Word sabichão

O corretor ortográfico do Word (o mais avançado entre suítes de escritório) de vez enquando te faz rir com as sugestões. Esta, absolutamente sem sentido ou razão (mesmo matemática no texto em questão), me foi dada agora pouco:

word_sugestivo.gif


3 Comments on “Word sabichão”

  1. Luis Barini disse:

    Alex,

    Por incrível que pareça o Word não está tão errado assim, pois na norma culta da língua portuguesa, somente utiliza-se a expressão “cerca de” para números inteiros, já que está expressão significa “aproximadamente”, ou seja, se você já está afirmando que algo é aproximado, não é necessário informar as casas decimais. Por exemplo, “cerca de 12,5 garrafas”, não seria adequado. Repare, que o Word traz essa explicação se você solicitar a gramática e escolher o assistente do Office.
    Eu não sou professor de português, mas acredito que arredondar 45 para 50 é pura frescura do Word, mas… tratando-se da língua portuguesa, não duvido de nada.
    Quer um exemplo, usar a expressão “cerca de” em uma frase com o sentido de tempo aproximado não é adequado, pois neste caso é necessário unir o verbo “haver” com a expressão “cerca de”, ou seja, o correto seria “há cerca de 45 minutos”. A regra é essa, mas na sua frase não vejo como adicionar esse “há”.
    Enfim, dá um crédito para o Word, essa língua é muito complicada…

    Dê uma olhada em:
    http://www.paulohernandes.pro.br/dicas/001/dica089.html#anc

  2. Alex Hubner disse:

    Bem observado Luis!

  3. Muito bom o seu blogue, passei apenas para dar um alô.