Pela enésima vez.. o Flex 2 é gratuíto!
Publicado; 08/05/2006 Arquivado em: Flex 2 ComentáriosBen Forta dá “uma bronca” no pessoal que está reclamando do preço do Flex 2.
Em primeiro lugar, e isso é uma constatação pessoal, o custo em si não é um problema (nem era no Flex 1.5!) se o benefício for o desejado (já diz a propaganda do MasterCard), ainda mais no mundo corporativo. Em segundo lugar porque o Flex 2 possui uma versão gratuíta. O compilador (que converte códigos MXML e ActionScript para o arquivos .SWF) é gratuíto, assim como o Flex Framework, conjunto de componentes (DataGrid, TabNavigator, etc..). O que a Adobe irá vender, por um preço acessível (umas 1000 doletas), é a IDE do Flex – o Flex Builder, um approach muito similar com o que a Microsoft faz com suas tecnologias (vendendo o VisualStudio).
E mais ainda do que ser gratuíto, qualquer web hosting atual é compatível com Flex 2. Não será mais necessário instalar o Flex Server (a não ser que você queira utilizar os recursos avançados do Flex Data Services para comunicação). O compilador irá gerar o arquivo .swf locamente na máquina do desenvolvedor e basta copiar o arquivo para um servidor.
Mais simples do que isso… só se a aplicação for gerada automaticamente! Tá bem, ainda não é bem assim, mas a Adobe está se esforçando. O ColdFusion MX 7 Flex Connectivity Updater (gratuíto, claro. Cobre de seu hosting provider a instalação dessa atualização no servidor quando a versão final for disponibilizada) que permite que o Flex conecte-se e comunique-se com o servidor ColdFusion via Flash Remoting (tal como seria necessário o Flex Data Services para conectar-se ao Java) e, utilizando o utilizando o ColdFusion Extensions for Flex Builder possibilita que o Flex Builder conecte-se automaticamente ao banco de dados (através do RDS do ColdFusion) e gere pedaços da aplicação, principalmente formulários de cadastro (inserir, visualizar, editar e deletar)! Uma mão na roda, com todo o código Flex e ColdFusion gerado automaticamente.
Para os interessados, vale muito a pena dar uma olhada no Flex 2 Beta 3, disponível agora há pouco no Adobe Labs. E que as RIAs venham de vez!
muito legal estas informações Fábio.
Sabe me dizer se teremos uam versão do Flex Builder para Mac?
Abraços
Flávio, é possível que você possa utilizar o plugin disponibilizado para Windows para instalar em um Eclipse no Mac, mas eu não cheguei a testar isso. Mas ao que consta, haverá sim uma versão completa para Mac, mas ela deve sair um pouco depois que a versão para Windows (assim como o Flash Player para Linux também sairá algum tempo depois do que o para Windows).