Flash Remoting no ColdFusion MX 7

Algumas pessoas tiveram e ainda tem problemas ao utilizar o Flash Remoting no ColdFusion MX 7.

A primeira grande mudança é que a versão 7 também já inclui o Flash Remoting MX 2004, com suporte a AS 2.0, e não mais utiliza o NetServices.as. Veja no Release Notes.

Uma outra grande questão, onde, pelo que vi, é onde está a maior parte das dúvidas, é que agora, ao acessar o endereço do gateway do Flash Remoting pelo browser não mais retorna uma página em branco como na versão MX 6, mas é redirecionado para http://servidor/flashservices, que retorna:

404 /flashservices/
/flashservices/

Nesse ponto, é criado uma entrada no arquivo de log flash.log:

"[Flash Remoting MX]->Request received was not Flash-based (not of the binary AMF protocol)."

Sua conexão foi recebida, mas não era do protocolo do Flash Remoting e por questões de segurança o CFMX7 retorna o erro 404.

Um outro ponto, abordado já há algum tempo pelo Forta, é que o ColdFusion pode montar a URL de forma errônea ao adicionar a variávei jsessionid (se esta for utilizada, óbviamente). Ele sugere adicionar um ? ao final, “preparando” a URL para receber a variáveis jsessionid

http://servidor/flashservices/gateway?

Uma outra novidade é que agora há listas de acesso, em que é possível especificar quais componentes do servidor poderão ser acessados via Flash Remoting. O arquivo de configuração desse e de outros recursos (o modo de configuração utilizado na versão 6 não é mais válido), é no arquivo gateway-config.xml. Veja mais informações sobre este arquivo na documentação do ColdFusion.


One Comment on “Flash Remoting no ColdFusion MX 7”

  1. Emanuel disse:

    Fabio,

    Uma questão importante para ajudar a ganhar tempo é quanto ao funcionamento do Flash Remoting no CFMX 7. Tenho visto algumas pessoas tendo dificuldades para fazê-lo funcionar.

    No IIS, parei o serviço Web, executei o bat para remover os conectores e o outro bat para instalar os conectores e passou a funcionar.

    Curiosamente essa tb é a solução para fazer aparecer a opcão de RDS no CF Admin.

    abraços.