Pensamentos de um gamer

Gamers Manifesto é, bem, um manifesto de um jogador inveterado inconformado com uma série de coisas nos jogos atuais, e mais ainda com o preço do Playstation 3, estimado em US$ 465,00. Para ter uma base, um Playstation 2 novo hoje pode ser comprado por uns US$ 150,00 (preços nos EUA).

Eu dei uma passada rápida no texto (os aficcionados sintam-se a vontade para lê-lo por inteiro), e eu, que já joguei muito, vi que ele tem razão em uma série de coisas. Isto é, se eu que jogo eventualmente me identifiquei com o que ele falou, imagine quantos outros jogadores também não pensam a mesma coisa?

Na verdade tudo isso para dizer que um dos maiores índices de falha em projetos é não atender a real necessidade dos usuários (me desculpem, mas eu não achei exatamente qual a fonte e a porcentagem exata desta informação).

Isso mostra como é importante a etapa de levantamento de escopo dos projetos e entrevistas com usuários. Por favor, não cometam o gravíssimo erro de fazer essa etapa “nas coxas”. Não afirmo aqui que a Sony e as produtadoras de jogos não planejam, pesquisam e pensam antes de fazer os jogos. Se fosse assim o console e determinados jogos não seriam o sucesso que são. Com certeza elas devem fazer isto – mas trata-se de uma infinidade de consumidores, e é muito difícil atender à expectativa de todos eles – mas sim como é importante fazer esse levantamente correta e detalhadamente, para na hora de implantar o sistema, não faltar recursos na aplicação, nem esta ter recursos desnecessários, não gastar dinheiro à toa, entre outras. São coisas que podem ser evitadas se for o levantamento de escopo funcional e processos for muito bem feito.