Conto do vigário: precisa-se de programadores

Cuidado para onde e para quem você envia seu currículo. Nunca é demais lembrar que alguns “profissionais” (do nosso meio e da blogsfera nacional inclusive) vez ou outra decidem arregaçar as manguinhas e anunciam vagas de trabalho ou de freelas. Os anúncios acontecem em listas de discussão e blogs e podem ser aparentemente honestos ou então descaradamente falsos (como já se viu algumas vezes).

Quem faz estes anúncios muitas vezes tem apenas o intuíto de receber currículos para poder armazená-los, repassá-los ou simplesmente usá-los para fazer uma comparação pessoal com os profissionais disponíveis no mercado.

Eu pessoalmente só envio meu currículo depois de uma pesquisa mínima sobre a idoneidade da empresa, da atuação da empresa no mercado, quem são seus profissionais (aqui sem aspas), da real existência da vaga, entre outros. Um contato inicial solicitando maiores informações ao invés de um simples “segue meu CV em anexo” é uma boa forma de começar esta pesquisa. Não caia no conto do vigário, seu currículo (e o que existe dentro dele) pode ser usado apenas para que uma pessoa saiba mais sobre você, possa fazer comparações mesquinhas sobre você e inclusive usar isso de maneira que você não gostaria.


One Comment on “Conto do vigário: precisa-se de programadores”

  1. Junior disse:

    Tem uma empresa bem grande que é solution provider da Microsoft (to me coçando pra falar o nome, mas posso me complicar) que quando eles se instalaram em curitiba ministravam treinamentos da microsoft por um preço absurdo… então pra poder vender faziam 2 anuncios grandes no jornal um pra falar do treinamento e outro pedindo profissionais com certificacao da MS, só que a vaga não existia.

    Chegaram a alugar uma sala em outro endereço pra fazer as entrevistas. Muita cara de pau, eu sei disso pq fazia o layout dos anuncios.

    É uma boa maneira de vender treiamentos é começar a oferecer empregos pro pessoal pensar que fazendo tal curso pode ganhar muito $$$