Rumores, rumores…
Publicado; 06/06/2003 Arquivado em: ColdFusion 2 ComentáriosHá uns três dias tenho visto aqui e acolá, alguns rumores que dizem respeito à separação das versões atuais do ColdFusion MX. Matt Liotta, uma das pessoas mais controversas da comunidade de desenvolvedores ColdFusion, fez alguns comentários sobre o assunto em seu blog recentemente. Comentários semelhantes também foram feitos no blog ArcIMS. Em linhas gerais o boato se resume ao seguinte: a Macromedia estaria descontinuando as versões Professional e Enterprise do ColdFusion, bem como a do JRun Server e focando seus esforços num único produto: o ColdFusion for J2EE.
Eu pessoalmente não acredito que a MM iria descontinuar um produto que tem grande “apelo popular” como o ColdFusion “stand-alone”, que é, digamos, “auto-suficiente” pois a instalação do produto é feita de cabo-a-rabo, sem dependência de nenhum recurso externo, exceto o servidor web (IIS, Apache, etc). O ColdFusion for J2EE, para aqueles que usam ou puderam brincar com ele, é relativamente mais complicado de se manusear e gerenciar pois está intimamente ligado ao servidor J2EE usado em questão, que nem sempre é o bom, velho e fácil JRun, que turbina os CFMX Servers “stand-alone” de hoje. Dessa maneira um background em Java, principalmente no gerenciamento de servidores J2EE tais como o Websphere e Tomcat, se faz necessário.
Quem sabe com um installer “idiot-proof”? Eu não sei, continuo achando que essa é mais um daqueles boatos que esporadicamente aparecem. Lembram-se daquela história de Microsoft comprar a Macromedia? Pois é… deu com os burros n’água.
Não deixem de conferir os comentários do pessoal da Macromedia no blog do Matt… (alguns são hilários).
Pelo que eu tenho ouvido, acho muito provável que a Macromedia não produza novas versões do JRun. Tenho vários amigos, programadores Java, que me disseram que as empresas onde eles trabalham estavam migrando de JRun para o Tomcat. O que se diz é que JRun não é bom o suficiente para competir com os servidores J2EE de peso, e tem muitos recursos desnecessários para justificar a substituição do Tomcat. Acho que JRun está perdendo mercado neste ponto.
Quanto ao CFMX Standalone, eu também não acredito que ele deixaria de existir. Talvez seja até possível, a partir da implementação de sistemas de instalação “idiot-proof”, como você disse. E acho que a questão da instalação/manutenção seria problema apenas para os desenvolvedores.
Estou vendo a Sun investir bastante no branding do Java (já ficou sabendo do java.com e java.net?), e gosto da idéia do Java se tornar mais popular do que já é. Por um bom tempo, vi todo o buzzwording do .NET e senti que Java sofreu uma certa ofuscação. Bom saber que a Sun está trabalhando para impedir isso.
Os comentários no blog do Matt são hilários mesmo. O Dowdell é uma figura única na comunidade Macromedia (no sentido negativo!) e o Mike, bem, o Mike só táva fazendo o trabalho dele, é gente boa.
Foi o que eu ouvi e tendo a acreditar, com relação ao JRun. De fato esta é uma terra de gigantes onde talvez a Macromedia não esteja pronta para atuar. A idéia do ColdFusion é excelente: usar o poder destes servidores J2EE com a facilidade do CFML.