CF_GIGOLÔ e CFUG-SP na home do UOL

Grata surpresa hoje ao visitar a home do UOL e encontrar um link para a reportagem de Claudio Nossa, sobre o fenômeno recente dos blogs. A reportagem cita o blog aggregator do CFUG-SP e o CF_GIGOLÔ, entre outros blogs e figurinhas da comunidade de desenvolvedores web.

Leitura recomendada:

Os blogs, na visão de quem os publica.

Vale deixar registrado que encontrei, na reportagem, o comentário de um dos entrevistados que é uma das maiores baboseiras que já ouvi nos últimos tempos: “Os blogs se tornaram a nova central de tratamento de lixo virtual, se bem que eles não estão muito preocupados com a sujeira. é o direito de falar e escrever e a decepção de não saber quando e como”.

Bom, se você concorda com isso, então páre de ler blogs técnicos, como este, e principalmente, torne-se um alienado da “informação desinformadora”… Afinal de contas, nossos cérebros não sabem filtrar e procurar por nada neste mar “maléfico” de informações que é a web.

Deve ser por isso, aliás, que empresas “pequenas” como a Macromedia, IBM, Oracle, Microsoft e outras estimulam seus funcionários a manter blogs pessoais sobre tecnologia e mantém feed agreggators como este e este outro.

Vai entender…


4 Comments on “CF_GIGOLÔ e CFUG-SP na home do UOL”

  1. Jonas Galvez disse:

    Eu particularmente acho desnecessário todo esse hype em cima da palavra/conceito BLOG. Tudo isso (artigos falando sobre o assunto) já aconteceu há muito tempo atrás. Blogs não são novidade nenhuma… Não sei porque a coisa está se repetindo novamente.

    Eu vejo da seguinte forma: um blog é um caderno de notas pessoal. Eu escrevo para mim mesmo. Publico coisas que no futuro poderei consultar. Se outras pessoas podem se beneficiar de alguma informação, então ótimo!

    Num blog de tecnologia, é natural que a audiência seja muito grande, mas nunca vou perder a liberdade com meu blog em razão disso. Eu publico o que quiser, quando quiser, como quiser. Este é o core do blogging.

    Informação desorganizada? Difícil. Sistemas de blogging como o MovableType possibilitam uma ótima organização (por exemplo, no meu blog, se você clicar em arquivos, verá uma lista de todos os posts em cada mês).

    Informação inútil? Claro. Como disse, num blog podemos publicar o que quiser. Basicamente, o que diferencia um blog de um jornal qualquer é o pensamento comum de que seu primeiro leitor deve ser você mesmo 🙂

    Chamar a blogsphere de central de tratamento de lixo virtual was way out of line.

  2. Claudio Nossa disse:

    Jonas, Gostaria muito de ter compartilhado este seu pensamento no texto, mas valeu pela resposta que recebi. Um abraço

  3. Gabriel Laet disse:

    Acho que os blogs no Brasil estão com mais qualidade, mais sérios e se tornando, definitivamente, o jeito mais fácil e direto de se transmitir informação na internet. Informação escrita em forma de artigo na internet faz com que o leitor não aproveite o que foi escrito; com os blogs, o leitor lê com prazer e ainda pode ver opiniões de outras pessoas e opiniar sobre o assunto.

  4. Fala galera ….. primeiro meus parabens a todos (Jonas, Gabriel e Alex) pela qualidade de seus blogs …. queria dar umas opiniões se me permitem:

    1 – Sobre a afirmação do Gabriel “Acho que os blogs no Brasil estão com mais qualidade, mais sérios e se tornando, definitivamente, o jeito mais fácil e direto de se transmitir informação na internet. ”

    Onde está escrito que os blogs tem q ser sérios? Fora isso a qualidade de um blog pode ser algo bem relativo ……. e depende muito da intenção de quem os escreve …..

    e discordo tb que seja ou mesmo que esteja se tornando o meio mais facil e direto de transmitir informações na Web

    2 – Sobre a outra afirmação “Informação escrita em forma de artigo na internet faz com que o leitor não aproveite o que foi escrito; com os blogs, o leitor lê com prazer e ainda pode ver opiniões de outras pessoas e opiniar sobre o assunto.”

    artigo faz com que o leitor nao aproveite? discordo imensamente ……. ainda mais se tratando de artigos técnicos ….

    e quem falou que apenas os blogs podem ser lidos com prazer? Concordo que no que diz respeito a interatividade e troca de ideias os blogs sejam superiores … entretanto, creio que os fóruns e listas de discussão cumprem melhor este papel, além de serem ferramentas mais completas e agéis….

    3 – Acho legal muitos blogs, mas vejo com reserva alguns blogs criados nitidamente apenas com a intenção de alguem de aparecer (idem pra artigos ou qq outro tipo de publicação na Web)

    4 – Pode ser que eu mude de idéia mas eu já tenho tanta coisa pra fazer que não gastaria me já praticamente inexistente tempo livre escrevendo um blog .. nada contra quem o faz ok?

    Abraços a todos

    Marcelo Bezerra
    http://www.mjinformatica.com.br
    http://www.cfugdf.com.br