Flash Player e Yahoo Toolbar
Publicado; 07/03/2005 Arquivado em: Macromedia 1 comentárioA Macromedia começou (não sei precisamente quando) a oferecer o download da Yahoo Toolbar ao realizar o download do Flash Player.
Alguns sites interpretaram mal e afirmaram que a Macromedia distruibui (efetivamente) a Yahoo Toolbar no download do Flash Player, o que não é exatamente verdade. Ao realizar o download do Flash Player, a opção selecionado por padrão realmente inclui a Yahoo Toolbar, mas é perfeitamente possível, e bem fácil também, instalar somente o Flash Player.
Bem, isso é mercado. Quando você faz do download do Quicktime algumas opções já vêm selecionadas por padrão. Com o Acrobat Reader também. As coisas funcionam assim. Isso é normal. Não é o ideal, mas não é fora do usual.
Eu não acredito que a Macromedia irá comecar a distribuir spywares como sugere o über-slashdot, e não é somente sobre isso que eu queria comentar.
No referido artigo no Slashdot, é possível ver a perda do foco e o desconhecimento do Flash como ambiente de desenvolvimento e facilitadora, em frases como: “Please provide links to good Flash websites.”
O reply mais intrigante foi esse:
“I dislike flash for the reasons you pointed out.
A) not open source. open source is good for me, so closed is worse
B) platform support. Flash will NOT reach the entire world, simply because you must have the flash player, which is unavailable on most platforms (all but the most popular)
C) standardization. There is none. it’s proprietary vendor lock in. There’s no competeing development environments, no competing players
D) breakage of the web. Flash is not the web. therefore, you can’t bookmark it, index it, search it. You can’t look at the code, or make the text bigger, or have your text reader read it because you are blind
Basically, flash is okay for silly games or homestarrunner, but so bad in other ways it’s generally frowned upon by those who are not confused by colors and animation.”
Além de intrigante, idealista, no estilo “não uso se não for open-source”. Além de intrigante, errôneo: o Flash funciona sim em diversas plataformas; a Adobe também tem uma ferramente para gerar Flash; 98% dos web browsers têm alguma versão do Flash Player (algum tipo de “standard” isso deve ser).
Há vários comentários sem conhecimento de causa, encarando o Flash como uma ferramenta de animação e boa somente para fazer joguinhos, como uma afronta à usabilidade e acessibilidade.
Bem, isso é desconhecimento de causa. Não se pode julgar uma pessoa por ela não conhecer. Ninguém é obrigado a conhecer tudo. Mas criticar um produto que não se conhece é igualmente errado.
Pobre mundinho “slashdotted”, tão fechado, tão obtuso. A cada dia que passa vejo que a “”comunidade”” open source está perdendo seu rumo. Qualquer forma de absolutismo deve ser combatida, a começar pelos estressadinhos e sabichões do mundo open source, que acham que só soluções abertas são boas.