“Bug no [coloque aqui sua tecnologia, produto, …]!!!!”

Dia desses, quando estava dando uma olhada em fontes de ajuda para o Hibernate, achei uma página indicando como pedir ajuda para o Hubernate.

Essa página indica links interessantes, como demos, documentações, exemplos e dicas (algumas quase óbvias) de como pedir ajudas em listas de discussão. Mas o que mais me chamou atenção foi o ítem Don’t blame Hibernate. 99% of posts titled “bug in Hibernate” are simple user error. This is very annoying for all of us.”.

E realmente isso é procedente. A quantidade de mensagens na lista FlexCoders ou na lista CF-Brasil indicando possíveis bugs nos produtos é enorme, e a maioria delas é por uso incorreto da tecnologia! Já vi “bugs” em que uma determinada propriedade era case sensitive (o que é padrão em ActionScript e linguagens tipadas de programação), “bugs” de variáveis que não podem comecar com letras (o que é comum em muitas linguagens de programação), “bugs” em packages que não podem ter espaço (o que é padrão e completamente aceitável em linguagens como Java e ActionScript), e outros comportamentos completamente comuns que simplesmente eram encarados como bugs por desenvolvedores que não conheciam a tencologia, que não se deram ao trabalho de procurar sobre na documentação ou os piores tipos, os donos da verdade, que subjulgam a tecnologia, os que se acham donos da verdade…

Se não me engano até existiu um site chamado “ColdFusion Bug Hunting” (ou algo assim) cujo objetivo era catalogar os bugs conhecidos no ColdFusion, ainda nas versões 4.5 e 5. A idéia do site era bom, se não fosse o que lá estava cadastrado, que eram todos comportamentos comuns, e os “bugs” eram oriundos de códigos mal escritos.

Portanto (e aqui parafraseio na integra a página do Hibernate), não culpe a tecnologia.