Aumentando a produtividade aumentando os monitores

Assim como as fontes podem trazer produtividade, os monitores também. É um tanto óbvio.. maior monitor, maior resolução, mais espaço para os programas, menos scroll (principalmente na IDE), menos troca de programas, mais código por tela, mais espaço para desenhos, wireframes.. vocês entenderam.

Eu fico inconformado com empresas ou setores de tecnologia que ainda utilizam monitores de 15″ – um absurdo para qualquer desenvolvedor hoje em dia, mas infelizmente, uma prática muito comum. E isso se estende a diversas áreas de desenvolvimento: um DBA com seus softwares de gerenciamento, um desenvolvedor web com a IDE de um lado e o browser do outro, designers, gerentes de projeto, testadores.. todos teriam benefícios incríveis com monitores maiores. E não precisamos radicalizar, dá para começar baixo com monitores CRT; um monitor de 19″ (Samsung por uns R$ 650) ou dois monitores de 17″ (há Samsungs por 350!). O sonho de todo desenvolvedor (e todo gamer) é claro que são monitores LCD de 21, 23 ou 30″, como o da Apple, que além de custarem mais caro, são um susto para os gerentes muquiranas, normalmente convencíveis com estudos que dizem que ele estará economizando…

Aliás, com o lançamento do monitor de 30″ a Apple encomendou um estudo sobre os ganhos de produtividade no novo monitor, que podem chegar a 70%: bons indícios de que o investimento vale – e muito – a pena. Quem manda o link é Marco Antonio Santos, da lista CF-Brasil de um post blog do Pete Freitag sobre esse e outros estudos. A Microsoft também já havia feito um estudo sobre o assunto.

Fica aí a dica para os que prezam pela sanidade de sua equipe e para os desenvolvedores que já não aguentam mais um ambiente “claustrofóbico” de trabalho.

É como diz slogan do Apple Cinema Display: “Big ideas need a big canvas”.