Padrões do W3C: Firefox vs. IE

Está rolando um bafafá por aí (TaQ, lista ArqHP, etc etc) sobre uma página no site do Baboo que afirma problemas de renderização do HTML e CSS da página pelo Firefox.

Entretanto, segundo o que verifiquei rapidamente por aí, na verdade é o código que está errado, desse modo, quem renderiza incorretamente é o Internet Explorer, não o Firefox. O site do Baboo, para os que não conhecem, é voltado para a plataforma e produtos da Microsoft, vinculado inclusive ao MSN.

Uma análise do código pode ser vista aqui.

Eu sempre achei o site do Baboo bom, mas isso que aconteceu (eu não sei onde originalmente foi postado, nem se foi por ele), é realmente muito grave. Não sei se foi uma tentativa de ludibriar como estão pintando por aí, mas ele, como profissional, deveria ter investigado corretamente, e isso implica em verificar o que o código propõe, e se os browsers estão cumprindo o proposto, não simplesmente se o código é válido pelo W3C ou não.

Sem contar que ao invés de copiar corretamente (veja o link original aqui), a cópia aparentemente foi mal feita.

O copiado (no site do Baboo, onde ele inclusive coloca o link do original) é renderizado diferente do original, inclusive no Internet Explorer. Ou seja, além de tudo a cópia não faz o proposto. (como consta agora, 03/Maio).

É o que eu acredito, e o Alex sempre comenta por aqui: extremismos, radicalismos e ideologias cegas são horrendas, infundamentadas e improdutivas. Infelizmente, esse tipo de fato e pessoas têm se tornado comum, mas é ainda mais lamentável quando envolve um profissional ou uma entidade conhecida.


7 Comments on “Padrões do W3C: Firefox vs. IE”

  1. Alex Hubner disse:

    O Baboo começou a apelar já faz um tempo. Basta ver este post (e comentários):

    http://www.cfgigolo.com/archives/2004/07/radicalismo_ide.html

    Que inclusive nos fez perder um leitor de peso do blog: o Taq. 😉 Espero que ele tenha lido meu último comentário neste post e lembre-se: critico o modelo de adoção, não o modelo de software, o que já é uma outra história pois seria presunção demais em dizer qual é o melhor modelo. Isso, infelizmente, só o tempo dirá. E enquanto isso, fora os teólogos do apocalipse e essa cambada que prega software como prega religião no oriente médio (uma idéia que o Baboo tentou passar no texto citado, mas de forma errada).

  2. Anderson disse:

    Dias atrás tive problemas com essas diferenças entre IE e Firefox… Estou terminando meu site e ao fazer um box alguns divs de 7px(altura) que eu havia feito ficavam com 10(no IE). O problema acontece quando você define tamanho de fonte para algum elemento pai. Isso é um tanto estranho, porque o DIV em questão não possuía conteúdo. O mesmo problema não ocorre no Firefox.

  3. Dherik disse:

    O Aurélio Minerbo (“Baboo”) tem uma política ditatorial em seu fórum, assim como nas notícias colocadas no portal dele (que omitem informações vitais para entendimento correto e contam “meia-verdade”). No seu fórum, críticas feitas aos produtos Microsoft feito através de mensagens costumam implicar em suspensões e banimentos… ou simplesmente os tópicos “somem” (muitos usuários reclamam disso por lá). Tenho pena de quem depende daquele portal para saber do que acontece com os produtos Microsoft. Recomendo o WinAjuda (www.winajuda.com)

  4. Baboo é um dos maiores “fudders” a serviço da Microsoft. Não dá pra acreditar no que ele diz.

  5. Ney de Oliveira Waszak disse:

    Estou com problemas com o firefox, pois o código no IE está funcionando corretamente, mas no firefox não. Alterei no arquivo “.css” os favores mas não é obedecido, não sei o que fazer se puderem me ajudar eu agradeço.
    O “site” do Baboo também considero, apesar de não ser fã da microsoft e acredito que o artigo escrito tenha a ver com problemas como ese que estou enfrentando.
    Obrigado.

  6. J0K3R disse:

    Bom, realmente o firefox tem problemas com renderização, o firefox é excelente e é o browser que eu uso. Porém, ele tem problemas na renderização; quando alteramos dinâmicamente proporções de dimensão de um elemento, seja largura ou altura e principalmente com relação a fontes ele falha. O fato é que, quando ocorre alguma alteração em “runtime” como por exemplo aumentar o tamanho das fontes ou reposicionar algum elemento, o firefox não renderiza toda tela e sim, apenas aquela região. De certa forma, pode ser melhor, em questão de performance, porém, atrapalha muito quando precisamos de manipulação dinâmica. O IE, ao contrário, renderiza toda tela, a cada pequena mudança efetuada em questão de posicionamento ou tamanho. Notem o evento onresize(), no firefox ele é disparado apenas no objeto window e elemento body, porém no IE qualquer, temos um lista extensa de elementos que suportam o evento onresize(), incluindo entre outros.

    O pior é que ainda não consegui uma solução para forçar o firefox a renderizar toda tela. Tentei criar um absoluto com 100% na altura e largura, dou um “display” e depois “display: none” mas não adianta, as vezes funciona, as vezes não.

    Se alguém tiver uma resposta para esse problema, me avisem, enviem um e-mail para mim (mesmo email do comentário)

    Obrigado.

  7. Leandro disse:

    Isshhh to tendo o mesmo problema, estou com umas divs, onde estou posicionando em pixels relativos, sao dois check box, alternados com uma opção de java, quando um sobre poe o outro devem ficar exatamente no mesmo lugar apenas mudndo de textos , no IE fica extao, mas no fire fox nao entra nos eios por nada, sempre tem uma diferença de dois pixels, ja fiz de tudo , nao vai !!