Mods and Mobs

Esse post será bem diferente do usual para o CFGIGOLÔ. Seu conteúdo é extenso e não tem nada de ColdFusion, nada de Macromedia. Pegue uma bebida antes de ler. Não é algo que vai te deixar feliz. Tratar de assuntos conflitantes como futebol, religião, política e previsão do tempo é sempre complicado. As pessoas tem suas opiniões, suas paixões, suas ideologias e por ventura seus radicalismos.


Eu moro em São Paulo. Passo diariamente por ruas de grande movimento, como a R. Funchal, a R. da Consolação e a Av. Dr. Arnaldo. Eu tenho acompanhado, de alguns meses para cá, uma considerável piora no trânsito em São Paulo – explicável: muitas avenidas estão em obra e/ou sob reformulações – e de alguns dias para cá na Dr. Arnaldo e na Consolação.

Vou contar uma historinha. Na Dr. Arnaldo havia uma faixa exclusiva para aqueles que, vindo da Dr. Arnaldo entrassem direto na Consolação, sem semáforo ou outros veículos atrapalhando. O fluxo era contínuo. Em ocasiões de maior movimento, sim, ficava devagar, mas o fluxo prosseguia, afinal, a faixa era de passagem livre entre duas grandes e movimentas vias.

São Paulo tem um problema grave de trânsito. Uma das soluções foi a tentativa de priorização do transporte coletivo, no qual se enquadra o corredor de ônibus. Corredor de ônibus não é, nada mais, nada menos do que mudar os ônibus que andavam em todas as faixas das ruas, e com os pontos à direita, para uma faixa exclusiva de ônibus, com os pontos à esquerda. Veja que há uma faixa exclusiva para ônibus, mas esta não é a única faixa onde eles podem transitar. Ainda há ônibus nas demais faixas. Não estamos na Inglaterra. Continuamos dirigindo na esquerda. Carros ainda vão para esquerda. E ônibus ainda vão para a direita. Por conta disso é comum ver carros tentando dobrar à esquerda sem sucesso e ônibus literalmente atravessados em avenidas tentando chegar ao outro lado.

A Consolação é uma via importante, que liga, junto com a Dr. Arnaldo, a Zona Oeste ao Centro. Não poderia ser diferente, e a Consolação ganhou um corredor de ônibus novinho em folha, todo pintada, com algumas novas árvores e florzinhas bonitinhas. Aquela faixa exclusiva – que era na esquerda – que havia para todos, inclusive ônibus, saírem da Dr. Arnaldo e entrarem na Consolação agora é faixa exclusiva dos ônibus. E tem semáforo! Os “bumba” agora vêm da esquerda e tanto continuam na esquerda, mantendo-se na Consolação ou atravessam esse complexo viário para entrarem na Paulista. Fluxo contínuo? Pra que?

O resultado não poderia ser mais desastroso. A Consolação se liga à Dr. Arnaldo, que se liga à Heitor Penteado, que se liga à Cerro Corá. Isto é, do Centro se chega a Lapa com essas quatro grandes ruas e vários quilômetros. Todas as citadas vão nos dois sentidos – centro-bairro e vice-versa. Eu por sorte, quando vejo essa situação, estou no sentido centro-bairro, o que é um pouco menos pior (no horário que eu passo), mas acompanho, observando do outro lado da pista, lliteralmente parado – e sem expectativas de movimento – do fim da Consolação até o meio de Heitor Penteado. E só vejo até o meio porque eu acabo virando em um determinado retorno para tomar o meu caminho. Mas não me surpreenderia ao ver até um pedacinho da Cerro Corá parado.

“Ah, mas 18:30 tem trânsito em todo lugar da cidade”. Humpf… Eu notei isso as 15:30 de uma quinta-feira. (E 17:00 de uma quarta, 18:00 de uma terça, 16:00 de uma segunda…)

É claro que não é culpa APENAS da faixa que tornava o fluxo contínuo. Deve ter havido outras mudanças, como tempo de semáforo, que eu não notei, que ajudaram ou pioraram. A uma equipe que tem o encargo de analisar essas obras.

Você conhece algum engenheiro? Ele é meio zureta? Abobado? Matematicamente analfabeto? E ele sabe fazer contas? Sabe calcular? Sabe pensar? É perspicaz? Alguém me responda como os engenheiros de tráfego da CET – que é a Companhia de Engenheria de Tráfego – deixa uma coisa dessas acontecer? Eles não sabem fazer contas? Eles não tem estatísticas? Eles não simularam? Eles não pensaram no que iria acontecer?

Veja: eu não estou criticando os corredores de ônibus. Talvez eles até sejam uma boa idéia e funcionem muito bem em algumas avenidas. Ninguém deveria esperar que essa fosse a solução de todos os problemas. Mas piorar ainda mais só pode ser brincadeira… Estou criticando a falta de competência dos engenheiros de tráfego que estão envolvidos nessas mudanças por toda a cidade. Até a indústria de multas é melhor geenciada.

De flashmobs eu lembrei. Quem se lembra disso? Eu não acompanhei muito a fundo essa forma de mobilização sem motivo aparente e algumas vezes em prol do nada. “É só os motoristas ignorarem a mudança e fazerem como antes, quando a situação era menos pior”.

Não sei exatamente o que são esses flashmobs, não sei em prol do que eram feitos, qual era a utilidade, se obteram os resultados que almejavam. Enfim, estou falando do que não conheço. Mas eu conheço um pouco de inglês para ver que eram mobilizações e um pouco de história, para saber que “povo unido jamais será vencido”, que “a união faz a força”, que aquelas passeatas que atrapalham metade de cidade funcionam, que o impeachment no Collor funcionou, que a Europa faz mobilizações e passeatas (que funcionam, ora pois!) nas ruas quando discordam de alguma coisa, fazendo seus representantes realmente os representarem, e por aí vai.

Não sou muito velho. Não fui cara pintada. Não participei de mobilizações estundantis. Mas sei que funcionaram. Antes eram estudantes. Antes eram jovens. Hoje são surfistinhas, mauricinhos, skatistas, clubbers, nerds… Ninguém é mais simplesmente uma pessoa. Você tem que – se não estiver pode deixar que alguém se encarrega de te enquadrar – em uma ou mais categorizações e estereótipos. Surfistinha não se bica com mauricinho. Clubber não se dá com skatista. Auto-segregação.

Eu sou contra greve. Acho que é um tipo de mobilização errada. Sou contra passeatas na Av. Paulista as 18:00 horas. Afeta pessoas que não tem nada a ver. Sou contra quebrar vidros do Palácio do Planalto.

Tem alguma coisa que você acha errado? Questione. Tem algo que você discorda e você tem moral e experiência para falar sobre? Então argumente. Não esperneie ou faça bagunça. Argumente! Leia, aprenda e desenvolva bases para poder discutir em um nível superior. Ou mobilize(m)-se de uma maneira coerente e correta.

Não tenho certeza se esse texto era para acabar por aqui, e com esse assunto. Mas acho que consegui rascunhar sobre algumas coisas e passar algumas idéias. A propósito: esse texto não tem nenhum cunho eleitoreiro a meu favor. 🙂


6 Comments on “Mods and Mobs”

  1. Douglas Camargo disse:

    Terracini para presidente!!!

  2. Alex Hubner disse:

    Qualquer administração do PT neste país, seja “a nível” (como muitos dos pseudo-intelectuais petistas falam) municipal ou “a nível” federal é um fracasso. O governo PT na cidade de São Paulo então, nem se fala… É como a Av. Paulista: começa no Paraíso e termina na Consolação…

  3. Até o fim do paragrafro anterior ao que começa com “De flashmobs eu lembrei.” eu consegui te acompanhar, depois me perdi. Deste começo concordo 100%.

    Saí de Sampa no fim do ano passado e sempre que posso volto, na minha ultima visita peguei um destes onibus novos, estranhei ter portas do lado esquerdo e do lado direito, achei que as do lado esquerdo nao tinham nenhum propósito, que teria sido algo relativo ao modelo de onibus que a empresa que ganhou a licitacao fabrica, que fossem onibus importados ou algo do tipo. Para minha surpresa não é que as portas da esquerda funcionavam! E nao era para te largar no meio da rua, mas sim em pontos de ônibus!

    Muito bizarro, é uma coisa anti-lógica a primeira vista (e eu acredito que tb seja a segunda, terceira, quarta e quinta vistas tb)…

    Adoro São Paulo, vira e mexe penso em voltar a morar aí, mas quando volto e lembro do trânsito bate um puta desânimo, e a coisa tá piorando visívelmente, é foda.

  4. Douglas Camargo disse:

    Não gosto de discutir política, sempre sai briga! Vejam que interessante este BLOG sobre as eleições: http://tasnazona.blog.uol.com.br/

  5. li o comentario do PT e logo lembrei, minha esposa trabalhava na Extinta Rede Ferroviária Federal, ela não era concursada ou indicado por politico, simplismente TRABALHAVA AO contrário de colegas que eram indicadas por politicos que tiravam férias 5 vezes por ano e nunca iam trabalhar, o PT assumiu e logo demitiu 200 Funcionários que realmente travalhavam e ficaram por la os vagabundos, indicados pelo PT e os Remanecentes “condursados” que não faziam e ainda não fazem nada, fiquei afastado por problema de saúde no inss, afinal que pede pra ficar doente, e vi coisas que nunca desejaria a alguem, vi pessoas sem pernas que perderam num acidente, ser dispensado para trabalhar, e adivinha aprofissão desta pessoa, (motorista de Onibus), foi dada ordem não sei de quem mas desconfio que é para reduzir gastos , para todos que estavam de liçensa médica serem dispensados, e retornarem não sei pra onde ja que não podem trabalhar? esta semana fui comprar um apartamento por uma cooperativa, minha esposa Advogada, pesquisou esta cooperativa que é administrada pelo sindicato CUT (bancários)que foi criado e dado para ser administrado por funcionários do PT e até hoje a CUT defende o PT, assim sendo, fomos verificar, e vimos que houve desvio de 60 milhões de reais dos cooperados que compraram apartamentos, e que quem adquiriu as unidades, estão sem escrituras, tem caso de pessoas ja pagaram integraumente e ainda não recebeu o apartamento com escritura e nunca receberá, veja
    neste link uma associação que levou calote da cooperativa, copie e colem na barra

    http://www.forumsvibe.com/bancoop/index.php?sid=3f2dcf9813d66689b8f612a516e70203&mforum=bancoop

    tem este tmb

    http://www.forumsvibe.com/bancoop/viewtopic.php?p=512&sid=852c4b02b61bc0ec404fa3e13b664812&mforum=bancoop

    desculpe mas coisa como esta tem que ser denunciada!!!

  6. Pati disse:

    Eu pego essas avenidas: paulista (inteira, saio do paraíso), doutor arnaldo, heitor penteado e cerro corá. Saio da faculdade 6h, então pego o transito no pior horario.
    Algumas vezes vou a pé, o que é mais de 2h de caminhada.
    As vezes na volta eu desço na brigadeiro e ando até o trianon, perto da consolação pra pegar o onibus de novo.