Casa de ferreiro, espeto de pau?

Hoje fui chamado no MSN por um amigo para ver algo bastante engraçado e que me fez lembrar as constantes críticas que a “””comunidade””” open source (quem lê meus posts sobre software livre sabe do porquê usar estas três aspas) ao software proprietário e em especial a qualquer pessoa que use software proprietário, como se isso fosse uma estupidez sem tamanho, digna de chacota. Afinal, quem usa software livre é muito mais “fodão” do que quem não usa (nós, os ótarios).

Pois hoje vou fazer o mesmo, só que vou fazer ao contrário… Eis que o Metrô de São Paulo, empresa que é mencionada em 9 de 10 comentários/artigos/posts como um case de sucesso do uso de software livre no Brasil tem seu site hospedado em ASP (isso porque o Metrô está migrando para software livre desde 1997…) e de forma absolutamente má configurada, insegura, bugada, bichada.

Basta acessar qualquer página interna do site para perceber isso. Em especial algumas, cuja extensão foi mudada de .asp para .shtml (talvez para “muquiar” o fato de rodarem ASP?). Basta olhar o código fonte e ver o código ASP, incluindo conexões SQL, caminhos absolutos de arquivos e se bobear, algum login e senha…

Depois dizem que software proprietário é inseguro por ser proprietário… Meus amigos, a velha máxima nunca foi tão verdadeira: não existe software inseguro, existem administradores, usuários inseguros… Na mão de um incompetente, qualquer software é inseguro, ainda mais na mão de quem arrota software livre mas come software proprietário…


2 Comments on “Casa de ferreiro, espeto de pau?”

  1. hugo!!¡♪ disse:

    olá!
    bom preciso de um help.
    cavalo de troia, como faço para poder criar um.
    valeu craker!

  2. voip disse:

    Nada mais correto !! A incompetencia nao sabe o que é proprietário ou não.

    Olavo.