Febre tableless

CSS já existe há um bom tempo, e a possibilidade de posicionar elementos também, mas só de uns tempos para cá que o tableless virou moda. A criação de layouts usando divs ao invés de tables, trs e tds realmente é muito mais leve e fácil de gerenciar, mas ainda é preciso tomar cuidado com os diferentes browsers do mercado. Quem programa nessa há algum tempo lembra da dor de cabeça que era o IE usando a tag span e o Netscape 4 usando a tag layer, e a encheção de escrever JavaScripts compatíveis com o DOM de ambos os browsers.

Embora eu ainda prefira o ColdFusion Studio, tenho que dizer que é o Dreamweaver é uma mão na roda para sites tableless.


3 Comments on “Febre tableless”

  1. Olá Fabio, boa tarde
    O Dreamwaver lida bem com o posicionamento das layers ?
    Eu trabalhava com elas, mas parece-me que as coisas não saiam lá muito bem, e começei a usar as tables do html

    O que me diz disso ?

    Desde já, muito obrigado pela atenção
    Um abraço
    César Oliveira

  2. Marcos Placoná disse:

    Pow.. acho q eu to ficando velho cara… Lembro me que antes qdo fazia alguns layouts, e usava layers a coisa ficava uma “caca” só, e agora tem até tutorial sobre como fazer um site sem tabela.
    Aih aih.. a coisa é continuar com meu CF mesmo q eu ganho mais cara.
    Quanto a posicionamento, pelo menos no Dream MX versão não 2004 algumas vezes fica uma bosta, principalmente qdo a config do browser do cara é diferente. Agora com o CSS do Dream MX 2004 pode ser q isso ja tenha sido consertado.
    Fabio, se souber de algo assim me dá um toque…

    []’s

  3. Olha moçada, das vezes que eu usei o Dreamweaver para construir layers, nunca tive problema. E como o Marcos comentou, o Dreamweaver MX 2004 tem um suporte muito melhor a CSS.

    Um problema que algumas pessoas que desenvolvem sites usando tabelas e independente de resolução podem enfrentar é como fazer layouts proporcionais usando divs (como td width=25%). Vão cair para um JavaScriptzinho calcular o tamanho correto. 🙂

    No mais, o DW tem se comportado muito bem! E não podemos esperar que ele faça tudo por nós: é preciso conhecer o que é e o que não é suportado nesse ou naquele browser, saber para quê serve esse atributo, os bugs de renderização (tanto do editor quando dos browsers), etc.