Player 8.5 e AS3 a grande revolução

Estamos vendo muitas novidades no Flex 2 (depois farei um post sobre isso), mas muitas delas só foram possíveis devido a grande mudança que irá ocorrer com o Flash Player 8.5. A melhora de performance é assustadora, mais de 1900%. Isso mesmo!!!

O que vimos aqui é que a VM do player 8.5 foi totalmente refeita. Do zero mesmo. E a Macromedia admitiu algo muito, mas muito ruim mesmo. Quando desenvolviamos em AS2.0 usando classes, extension, methods etc etc etc, na verdade quando compilávamos nossas aplicações elas eram transformadas para AS1.0 com os famosos prototypes. Alguns já desconfiavam isso mas os próprios desenvolvedores do player admitiram isso.

Assim, eles resolveram escrever tudo. Dessa forma, chega de “gambetas”:

– a linguagem será realmente tipada. Por exemplo, number não poderá ser vazio. A propriedade selectedIndex dos componentes retornará -1 quando nada estiver selecionada e não mais “undefined”;

– não teremos mais EventDispacher;

– teremos erros reais, em tempo de execução;

– teremos reflexão;

– private é private;

– teremos final;

– XML passa a ser nativo. Não precisamos mais x:XML = new XML(). Podemos usar x:XML = (percebam que está sem aspas);

– XPath.

Essa é muito boa: além do MovieClip, teremos outros dois tipos de objetos básico, o Sprite e o Shape. O Sprite é uma espécie de MovieClip mas com apenas 1 frame. Dessa forma, os componentes extendem o Sprite, melhorando drasticamente sua peformance. O Shape ainda não sei o seu objetivo.

Bom, isso só o começo. A mensagem que fica é: VAMOS TER QUE ESTUDAR MUITO… MAS ISSO É MUTO BOM!!!

Abraço!