Projeto Rumo: orientando os jovens de hoje para a profissão de amanhã

Durante a semana passada participei de mais um Projeto Rumo, um programa do Rotary que visa orientar os alunos do ensino médio – de escolas privadas e principalmente de escolas públicas – quanto à carreira e cursos acadêmicos. Para tal, convoca um grupo seleto de profissionais das diferentes áreas do conhecimento para irem até as escolas apresentarem e baterem um papo com os alunos. Os profissionais vão para salas distintas, e os alunos escolhem aquelas que eles têm mais interesse, podendo transitar entre elas.

O Rotary é uma organização não governamental que está presente no mundo todo e visa ajudar os demais, seja em sua comunidade local ou com projetos globais, como o PolioPlus, para a erradicação da pólio no mundo. Meu pai é Rotariano e sempre que surge uma oportunidade eu procuro ajudar nos projetos.

O Projeto Rumo que participei desta vez foi em Vinhedo, no interior de São Paulo. Sou formado em Administração, mas desde que me conheço por gente trabalho com computadores e informática, assuntos que conversei com os alunos junto com outro colega profissional de robótica e mecatrônica. Nada mais propício do que usar próprio laboratório de informática para o bate-papo. Sala cheia, apenas uma menina (interessada em robótica!) e muitas dúvidas sobre games, 3d, animação. Eles tinham um conceito distorcido das melhores faculdades, e ficaram espantados ao saber que aqui no Brasil as universidades públicas estão entre as melhores nos cursos de Engenharia e Ciências da Computação.

Foi uma experiência incrível poder ajudar estes jovens e é fascinante vê-los encarar a informática e a tecnologia como meios para que construam “coisas” para ajudar empresas e entreter pessoas.