Meus 2 centavos de desilusão

Vale a pena ler e acompanhar a discussão deste post (especialmente os comentários). Ultimamente ando bem desanimado com as promessas de “Poder e produtividade” que foram feitas quando do lançamento da versão MX/Java do ColdFusion. Tenho a impressão que pouca coisa mudou na adoção da tecnologia de lá para cá (já se foram 4 anos). O CF continuou sendo usado como uma linguagem de script pura e simples (como PHP e ASP), nem tanto como plataforma integrada ao Java ou a qualquer outra coisa mais “enterprise”. Mais do que isso: tenho visto grandes usuários de CF nacionais (tenho até receio de comentar quais) desistindo da plataforma (em sua maioria por problemas de performance) e migrando ou para .NET ou para J2EE, sem considerar o CF como meio termo ou mesmo como “camada de produtividade” sobre J2EE. O que está errado? Estou apenas temporariamente desiludido?

Só o tempo dirá…


7 Comments on “Meus 2 centavos de desilusão”

  1. João Vagner disse:

    Boa tarde Alex,

    Eu acredito na integração entre as linguagens e ferramentas de interação, como php com flash, etc e outras coisas.

    Aguardar algo da Adobe esta me desanimando também, prometeram versões para linux e nada aconteceu… =(

  2. Concordo com você na questão das promessas feitas, e reitero que muitos desses problemas de performance que esses grandes clientes têm enfrentado (e que os pequenos também enfrentam) é oriundo de um código mal escrito e uma arquitetura falha, não do ColdFusion Server.

  3. Ronan disse:

    Alex,

    Interessante o seu post. Até porque ele é totalmente contrário as tradicionais brigas religiosas (PHP X ColfFusion).

    De qualquer forma eu não vejo da mesma forma quando se trata do comentário “Tenho a impressão que pouca coisa mudou na adoção da tecnologia de lá para cá”.

    Penso que a introdução das CFC´s foi uma grande evolução da linguagem.
    Apesar de ser uma inovação básica e praticamente obrigatória (uma vez que fica difícil não se programar orientado a objetos nos dias atuais), ela surgiu após a versão MX, pelo menos até onde eu sei.

    Um outro fator positivo da mudança para a plataforma Java é poder contar com recursos não diretamente disponíveis no ColdFusion, como o tratamento de imagens e outros recursos mais baixo nível, que agora podem ser feitos em Java e acessados quase que nativamente.

    Por outro lado, a sua visão tem um fundamento maior quando começamos analisar algumas alternativas voltadas para o aumento de produtividade, como o “Ruby on Rails”. Talvez a Adobe devesse se inspirar um pouco nisso pra facilitar ainda mais as nossas vidas.

    Quanto ao comentário “O CF continuou sendo usado como uma linguagem de script pura e simples”, acredito que eu não tenha conseguido captar a sua linha pensamento, porque vejo isso como uma coisa boa. E a maior prova disso é o que se tem falado do Flex e os recursos para se gerar formulários Flash no CF7.

    Não estou aqui querendo defender a Adobe/Macromedia, pelo contrário, acho o preço deles muito saldagos para os padrões nacionais (praticamente R$ 15.000,00 por um CF Enterprise), mas mesmo assim eu gosto muito do ColdFusion por tudo o que ele oferece.

    Sinceramente não sei apontar as vantagens e desvantagens do .NET que fizeram seus amigos migrarem do CF para .NET, talvez se você puder citá-las o seu pensamento fique mais claro, mas por enquanto… ainda sou +CF

  4. Luanda disse:

    Primeira vez que entro no seu blog, achei por acaso, procurando outra coisa obvio.

    Mas voce escreve legal
    Parabens.

    ps:perdão mas como nao frequento blogs, e aqui mesmo que deixa esse tipo de msg ?ehhe!

  5. Fernando da Silva Trevisan disse:

    Alex, de certa forma concordo contigo. É triste ver um monte de programadores .Net falando maravilhas da IDE deles e nós, que produzimos em CF, não termos uma IDE específica, com produtividade real…
    O fato da Locaweb (pronto, citei!) não suportar mais CF e o abandono de diversos players não vem afetando os negócios por aqui (continuo vendendo em CF e sem problemas).
    Mas a produtividade… poderia ser melhor, mesmo.
    Abraço!

  6. michelle disse:

    eita, a locaweb nao esta mais aceitando CF ??
    Que coisa!!
    Ainda bem que saí de lá em tempo, eles nunca foram bons suportes para o CF ..

    O seu post é pra pensar mesmo, eu várias vezes já pensei em me dedicar a outra linguagem .. eu só sei CF .. ia começar estudando o ASP, mas o Nunan me disse pra largar daquilo porque CF era a linguagem do futuro … hoje em dia não vejo esse clima de expansão .. tudo se resume a ASP ou PHP , CF eh sempre colocado pra escanteio…

  7. Marco Antonio disse:

    É Alex cá estamos no mesmo barco. Eu também tô bem baleado com relação ao nosso amado CF. Podem dizer que as perspectivas para o produto são boas, que no futuro vai ficar ainda melhor, que isso, que aquilo. Mas a verdade é que, sim, você tem razão, tem gente grande deixando o CF e partindo pra outra linguagem mais “interessante”. A empresa onde estou trabalhando, maior usuário CF no Brasil, está picando a mula para Java. Acredito que equivocadamente, talvez por desconhecimento a fundo das funcionalidades de integração JavaxCF, mas a verdade é dura e crua: bye bye Mr. ColdFusion. Não querem esperar para ver o negócio dar “produtividade”, acho eu.