Livro: Pense Grande

Seu longo subtítulo – A história de dez empreendedores que concretizaram suas idéias em empresas sólidas e lucrativas trabalhando com persistência e criatividade – descreve exatamente o assunto tratado em “Pense Grande”. É um livro raro, contudo, já que foi concebido e patrocinado pelo Banco Mutiplic em 1989, e oferecido como presente. Hoje pode ser encontrado a venda em sebos.

O livro apresenta dez pequenas estórias de dez grandes empresas, passando das mais tradicionais em casos de sucesso, como Ford e Nestlé, até por menos comentadas, como Romi e Agroceres. São histórias, portanto, que podem ser lidas em diversos outros livros e possivelmente já conhecida de muitas pessoas. Mas o idéia mais marcante do livro, certamente, é a visão da origem da maioria destes empreendimentos.

George Eastman, por exemplo, só foi estudar o processo fotográfico quando, depois de dez ano trabalhando em um banco, resolveu viajar de férias e um amigo inocentemente sugeriu que ele tirasse fotos. Eastman ficou intrigado com as máquinas fotográficas da época que pesavam mais de 100 quilos, e alguns anos mais tarde cunhou o slogan “Você aperta o botão e nós fazemos o resto” na Kodak, revolucionando e popularizando a fotografia (e viabilizando anos mais tarde o cinema, graças ao filme flexível em rolo).

Assim, a partir de um fato aparentemente sem importância, de uma situação do dia a dia, como uma conversa entre amigos, surge um empreendimento de sucesso que mudou o estilo de vida e comportamento das pessoas, e essa é a essência das histórias apresentadas e compiladas nesta excelente leitura.


One Comment on “Livro: Pense Grande”

  1. Ferrucio disse:

    Existem 2 livros chamados pense grande. Um do Donald Trump e outro de Saly Mamede. De qual deles você está falando?