Viagens de conectividade e tecnologia

Sou um leitor assíduo de livros que falam sobre a influência da alta tecnologia e da rede em nossas vidas, especialmente em mudanças de comportamento e relações humanas em geral. Adoro imaginar e sonhar com aplicações para a grande rede que irão modificar nossas vidas muito mais profundamente do que simplesmente transformar a nossa maneira de se comunicar, tal como já está acontecendo. Penso em aplicações “exageradas” como postes conectados e que, quando tivessem suas lâmpadas queimadas, enviassem tal informação à central, tornando simples a sua localização. Algumas outras mais práticas e logo (espero) viáveis tais como ativar o ar-condicionado de casa via PDA ou celular 30 minutos antes de chegar, quando ainda estou preso no trânsito. Ou inda um registro de água e luz que informa automaticamente o consumo à operadora do serviço e também o meu controle de despesas pessoal, sem que eu precise estar em casa para quando o medidor passar ou ter que procurar contas antigas numa gaveta para montar um balancete pessoal.

Algumas dessas “viagens” estão em livros, outras não, mas todas elas são em sua maioria muitíssimo interessantes e perfeitamente possíveis de se imaginar e aceitar quando imaginamos uma proliferação de interconectividade entre as coisas e entre pessoas. Títulos em português sobre o assunto são difíceis de encontrar, mas existem duas exceções que valem a pena: e-Topia e Galaxia da Internet que acabo de devorar. O primeiro é especialmente interessante pois nos dá uma visão das mudanças do ponto de vista de um arquiteto. Para quem gosta de ouvir histórias e vislumbres de infra-estrutura de conectividade, tecnológica, de arranjos nos locais de trabalho, residências e locais de vivência comum vai adorar a leitura. Para aqueles mais voltados ao lado humano (não que o primeiro não o seja), o Galaxia da Internet faz uma análise bastante interessante do que está por vir em termos de relações e interação entre nós seres humanos. Ambos fazem previsões e estas, como sabemos, são furadas muitas vezes. Entretanto é sempre um exercício valioso (considerando que você saiba filtrar informações) ver e conhecer o pensamento de estudiosos sobre o que está acontecendo e o que está por vir.


One Comment on “Viagens de conectividade e tecnologia”

  1. bddsarf disse:

    ntrezm,umsrtm,rstynsnytst rtnyenmhbae m5eny5n nh5eynyny ntn4wjwan6y45a64w6tnmr n yrawe5r4wa w4n3 5rnb5t4w5n ,zbht4zawawrt23rth n n5nt nnz zrtbgdrrztamyhteym,e.