Macromedia ColdFusion MX Developer Beta Exam

Ontem fiz a prova beta para a certificação Macromedia para o novo CFMX. Não sei ao certo, mas parece que a Macromedia vai adotar outro parceiro para aplicação das provas. Hoje quem faz isso é a VUE. Parece que quem vai entrar na jogada agora é a Donath.com. Estou viajando? Pode ser que ambos ofereçam a prova de certificação do CFMX também.

A prova foi meio chata, com 51 questões de multipla escolha (o teste oficial tem 63), intercalando perguntas do novo server com perguntas já existentes nas provas atuais, de sintaxe CFML e outros assuntos relacionados (banco de dados, HTML, etc, etc). O tempo de realização é mais do que suficiente (1h15). Fiz em 25 minutos. No geral achei a prova pentelha principalmente por conta das perguntas sobre o CFMX que, assim como em outras provas, vão muito da sua experiência (ou decoreba) no uso constante destas. Como só usei o CFMX para brincadeira, rodei bonito e “passei” raspando com 40 off 51,97%. Ou seja, uns 65-70% de acertos…

Obviamente o teste não é válido como certificação mas valeu a pena para dar uma mão para confecção da versão final (ajudá-los em problemas com o novo teste). Ao final da prova você não sabe o quê nem onde errou, eles apenas te mostram o score (como no teste real). Umas das questões que critiquei (eu percebi duas questões ambíguas) é uma pegadinha desnecessária ao meu ver:

<FORM ACTION=”action.cfm”>
<INPUT TYPE=”text” NAME=”campo”>
<INPUT TYPE=”submit”>
</FORM>

Qual vai ser o escopo da variável “campo” na página action.cfm do código acima?

Pense e você verá que não vai ser “form.campo” e sim “url.campo”… Acho meio sacanagem e pegadinha desnecessária, podiam se ater a coisas mais relevantes.

Achei um pouco mais difícil que as provas reais da certificação CF 4.5 e a 5.0 (atual) mas também nada impossível. A mudança na prova de certificação não foi tão radical quanto a mudança do produto, com certeza.


One Comment on “Macromedia ColdFusion MX Developer Beta Exam”

  1. tiago disse:

    Ola essa prova beta, aonde que eu posso fazer ela?