NDA do Blackstone?

Parece que o post sobre a eminência do Blackstone Beta 1 deixou alguns com a pulga atrás da orelha, “preocupados” com o blog e com post…

“Estaria o Alex violando o NDA do programa ao divulgar que o Beta do Blackstone estava (ou está) próximo?”.

A resposta mais simples e direta que tenho é: não. Não estou violando nenhum NDA, tampouco divulgando informação “protegida” por qualquer NDA. Se alguém souber de algo diferente, por favor me avise, de preferência usando o mesmo lugar onde esta informação foi divulgada (aqui, neste blog). Errar é humano, passar rasteira é coisa de tatu.

A eminência do beta 1 do Blackstone é uma informação pública, disponível para qualquer pessoa melhor informada e que tenha o costume ler conteúdo em outro idioma que não o português.


6 Comments on “NDA do Blackstone?”

  1. Luiz Rocha disse:

    Mas a grande graça de um software beta não é ser testado? Pq um beta ficaria às escuras, só para um “público seleto”?

  2. Alex Hubner disse:

    Também acho, mas a Macromedia tem dessas frescuras e mantem seus betas em segredo absoluto, liberando o dito cujo apenas para algumas pessoas…

    Aliás, tenho sérias críticas a isso, o que pode ser comprovado aqui: http://www.cfgigolo.com/archives/2004/05/blackstone_vaza.html e também aqui: http://www.cfgigolo.com/archives/2004/05/flex_updater_1.html

    Ainda sobre o post, vale lembrar um outro do mesmo gênero: http://www.cfgigolo.com/archives/2003/08/preludio.html

  3. Luiz Rocha disse:

    Pô, mas isso é contra-produtivo. Mesmo que o beta seja liberado para um grupo seleto, não é necessário manter ele às escuras.

    Não consigo ver a vantagem em esconder do seu público, seja ele desenvolvedor ou usuário, que uma nova versão está para sair. A gente não está em 1800, o mundo inteiro já sabe o que é um software beta…

  4. Alex Hubner disse:

    Que o beta existe todo mundo sabe, não é mantido em segredo. Existem inclusive detalhes oficiais a respeito do dito cujo http://www.macromedia.com/software/coldfusion/blackstone/, mas botar as mãos no produto propriamente dito, aí é uma outra história…

    Totalmente errada na minha opinião. Nem a paranoica Microsoft faz isso. Este é um ranço da Allaire que a Macromedia infelizmente resolveu adotar. Coisa de projeto militar, manja?

    Báh…

  5. Luiz Rocha disse:

    Manjo sim, infelizmente. Uma coisa é restringir o acesso (concordo com vc que é bobagem), mas sequer poder anunciar o início da fase de testes (liberação do beta), já é demais.

    Não sabia que a Allaire era tão draconica. O mesmo acontece com os outros produtos da Macromedia? Tipo o Dreamweaver, o Flash e etc?

  6. Emanuel disse:

    Eu não acho que vc tenha quebrado nenhuma regra do Non Disclosure deles. E acho que a Macromedia deve realmente se proteger para que os competidores não “roubem” as idéias e novidades que ela pretende lançar com o Blackstone.