E a poupança continua numa boa…

No dia 8/Maio a notícia era de que o lucro do Bradesco nesse trimestre aumentara 27% em relação ao ano anterior, o maior ganho até então. No dia 9 a notícia era de de que o do Itau tinha aumento 28%.

À essa altura eu já me sentia um idiota. É incrível como o lucro desses bancos são tão altos, e crescem em proporções estratoesféricas. E o mais incrível é saber que mais ou menos um quarto desse lucro vem de taxas exorbitantes que estes bancos cobram de seus clientes. É impressionante ser cobrado por serviços que você praticamente não usa! E mais: ser cobrado para emprestar dinheiros para eles, e eles fazerem mais dinheiro, com o seu dinheiro.

E não é que a notícia de hoje é que o lucro do Unibanco no trimestre cresceu quase 30%??

Alguma coisa está errada… ou melhor: ou os Bancos estão fazendo as coisas muito certas, ou nós que somos os otários que estamos alegremente alimentandos o bolso dessas instituições.


8 Comments on “E a poupança continua numa boa…”

  1. Henrique CEBOULA Marino disse:

    Creio que nós somos os idiotas pois não fazemos o mínimo para que isso não ocorra. Veja:
    Quantas vezes vc viu alguém entrar no cheque especial, mesmo sabendo que a taxa cobrada por isso é gigantesca e mesmo sabendo que vc pode tomar empréstimo bem mais barato com uma factory ou qq outra instituição com júros bem mais em conta?
    Quantas pessoas que vc conheçe deixa o dinheiro parado na poupança, ou seja, emprestando dinheiro a 0,7% ao mês enquanto eles reemprestam este dinheiro por, no mínimo, a taxa do CDI (operações de tesouraria)?
    Poderia continuar descrevendo outras tantas ocasiôes em que, por preguiça, comodismo ou falta de informação, nos levam a tomar certas decisôes que, na maioria das vezes, não são as melhores. Mais devemos lembrar que o banco está fazendo o seu papel, ou seja, render cada vez mais!!!

  2. Marcos Placona disse:

    Uma duvida que me surgiu? Um fundo de aplicacao de baixo risco ai no brasil rende quanto ao mes?

    Aqui, o rendimento e de mais ou menos 0.28% mas em compensacao, paga-se no maximo £10 de taxa bancaria ao mes, tire quantos extratos quiser, nao se paga CPMF por quatao alguma, independente do valor que se transfere, o DOC ou TED aqui e de graca e automatico, ou seja, nao e necessario fazer nem um tipo de transacao mirabolante, e a transferencia ocorre no maximo no dia seguinte, senao no mesmo dia a noite se uma transacao for feita ate as 13:00.

    Acaba conpensando os juros de investimento serem um pouco baixos, ja que nao se paga por inumeras coisas que o Brazil cobra

  3. Alex Hubner disse:

    Quanto rende eu não faço a menor idéia (não tenho dinheiro para investir em nada), mas Brasil com Z foi foda… 😉 Pra mim o Placoná virou uma espécie de Supla do mundo CF. You never know man… (com sotaque english fool).

    Vale notar uma coisa: o sistema bancário brasileiro é o mais avançado do mundo, fruto de anos de hiperinflação, onde o dinheiro precisava circular rápido, sem ficar parado. É “case” em todos os lugares (vide a participação dos brasileiros no tal projeto Basileia 2). Não é a toa que grandes bancos dos EUA usam sistemas de empresas brasileiras (mais notavelmente a EverSystems) e estas são regulamentadas/certificadas pelos órgãos financeiros destes governos. Mas meio que para compensar esta qualidade, o BraZil é recordista em impostos sobre qualquer movimentação financeira (seja de míseros mortais com eu, que paga CPMF, seja de grandes investidores)…

  4. Marco Antonio disse:

    Peraí Alex… grandes investidores não pagam o tal do Imposto de Renda que nós, simples mortais, pagamos ao nosso sócio, o gUverno. Agora quero dar minha mão à palmatória hein? Dois caras que como eu, possuem senso crítico de, pelo menos, ver as coisas que estão acontecendo ao nosso redor e protestar. O Alex sempre foi assim, crítico, o Fábio vejo agora. Pensava que no mundo dos geeks só havia cego para o mundo ao nosso redor. Se me permite um comentário: isso é uma vergonha. Num país onde falta dinheiro para a puliça trocar o 3 oitão por uma .45, muitas escolas sequer possuem energia elétrica, etc, ver uma notícia dessas é um despautério. Onde já se viu num país como o nosso essas taxas e esses lucros? E tem mais: não são somente as taxas que permitem aos bancos esse lucro escandaloso, mas nossos impostos, sim, nossos impostos, contribuem com a maior parte do bolo da festa. Afinal, os juros da dívida pública, que já passa de 1 TRIlhão, são pagas com o que? Isso, Joãozinho, com nosso suado dinheiro de impostos. Diante de tudo isso, podemos esperar o que desse país? Eu, o desesperançoso, não espero mais nada dele.

  5. Nicolas Andrade disse:

    Pera ai né também né pra menos, se eles consegiram isso é por que os donos tem visao de mercado e sabem ganhar dinheiro, imagina se todos que comentaram aqui fossem os donos do banco e eu um palhaço brasileiro? Os comentários exisitam?

    É a lei dos mais fortes companheiros nao esqueçam disso.

    Quem é burro, nasceu pra trabalhar pra os mais fortes, os fortes tem MIT tem Harvard e nós temos PUC-SP, Estacio de Sá, 10000 faculdades de 2.4 anos, que ensinam na base de professores sobrinhos, tou falando isso das 1000 das públicas ainda sao louváveis (graças a Deus)

    Tá dado o que eu acho. afinal nao me custa CMPF pra comentar aqui kkk, se fosse no extrato tava lascado.

  6. Beck Novaes disse:

    Enquanto isso…

    O Lula diz que o Brasil não tem pressa para crescer ao mesmo tempo em leva rasteira da Argentina, Venezuela e Bolívia; o governador de SP afirma que a situação está sobre controle depois de mais de 150 mortes; e haja criatividade para tantos “apelidos” para a corrupção Brasileira: Anões do Orçamento, Mensalão, Sangue Suga, etc.

    Se Suzane von Richthofen, Saddam Hussein e Osama Bin Laden fossem julgados pelo congresso Brasileiro eles provavelmente seriam absolvidos.

    Mas o que importa? Todo ano tem carnaval e o Brasil é penta. Além disto, o Brasileiro tem fé. Neste exato momento milhões de pessoas lotam as igrejas rezando por melhores salários. Para quê saber o que significa PIB? Para quê saber o que é a taxa Selic? E daí que a política externa do Governo Lula foi um fracasso total? Deus irá nos ajudar e trará a prosperidade capitalista ao Brasil. Eis o ópio do povo.

  7. Marcos Placona disse:

    Concordo com vc Beck. O povo brasileiro e muito “catequizado” com esse tipo de coisa, e muito acostumado tambem.

    Aquela coisa: “Ahh nao ta tudo bem nao, mas… deixa na mao de Deus”.

    Na boa, eu acredito em Deus, mas dai a deixar tudo nas maos dele, acho q o banquinho de dados dele ja deve estar meio lotado nao? Acho quie ta na hora do brasileiro comecar a correr atras das coisas, e nao so ficar no velho refrao de “deixa a vida me levar”.

    Esses ataques que vem acontecendo em Sao Paulo e mais uma copisa que fugiu do controle, mas ninguem e capaz de “estender a mao pra professora coma regua” e muitio mais facil apontar dedos e dizer que a cul[pa e do governo, na verdade a culpa acaba sendo meio que do povo, que sabe que cada um desses fdps na cadeia custam R$300 por mes, e que todos os CPMF’s, Taxas e etc, vao literalmente pra sustentar o trombadinha que vai assaltar sua casa amanha.

    Por que nao reivindicar isso? “Ahh deixa pra la.. tem que pagar mesmo ne, ja acostumei, alem do mais agora vem a copa do mundo (ou carnaval ou sao joao), e tenho que me concentrar”.

    Sera que esse e mesmo o caminho?

    Odeio dizer isso, mas tenho vergonha do pais que nasci, mas… afinal, sou mais um Brasileiro, e.. pra que me preocupar com isso agora, talvez seremos hexa 😉

  8. Fabiano Souza disse:

    Qual o maior segredo de um grande investidor? e como me torno um se as coisas aqui são tão complicadas que nem mesmo consigo fazer uma aplicação na bolsa de valores.

    Att.

    Fabiano Souza