguiram instalar.

  7. Leonardo disse:

    Olá,

    Não sei como encontrei esse blog mais estou aqui.Primeiramente queria explicar que o tipo de comunicação (envio e recebimento de dados que um cable modem ultiliza é DSL, existem também os CM’s que comunicam-se via ADSL,tendo como exemplo o serviço VELOX).Isso que vc falou sobre as luzes é realmente uma forma de diagnosticar se sua conexão está com defeito ou não.Na verdade quando seu cable modem perder a “sincronia” algumas luzes se apagam.O problema pode está relacionado a varias coisas.Para que os dados cheque até sua residência é preciso que ele percorra todo um meio físico (repetidores e cabos instalados nos postes) até chagar em sua resisdência.Esse sinal será separado por um filtro que enviará os dados da internet para o CM e da TV para a TV (por isso não adianta ligar o cabo coaxial no cabo da tv porque o CM não vai funcionar).Ao chegar no cable modem o sinal passa pelo cabo de rede que vai até sua placa ETH.Sua placa comunica-se com seu sistema operacional via DRIVES e assim vc consegue conectar.Então, como podem sugir problemas na sua conexão? Primeiramente pode haver um problema no meio físico e o sinal pode não estar chegando ou se estiver pode estar chegando de forma defeituosa (termo técnico “perdendo pacotes”).Também pode ser um problema de funcionamento do seu cable modem, os melhores CM’s na minha opnião são os da motorola, os CM’s da ERICSSON e WEBSTAR são os mais problemáticos.Saindo do seu CM pode ser que o problema seja no cabo de rede, ele pode estar quebrado ou com mal-contato.Poder ser também problema na placa de rede, nos DRIVES da placa (os drives são responsaveis pela comunicação da seu HARDWARE com seu sistema operacional), ou no SISTEMA OPERACIONAL.Varias pessoas não sabem porem o navegador INTERNET EXPLORER é totalmente instável e inseguro em relação a spywares.Xiiii, o que danado é um SPYWARE? Tipico hospedeiro (não é uma pessoa), ele se instala na sua máquina causando aberturas de popups, falha na conexão e corropimento do sistema operacional.Infelismente os anti-vírus de nada servem é preciso uma ferramenta especial para remove-los.Essas ferramentas chamam-se “anti-spyware” (spybot, ad-ware, spysweeper.Procurem no google que tem =D).Só pra terminar aconselho a todos os usuários de internet que ultilizem o FIREFOX como navegador.O Firefox dispõe de muitos recursos. Entre eles, podemos destacar:

    * Altí­ssima segurança;
    * Navegação por abas;
    * Bloqueador de imagens e pop-up;
    * Busca integrada com o Google e outros mecanismos de busca;
    * Fácil migração do seu navegador atual.
    Qualquer problema podem mandar um e-mail para mim que se estiver ao meu alcance eu ajudo (skyshock@digi.com.br) trabalho na DIGINET/DIGIZAP (#) o maior provedor de internet do RN)
    Um abraço para todos.Até a próxima. =D