SQL Server com ICS

NAT Clients Cannot View Web Sites After You Install SQL 2000 SP2 or SP3 on an RRAS Server

O que aconteceu foi o seguinte: era um servidor interno, que além de servidor de arquivos e servidor de acesso a Internet (utilizando o Internet Connection Sharing do Windows 2000), estava para se tornar um servidor de Intranet, com ColdFusion e SQL Server.

Pois bem. Como toda instalação do SQL Server que se preze, o último service pack e patchs foram instalados. No dia seguinte, todos os usuários (que acessavam a Internet via este servidor) reclamavam da Internet, que estava lenta, que isso, que aquilo. E o acesso à internet no servidor indo de vendo em popa! Raios. E não tinha um padrão: hora a página na máquina do usuário carregava, hora não carregava… Hora apareciam imagens, hora não apareciam. E nem me ocorria pela cabeça de o problema ser o SQL Server; muito menos o service pack.

Após um bom tempo fuçando no Google e no suporte da Microsoft, achei o link acima que ajudou a resolver. O Service Pack 3 (e o 2 também) contém o patch para o vírus Slammer, e a Microsoft, além de corrigir o arquivo que permitia o vírus se espalhar, também “reservou” (pelo Registry) as portas 1433 e 1434, que também acabam sendo usadas pelo ICS.

Fica aí a dica.


2 Comments on “SQL Server com ICS”

  1. Alex Hubner disse:

    Fabião, sentindo saudades do nosso bom e velho Symantec VPN/Appliance com DHCP, firewall, VPN e ainda load balancing!!!? ;o)

    Acabei de atualizar o firmware dele e aquele problema com o cache do IE6 foi resolvido…

    Abraços!
    Alex

  2. É claro! Aquilo sim que era uma beuleza! 🙂